Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18486
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Lei de controle de armas no Brasil: um estudo sobre processamentos dos sistemas de armas de fogo no cenário brasileiro |
Other Titles: | Gun control law in Brazil: a study on the processing of firearm systems in the brazilian scenario |
Authors: | Santos, Damaris de Oliveira |
Orientador(a): | Pinto, Nalayne Mendonça |
Primeiro membro da banca: | Pinto, Nalayne Mendonça |
Segundo membro da banca: | Miagusko, Edson |
Terceiro membro da banca: | Hirata, Daniel Veloso |
Quarto membro da banca: | Melo, Doriam Luis Borges de |
Quinto membro da banca: | Martins, Luciane Patrício Barbosa |
Keywords: | SINARM;LCA;SIGMA;Tráfico Internacional de armas;International arms trafficking |
Área(s) do CNPq: | Sociologia |
Idioma: | por |
Issue Date: | 18-Dec-2023 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citation: | SANTOS, Damaris de Oliveira. Lei de controle de armas no Brasil: Um estudo sobre processamentos dos sistemas de armas de fogo no cenário brasileiro. 2023. 384 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. |
Abstract: | A presente tese teve por objetivo analisar a implementação do SINARM no âmbito da Polícia Federal. O objeto central da análise foi refletir a política de (des) caminhos de armas no Brasil a partir do Sistema de Controle e Gerenciamento de Armas SINARM, suas interfaces com índices na violência e impactos sociais. A metodologia foi de natureza interpretativa, analisando os significados e discursos que os interlocutores e grupos em disputa afirmam sobre suas respectivas percepções. Os instrumentos metodológicos de pesquisa compreendem tanto estratégias qualitativas quanto quantitativas, no intuito de uma visão panorâmica do fenômeno de estudo. A revisão bibliográfica realizada deteve sua atenção sobre a construção histórica do SINARM, bem como o debate atual envolvendo aspectos da política de flexibilização das armas. Na busca pela compreensão das dinâmicas presentes, nesse estudo opta-se por trazer a lume pesquisas estatísticas e jogos de narrativas envolvendo a construção de uma lei de controle de armas e seus impactos nos índices de violência. Simultaneamente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas em profundidade com especialistas e servidores atuantes no campo da Segurança Pública. Também se empreenderam consultas através de sites de acesso à informação, onde o estudo protocolou demandas requeridas a conhecimentos e dados, quer fosse na plataforma Fala Brasil, quer fosse na Plataforma E-sic. Além disso, ocorreu a coleta de dados numa visita de campo na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná. A conclusão dessa pesquisa é que a LCA, como marco jurídico, foi um importante dispositivo para a construção de uma Política Pública de Controle de Armas no país. Verificou-se que a LCA foi antagonizada várias vezes ao longo dos últimos 20 anos, ocorrendo acirradas disputas em torno do tema. Verificou-se ainda que a Política das armas, consideradas suas inerentes problematizações, constituiu-se em desafio ao se pretender operacionalizá-la no âmbito da Polícia Federal. Destarte, a análise dos dados coletados permite percepção a respeito da inexistência de efetiva política unificada no controle de armas na “terra brasilis”. Corrobora o exposto, os ruídos de comunicação e intermitentes silêncios na “comunicação” entre instituições públicas brasileiras, dentre os quais destacaríamos o Exército, PF, PRF, Polícias civis e militares etc. Neste sentido, verificou-se aquilo que Kant de Lima (2001) chama de “tratamento diferenciado da informação no Brasil”. Aqui a informação será retida por parte dos agentes públicos, como mecanismo de protecionismo da informação, e disponibilizada de forma privilegiada a determinadas pessoas. Contribuição imprescindível para a compreensão do mecanismo ora aludido, encontra-se em Renato Sérgio de Lima (2005). Para esse estudioso, a opacidade dos dados produzidos institucionalmente produz enfaticamente um sistema fraco e falho de segurança pública. Isto é, a nosso juízo a produção exacerbada de dados desintegrados não produz conhecimento seguro para combater a violência e homicídios no país. Outro achado dessa pesquisa diz respeito a assertiva de que, em relação aos sistemas de armas, detectam-se falhas no cômputo dos registros, controles e fiscalizações de armas. Tal cenário constitui-se pois, no lócus privilegiado para o desvio de armas que alimenta o Mercado Ilegal. Em outras palavras, as supostas falhas quer sejam procedimentais (práticas, saberes), quer sejam conceituais (leis, normas etc.) são produzidas e (re) produzidas de maneira sistemática, estrutural, em uma espécie de ordem legitimada. Estas ações e intenções são realizadas para normalizar uma dada realidade. Dito de forma assertiva, essas contradições constituem os sistemas compartimentalizados (SINARM, SIGMA etc). Ao investigar os Sistemas de controle de armas no Brasil, não incomum se deparar com tramas e segredos, obscurantismos, interesses escusos, privilégios, dados desencontrados e desarticulados, enfim, verdadeiras “nebulosas”. Contudo, cumpre-se criticamente uma indagação de cunho retórico, a saber, prescrutar a quem interessaria tal cenário. Seja como for, fácil adjetivar o processo de (des) informação privilegiada como um mega sistema entrópico. Por fim, não obstante o muito por se fazer, cumpre-se aludir nessa tese de doutoramento a existência de esforços e iniciativas pontuais sendo adotadas no âmbito da política de rastreamento no Brasil, com o objetivo de inibir o Tráfico Internacional de Armas e a violência bélica no Brasil. Um olhar ontológico sobre as discussões ao longo desse trabalho aponta seu objetivo-mor: a preservação e a valorização da própria vida. |
