Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17640
Tipo do documento: Dissertação
Título: “Tribadistas, Safistas e Clitoristas” no discurso do Médico José Ricardo Pires de Almeida: os estudos de higiene moral no Rio de Janeiro (1832-1906)
Autor(es): Gouveia, Vanessa Alves
Orientador(a): Gandelman, Luciana Mendes
Primeiro membro da banca: Gandelman, Luciana
Segundo membro da banca: Popinigis, Fabiane
Terceiro membro da banca: Pimenta, Tania Salgado
Palavras-chave: História do Brasil;Mulheres;Lesbianidade;Medicina social;Discurso higienista;History of Brazil;Women;Lesbianism;Social Medicine;Hygienist Discourse
Área(s) do CNPq: Sociologia
Idioma: por
Data do documento: 12-Fev-2022
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: “Tribadistas, Safistas e Clitoristas” no discurso do Médico José Ricardo Pires de Almeida: os estudos de higiene moral no Rio de Janeiro (1832-1906). 2022. 108 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
Resumo: A partir do século XIX o Rio de Janeiro passou por uma transformação na estrutura urbana e social. Com o aumento de casos de doenças, a insalubridade da cidade e o crescente tráfego de pessoas, se iniciou um processo de higienização. Dentre esses problemas, o comportamento das pessoas era uma preocupação acrescentada as demais dificuldades encontras no caminho da urbanização e moralidade. A libertinagem passou de um tema abordado pela Igreja para uma problemática definida e combatida pelos médicos higienistas, aqueles formados pela faculdade de medicina. Tal tema adentra as questões da sexualidade dos indivíduos, dentre eles as mulheres lésbicas. O presente trabalho traz uma análise desses processos e de como um médico, José Ricardo Pires de Almeida, abordou esse assunto em seu livro “Homossexualismo: A libertinagem no Rio de Janeiro” de 1906.
Abstract: From the 19th century onwards, Rio de Janeiro underwent a transformation in its urban and social structure. With the increase in cases of diseases, the unsanitary of the city and the growing traffic of people, a process of sanitization began. Among these problems, people's behavior was a concern added to the other difficulties encountered in the way of urbanization and morality. Debauchery has gone from being a topic addressed by the Church to a problem defined and fought by hygienist doctors, those graduated from the faculty of medicine. This theme enters the issues of sexuality of individuals, including lesbian women. The present work brings an analysis of these processes and of how a doctor, José Ricardo Pires de Almeida, approached this subject in his book “Homosexualismo: A libertinagem no Rio de Janeiro” from 1906.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17640
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022 - Vanessa Alves Gouveia.pdf1.13 MBAdobe PDFAbrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.