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Tipo do documento: Dissertação
Título: Perfil das organizações da agricultura familiar no programa de alimentação escolar da prefeitura de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Family agriculture organizations profile in the school feeding program of São Paulo city
Autor(es): Assis, Luiz Henrique Bambini de
Orientador(a): Flexor, Georges Gérard
Primeiro membro da banca: Flexor, Georges Gérard
Segundo membro da banca: Schmitt, Claudia Job
Terceiro membro da banca: Alcântara, Luciene Burlandy Campos de
Palavras-chave: Alimentação Escolar;Agricultura Familiar;Políticas Públicas;Compras Institucionais;School Feeding;Family Agriculture;Public Policy;Institutional Purchases
Área(s) do CNPq: Sociologia
Idioma: por
Data do documento: 7-Jun-2019
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade
Citação: ASSIS, Luiz Henrique Bambini. Perfil das organizações da agricultura familiar no programa de alimentação escolar da Prefeitura de São Paulo. 2019. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2019.
Resumo: As compras institucionais representaram um importante advento no desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil, por meio das políticas públicas. A partir de 2003, com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), pela primeira vez, o Estado se propôs a adquirir os alimentos da produção familiar a remunerações justas e com recortes de prioridade entre os potenciais fornecedores. Em 2009, com a reserva de pelo menos 30% dos recursos federais repassados a estados e municípios no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para a compra deste perfil de produção, um novo incremento foi dado à aquisição dos alimentos da agricultura familiar. A cidade de São Paulo, junto ao seu programa municipal de alimentação escolar, executa a referida política pública desde o ano de 2012, de modo que mais de 40 organizações da agricultura familiar, dos mais diversos perfis, foram contratadas para a realização do fornecimento até o ano de 2017. O desafio proposto na presente investigação é compreender quais são esses perfis e como eles se relacionam com a cidade de São Paulo, com as características burocráticas da entidade executora do PNAE aqui tratada, que no caso se refere à prefeitura de São Paulo. Para tanto, os 40 grupos organizados, contratados pela prefeitura de São Paulo entre os anos de 2012 e 2017, foram submetidos a um survey online, contendo questões diversas relativas aos dados cadastrais de associações e cooperativas, perfil produtivo dos grupos, localização e abrangência de atuação, perfil organizacional das famílias junto à instituição, e percepção do processo cooperativista. O intuito deste formato de coleta de dados foi trazer a perspectiva das organizações da agricultura familiar nestas análises, diferentemente de trabalhos similares recentes, que analisaram esta compra pública na perspectiva da gestão municipal de São Paulo. Das 40 organizações submetidas ao formulário, 31 responderam, permitindo a compreensão de seus perfis e destacando os elementos desafiadores, tanto para a entidade executora, quanto para os agricultores familiares envolvidos no processo.
Abstract: Institutional purchases represented an important advent in the family agriculture development in Brazil through public policies. Since 2003, with the Food Acquisition Program (PAA), for the first time the State has proposed to acquire family production at fair remunerations and with priority cuts among potential suppliers. In 2009, with a reserve of at least 30% of federal resources passed to states and municipalities under the National School Feeding Program (PNAE) to purchase this production profile, a new increase was given to the family farming food’s acquisition. The municipal school feeding program of Sao Paulo city, has implemented this public policy since 2012, where more than 40 family farming organizations, from the most diverse profiles, have been hired to carry out the supply until 2017 To understand what these profiles are and how they relate to the bureaucratic characteristics of the PNAE executing entity treated here, the city of São Paulo, is a challenge that we propose in the scope of this research. For that, the 40 organized groups that contracted with the city of Sao Paulo between the years of 2012 and 2017 were submitted to an online survey containing various questions related to the registration data of associations and cooperatives, productive profile of the groups, location and scope of action, the organizational profile of the families next to the institution and perception of the cooperative process. The purpose of this data collection format was to bring the family agriculture organizations perspective in these analyzes, unlike recent similar studies that analyzed this public purchase from the São Paulo municipal management perspective. Of the 40 organizations submitted to the form, 31 responded by allowing their profiles to be understood, highlighting the challenging elements for both the executing agency and the family farmers involved in this process.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18184
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

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