Abstract: | This thesis aimed to analyze the implementation of SINARM within the scope of the Federal Police. The central focus of the analysis was to reflect on the (dis)armament policy in Brazil based on the National System for the Control and Management of Firearms (SINARM), its interfaces with violence rates, and social impacts. The methodology was interpretative in nature, analyzing the meanings and discourses that the participants and conflicting groups assert about their respective perceptions. The research methodology included both qualitative and quantitative strategies to provide a panoramic view of the study phenomenon. The literature review focused on the historical construction of SINARM, as well as the current debate on aspects of firearm liberalization policy. In the pursuit of understanding the dynamics at play, this study brings to light statistical research and narrative frameworks involving the construction of a gun control law and its impacts on violence rates. Simultaneously, in-depth semi-structured interviews were conducted with experts and professionals active in the field of Public Security. Inquiries were also made through information access websites, where the study filed requests for knowledge and data, whether on the Fala Brasil platform or the E-sic Platform. Additionally, data collection took place during a field visit to the city of Foz do Iguaçu, Paraná. The conclusion of this research is that the Gun Control Law (LCA), as a legal milestone, was an important mechanism for the construction of a Public Policy for Arms Control in the country. It was observed that the LCA was antagonized several times over the last 20 years, leading to intense disputes on the subject. It was also noted that the Firearms Policy, given its inherent complexities, posed a challenge to operationalize within the scope of the Federal Police. Thus, the analysis of collected data allows the perception of the lack of an effective unified policy on arms control in Brazil. This is supported by communication breakdowns and intermittent silences in the "communication" between Brazilian public institutions, including the Army, Federal Police, Federal Highway Police, Civil and Military Police, etc. In this sense, what Kant de Lima (2001) refers to as the "differentiated treatment of information in Brazil" was observed. Here, information is retained by public agents as a mechanism for protecting information and is selectively made available to certain individuals. An essential contribution to understanding the mechanism alluded to can be found in Renato Sérgio de Lima (2005). According to this scholar, the opacity of institutionally produced data strongly generates a weak and flawed public security system. In other words, the excessive production of disjointed data does not generate secure knowledge to combat violence and homicides in the country. Another finding of this research concerns the assertion that, regarding weapon systems, there are flaws in the computation of records, controls, and inspections of firearms. This scenario becomes the privileged locus for the diversion of weapons that feed the Illegal Market. In other words, the supposed procedural (practical, knowledge) or conceptual (laws, norms, etc.) flaws are systematically produced and reproduced, structurally, in a kind of legitimized order. These actions and intentions are carried out to normalize a given reality. Put assertively, these contradictions constitute compartmentalized systems (SINARM, SIGMA, etc.). When investigating firearm control systems in Brazil, it is not uncommon to come across plots and secrets, obscurantism, hidden interests, privileges, disjointed and disarticulated data, in short, true "nebulae." However, a critical rhetorical question must be raised: who would be interested in such a scenario? Be that as it may, it is easy to characterize the process of (dis)privileged information as a mega-entropic system. Finally, notwithstanding much to be done, it is worth mentioning in this doctoral thesis the existence of efforts and specific initiatives being adopted in the field of tracking policy in Brazil, with the aim of inhibiting International Arms Trafficking and warlike violence in the country. An ontological look at the discussions throughout this work points to its ultimate goal: the preservation and valorization of life itself. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18486 |
Appears in Collections: | Doutorado em Ciências Sociais |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023 - Damaris de Oliveira Santos.pdf | 4.79 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.