Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17660
Tipo do documento: Dissertação
Título: Esporte Orientação: uma modalidade interdisciplinar na construção social do espaço
Título(s) alternativo(s): Orienteering: an interdisciplinary education modal in the social construction of space
Autor(es): Couto, Thaiane Cavalcanti
Orientador(a): Monteiro, Rosa Cristina
Primeiro coorientador: Rossetto, Claudia Antonia Vieira
Primeiro membro da banca: Monteiro, Rosa Cristina
Segundo membro da banca: Marino, Tiago Badre
Terceiro membro da banca: Silva, José Maria Pereira da
Palavras-chave: esporte;orientação;ensino ativo;interdisciplinaridade;construção social do espaço;currículo escolar;Bangu
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Data do documento: 18-Ago-2022
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: COUTO, T. C. Esporte Orientação: uma modalidade interdisciplinar na construção social do espaço. 2022. 58 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo verificar se a prática do esporte Orientação pode ampliar a construção de território de cada indivíduo. Entende-se por Orientação um desporto no qual o praticante, com o auxílio de um mapa contendo os elementos principais do local da prática como relevo, hidrografia e objetos especiais, precisa passar por pontos de controle assinalados no mapa e representados no terreno desconhecido. Através da perspectiva interdisciplinar, acredita-se que as atividades utilizando a Orientação como recurso pedagógico possam provocar uma melhor compreensão social do espaço. Para fazer uma análise da evidência científica, propomos uma revisão da literatura, com base nos preceitos da revisão sistemática, identificando os trabalhos já publicados e analisando-os. A pesquisa permitiu chegar à relação de trabalhos relevantes sobre o tema e a definição dos critérios de elegibilidade. Na pesquisa foi feita a análise da qualidade dos trabalhos recuperados e discussões dos resultados apresentados, de forma sistemática.
Abstract: This research aimed to verify if the practice of Orienteering can expand the construction of each individual`s territory. Orienteering is a sport in which orienteers must navigate with a detailed map containing information about the terrain such as landform, water features and obstacles, needs to go through controls marked both on the map and in unknown terrain. Throught the interdisciplinary perspective, it is believed that the activities using Orienteering as a pedagogical resource can possibility to promote the knowledge and abilities and a consistent territorial geopolitical choices. In order to analyze the scientific evidence, we propose a literature review, based on the precepts of systematic review, identifying previously published works and analyzing them. The research allows us to reach a list of relevant works about these topic and the definition of eligibility criteria. In these research, the quality of the retrieved works was analyzed and the results presented were discussed in a systematic analysis.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17660
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022 - Thaiane Cavalcanti Couto.Pdf1.67 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.