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Tipo do documento: Dissertação
Título: Metodologias participativas de educação em solos na Escola Municipal CEFFA Flores em nova Friburgo, RJ: a pedagogia da alternância como estratégia de sensibilização para a transição agroecológica
Otros títulos: Participatory soil education methodologies at the CEFFA Flores Municipal School in Nova Friburgo, RJ: the alternation pedagogy as an awareness strategy for the agroecological transition
Autor: Pinto, Maria Clara Estoducto
Orientador(a): Assis, Renato Linhares de
Primeiro coorientador: Aquino, Adriana Maria de
Primeiro membro da banca: Assis, Renato Linhares de
Segundo membro da banca: Soares, Ana Maria Dantas
Terceiro membro da banca: Oitaven, Sandro Roberto Araújo
Palabras clave: Agroecologia;Educação do Campo;Biologia do Solo;Agroecology;Rural Education;Soil Biology
Área(s) do CNPq: Agronomia
Engenharia Agrícola
Idioma: por
Fecha de publicación: 30-ago-2022
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica
Citación: PINTO, Maria Clara Estoducto. Metodologias participativas de educação em solos na Escola Municipal CEFFA Flores em Nova Friburgo, RJ: a pedagogia da alternância como estratégia de sensibilização para a transição agroecológica. 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado em Agricultura Orgânica) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. 2022.
Resumen: O município de Nova Friburgo (RJ) possui como característica relevo montanhoso, solos pouco profundos e intemperizados, com clima propício à produção de hortaliças e flores. As unidades produtivas familiares empregam intensivamente tecnologias da agricultura industrial, como fertilizantes sintéticos concentrados e agrotóxicos. Imerso nessa realidade, está presente o Centro Familiar de Formação por Alternância (CEFFA) Flores, escola que tem como estratégia de ensino-aprendizagem a Pedagogia da Alternância, adaptada à realidade das famílias rurais. O público-alvo do presente trabalho foram alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano), em sua maioria filhos de produtores de flores e hortaliças da região, que recebem formação voltada para a área técnica da agricultura. Nesse contexto, o estudo se justificou a partir de uma necessária mudança relacionada ao uso dos recursos naturais em ambientes de montanha, estabelecida a partir de novas percepções decorrentes da pandemia de COVID-19 e no contexto pós - tragédia climática e ambiental, ocorrida no ano de 2011 na Região Serrana, para que houvesse a promoção de práticas e processos relacionados à transição agroecológica envolvendo os estudantes. A pesquisa assumiu a hipótese de que os estudantes podem desenvolver novas estratégias e sistemas de cultivo baseadas na Agroecologia e Educação em Solos, como forma de se apropriarem da importância de conhecer e preservar os organismos da fauna ali existentes. Foram utilizadas Metodologias Participativas da Educação Popular relacionadas à Transição Agroecológica e Educação em Solos com estudantes do 7° e 8° anos. Essas metodologias incluíram atividades teóricas e práticas em campo e laboratório, com utilização de métodos científicos, como a implementação de uma área de manejo agroecológico na escola e Avaliação Participativa de Indicadores de Qualidade do Solo, além das análises de fauna do solo do tipo TSBF e “pitfall”, em duas áreas sob diferentes manejos: agroecológico e convencional. Como produto técnico, foi elaborada uma cartilha com os principais organismos componentes da fauna do solo encontradas nas áreas avaliadas, construída pelos próprios estudantes, que poderá ser utilizada como aporte no material didático das escolas do município, como forma de socialização acerca da importância da biologia do solo.
Abstract: The municipality of Nova Friburgo (RJ) is characterized by mountainous relief, shallow and weathered soils, with a favorable climate for the production of vegetables and flowers. Family production units intensively employ industrial agriculture technologies, such as concentrated synthetic fertilizers and pesticides. Immersed in this reality, there is the Family Center for Training by Alternation (CEFFA) Flores, a school whose teaching-learning strategy is the Pedagogy of Alternation, adapted to the reality of rural families. The target audience of this work were students from the second segment of Elementary School (6th to 9th grade), mostly children of flower and vegetable producers in the region, who received training focused on the technical area of agriculture. In this context, the study was justified from a necessary change related to the use of natural resources in mountain environments, established from new perceptions arising from the COVID-19 pandemic and in the post - climatic and environmental tragedy, which occurred in the year 2011 in the Serrana Region, so that there was the promotion of practices and processes related to the agroecological transition involving students. The research assumed the hypothesis that students can develop new strategies and cultivation systems based on Agroecology and Soil Education, as a way of appropriating the importance of knowing and preserving the fauna organisms existing there. Participatory Methodologies of Popular Education related to Agroecological Transition and Soil Education were used with 7th and 8th grade students. These methodologies included theoretical and practical activities in the field and laboratory, using scientific methods, such as the implementation of an agroecological management area in the school and Participatory Assessment of Soil Quality Indicators, in addition to the analysis of soil fauna of the TSBF type and “pitfall”, in two areas under different management: agroecological and conventional. As a technical product, a booklet was prepared with the main components of soil fauna found in the evaluated areas, built by the students themselves, which can be used as a contribution to the teaching material of schools in the municipality, as a form of socialization about the importance of soil biology.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/16050
Aparece en las colecciones:Mestrado em Agricultura Orgânica

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