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Tipo do documento: Dissertação
Título: Baseado em carne viva: geo-grafias corporificadas de Linn da Quebrada
Autor(es): Tavares, André Luiz Bezerra
Orientador(a): Oliveira, Anita Loureiro de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Anita Loureiro de
Segundo membro da banca: Arruzzo, Roberta Carvalho
Terceiro membro da banca: Silva, Joseli Maria
Palavras-chave: Corpo-espaço;Geografia;Gênero;Transfeminismo;Racialidades;Body-space;Geography;Gender;Transfeminism;Racialities
Área(s) do CNPq: Geografia
Idioma: por
Data do documento: 24-Nov-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citação: TAVARES, André Luiz Bezerra. Baseado em carne viva: geo-grafias corporificadas de Linn da Quebrada. 2023. 80 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de janeiro, Nova Iguaçu, 2023.
Resumo: A valorização das geografias das existências por uma perspectiva artística intrinsecamente vinculada ao cotidiano, sob a carne e perspectiva de uma travesti negra é o solo no qual está plantado este trabalho. Linn da Quebrada é a invenção de Lina Pereira do Santos para transformação e libertação dos estigmas que assolam um corpo negro e cisheterodiscordante no Brasil. A trajetória relacional e artística de uma multiartista munida de uma intelectualidade orgânica e inventividade latente é a análise percorrida. Linn da Quebrada, com uma série de performances, um documentário (bixa travesty – 2018) dois álbuns lançados, Pajubá e Trava-Línguas, nos anos de 2017 e 2021 respectivamente, além de dezenas de entrevistas, participações em filmes e séries, não parou de cavar ainda mais a fissura da cicatriz colonial deixada no territóriobrasileiro. A partir da costura de participações em produções audiovisuais, diálogos e entrevistas nota-se que a divisão estabelecida entre vida e obra não é definitiva para aquelas que experimentam a precariedade da existência. Inventando aquilo que desejavasentir e viver, Linn se pôs em movimento, usou do corpo para a transformação da realidade que estava inserida e se fez nas tramas do cotidiano em uma existência plurale abrangente, em que mobilizou outros corpos pela música. Esse fenômeno não foge do escopo de análise geográfica, com rica potencialidade de investigação a partir dasgeografias corporificadas, geografias estas encorpadas pela ação, que grafam no própriocorpo e no tecido social os saberes acumulados das dinâmicas do tempo e do espaço. Asmarcações dessa existência profunda, analisadas em diálogo com sua obra, dizem respeito à dinâmica desse corpo na cidade; do preterimento afetivo e da vulnerabilidade sexual que está à mercê da relação de trabalho, do abolicionismo e da luta para a práticaamorosa cotidiana. Linn da Quebrada usa da língua como feitiço, faz do seu próprio corpo verbo, para assim se tornar ação e poder imaginar futuros possíveis em que as existências transvestigeneres alcancem espaços além daqueles que possamos imaginar no tempo presente.
Abstract: The appreciation of the geographies of existences from an artistic perspective intrinsically linked to everyday life, from the flesh and perspective of a black transvestite It is the soil in which this work is planted. Linn da Quebrada is Lina's Pereira do Santos invention for transformation and liberation from the stigmas that plague a body black and cisheterodiscordant in Brazil. The relational and artistic trajectory of a multi-artist equipped with an organic intellectuality and latent inventiveness is the analysis traveled. Linn da Quebrada, with a series of performances, a documentary (bixa travesty – 2018) two albums released, Pajubá and Trava-Línguas, in 2017 and 2021 respectively, in addition to dozens of interviews, appearances in films and series, did not stop digging even further into the fissure of the colonial scar left on Brazilian territory. From the stitching together of participations in audiovisual productions, dialogues and interviews It is noted that the division established between life and work is not definitive for those who experience the precariousness of existence. Inventing what I wanted to feel and live, Linn set himself in motion, used his body to transform the reality that was inserted and made into the fabric of everyday life in a plural and comprehensive existence, in which mobilized other bodies through music. This phenomenon does not escape the scope of analysis geographical, with rich research potential based on embodied geographies, geographies are embodied by action, which engrave in the body itself and in the social fabric the accumulated knowledge of the dynamics of time and space. Themarks of this existence profound, analyzed in dialogue with his work, concern the dynamics of this body in city; of emotional neglect and sexual vulnerability that is at the mercy of the relationship of work, abolitionism and the struggle for everyday loving practice. Linn da Quebrada uses language as a spell, turns its own body into a verb, to become action and being able to imagine possible futures in which transvestigenere existences reach spaces beyond those we can imagine in the present time.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18231
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

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