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Tipo do documento: Dissertação
Título: As concepções de jovens e adultos com deficiência intelectual sobre o mercado de trabalho e as TICs
Otros títulos: The conceptions of young people and adults with intellectual disabilities about the job market and ICTs
Autor: Rodrigues, Alba Valeria Vargas
Orientador(a): Pletsch, Márcia Denise
Primeiro membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Segundo membro da banca: Fortes, Alexandre
Terceiro membro da banca: Estef, Suzanli
Palabras clave: Deficiência intelectual;Inclusão;Mercado de Trabalho;TICs e Humanidades Digitais;Intellectual Disability;Inclusion;Job Market;ICTs and Digital Humanities
Área(s) do CNPq: Ciência da Computação
Idioma: por
Fecha de publicación: 14-dic-2023
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades Digitais
Citación: RODRIGUES, Alba Valéria Vargas. As concepções de jovens e adultos com deficiência intelectual sobre o mercado de trabalho e as TICs. 2023. 115 f. Dissertação (Mestrado em Humanidades Digitais) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ. 2023.
Resumen: As escolas ainda enfrentam dificuldades na promoção dos estímulos adequados para o desenvolvimento das habilidades e talentos únicos das pessoas com deficiência intelectual. O pouco uso das tecnologias da informação e comunicação no cotidiano e no processo de ensino-aprendizagem destes jovens e adultos é um aspecto limitador da inserção destes sujeitos no mercado de trabalho. Isso é ainda mais desafiador, considerando as condições de vulnerabilidade social e carências enfrentadas por esses indivíduos e suas famílias. Muitas vezes, a única renda familiar é o benefício de prestação continuada (BPC) da pessoa com deficiência intelectual, levando-os a exceder-se nos cuidados, privando esses sujeitos de sua autonomia. A sociedade impõe barreiras por meio do preconceito, discriminação e a falta de informação sobre a deficiência, deixando-as à margem das relações sociais e negando suas capacidades colaborativas. Esses paradigmas se mantêm arraigados no coletivo, dificultando a inclusão e invisibilizando às pessoas com deficiência intelectual. A pesquisa objetificou compreender as concepções de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com deficiência intelectual sobre sua inserção no mercado de trabalho através de entrevistas semiestruturadas realizadas em uma escola da Baixada Fluminense. Através da análise das respostas dos entrevistados, percebeu-se que o mercado de trabalho é visto como algo distante de sua realidade. Há um uso insipiente das tecnologias da informação e comunicação, que poderiam ser utilizadas como ferramentas para o desenvolvimento da autonomia e habilidades socioemocionais e técnicas importantes para a transição do estudante para o mercado de trabalho.
Abstract: Schools still face challenges in promoting appropriate stimuli for the development of unique skills and talents of individuals with intellectual disabilities. The limited use of information and communication technologies in the daily lives and teaching-learning process of these young people and adults is a constraining factor in their integration into the job market. This is even more challenging considering the social vulnerability and hardships faced by these individuals and their families. Often, the sole family income comes from the Continued Benefit (BPC) for the person with intellectual disabilities, leading them to exceed in caregiving responsibilities, depriving these individuals of their autonomy. Society imposes barriers through prejudice, discrimination, and a lack of information about disabilities, leaving them on the sidelines of social relationships and denying their collaborative abilities. These paradigms persist in the collective mindset, hindering inclusion and rendering individuals with intellectual disabilities invisible. The research aimed to understand the perceptions of students in Youth and Adult Education (EJA) with intellectual disabilities regarding their integration into the job market through semi-structured interviews conducted at a school in Baixada Fluminense. Through the analysis of the interviewees' responses, it was observed that the job market is perceived as something distant from their reality. There is a limited use of information and communication technologies, which could be employed as tools for the development of autonomy and important socio-emotional and technical skills for the students' transition to the job market.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18219
Aparece en las colecciones:Mestrado em Humanidades Digitais

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