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Tipo do documento: Dissertação
Título: Um novo olhar para o ensino de orações coordenadas: um circuito pedagógico no Fundamental II
Título(s) alternativo(s): A new look at teaching coordinated sentences: a pedagogical circuit in Fundamental II
Autor(es): Oliveira, Cláudia Pimentel Florenço de
Orientador(a): Santos, Angela Marina Bravin dos
Primeiro membro da banca: Santos, Angela Marina Bravin dos
Segundo membro da banca: Santos, Adriano Oliveira
Terceiro membro da banca: Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem da coordenação linguística;Textos narrativos e argumentativos;Oralidade e escrita;Aprendizagem colaborativa;Teaching and learning of linguistic coordination;Narrative and argumentative texts;Orality and writing;Collaborative learning
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Data do documento: 29-Jun-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: OLIVEIRA, Claudia Pimentel Florenço de. Um novo olhar para o ensino de orações coordenadas: um circuito pedagógico no Fundamental II. 2023. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2023.
Resumo: Esta dissertação apresenta um circuito didático para o ensino e aprendizagem de orações coordenadas, com alunos do sétimo ano, de uma escola pública do Município do Rio de Janeiro Toma-se como ponto de partida a descrição desse fenômeno apresentada pelo livro didático adotado pela referida instituição e textos produzidos pelos mesmos alunos que participaram do circuito. Esse procedimento deve- se, por um lado, à hipótese de que tal descrição ignore os efeitos de sentido gerados pela coordenação de orações em textos de diferentes organizações discursivas, priorizando a perspectiva tradicional de ensino dessas orações. Por outro lado, deve-se à suposição de que esses elementos, nos textos desses alunos, gerem efeitos de sentido fundamentais para sua consciência de indivíduos inseridos em uma sociedade. Além disso, supõe-se que eles imprimam em suas produções estratégias de coordenação frequentes na oralidade espontânea do falante brasileiro. Assim, a ideia foi conhecer essas duas realidades a fim de criar atividades didáticas para o desenvolvimento da consciência linguística, social e discursiva dos estudantes para que, ao final do circuito, pudessem reconhecer e usar as estratégias de coordenação tanto em textos narrativos quanto em argumentativos, indo da oralidade mais espontânea, passando pelo letramento escolar, para chegar à escrita e à oralidade mais monitoradas. Como uma das estratégias motivacionais para o circuito, usamos o livro Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, além de outras experiências textuais que refletem oralidade e escrita. O objetivo principal da dissertação é, pois, contribuir para o desenvolvimento dos níveis de consciência quanto ao uso da coordenação de orações: linguística, social e discursiva. Este texto dissertativo encontra-se dividido em cinco partes: 1) análise do livro didático adotado pela escola; 2) análise da coordenação linguística em textos escolares; 3) pressupostos teóricos sobre orações coordenadas; 4) procedimentos metodológicos utilizados para a pesquisa e para o circuito didático; 5) análise do circuito. Como referencial teórico, a pesquisa baseia-se, do ponto de vista tradicional, em Cunha e Cintra (2008) e em Bechara (2001). Do ponto de vista teórico-linguístico, pautou-se em Castilho (2010) e Koch (1984, 1987, 1989, 1992, 2002). Para os procedimentos metodológicos, usamos os pressupostos da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1988). Para os do circuito, tomamos como apoio os princípios da aprendizagem colaborativa (BEHRENS, 2013). Apoiados nesse arcabouço teórico, desafiamos os alunos a resolverem situações-problema suscitadas pela leitura e produção de textos, articulando de maneira autônoma as orações coordenadas em seu papel coesivo no período.
Abstract: This dissertation presents a didactic circuit for teaching and learning coordinated, prayers with seventh grade students from a public school in the city of Rio de Janeiro. It is taken as a starting point is the description of this phenomenon presented by the textbook adopted by the referred institution and texts produced by the same students who participated in the circuit. This procedure is due, on the one hand, to the hypothesis that such a description ignores the effects of meaning generated by the coordination of clauses in texts from different discursive organizations, prioritizing the traditional perspective of teaching these clauses. On the other hand, it is due to the assumption that these elements, in these students' texts, generate fundamental meaning effects for their awareness of individuals inserted in a society. In addition, it is assumed that they imprint in their productions frequent coordination strategies in the spontaneous orality of the Brazilian speaker. Thus, the idea was to get to know these two realities in order to create didactic activities for the development of students' linguistic, social and discursive awareness so that, at the end of the circuit, they could recognize and use coordination strategies in both narrative and argumentative texts. , going from more spontaneous orality, passing through school literacy, to arrive at more monitored writing and orality. As one of the motivational strategies for the circuit, we used the book Quarto de Despejo, by Maria Carolina de Jesus, in addition to other textual experiences that reflect orality and writing. The main objective of the dissertation is, therefore, to contribute to the development of levels of awareness regarding the use of sentence coordination: linguistic, social and discursive. This dissertation is divided into five parts: 1) analysis of the textbook adopted by the school; 2) analysis of linguistic coordination in school texts; 3) theoretical assumptions about coordinated clauses; 4) methodological procedures used for the research and for the didactic circuit; 5) circuit analysis. As a theoretical reference, the research is based, from the traditional point of view, on Cunha and Cintra (2008) and on Bechara (2001). From a theoretical-linguistic point of view, it was based on Castilho (2010) and Koch (1984, 1987, 1989, 1992, 2002). For methodological procedures, we used the assumptions of action research (THIOLLENT, 1988). For those in the circuit, we take the principles of collaborative learning as support (BEHRENS, 2013). Supported by this theoretical framework, we challenge students to solve situation-problems raised by reading and producing texts, autonomously articulating the coordinated sentences in their cohesive role in the period.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18279
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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