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Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre kits e mamadeiras: o uso das políticas públicas de educação e sexualidades como plataforma discursiva do conservadorismo brasileiro entre os anos de 2015-2022
Título(s) alternativo(s): Between kits and baby bottles: the use of public policies on education and sexualities as a discursive platform for brazilian conservatism between the years 2015-2022
Autor(es): Oliveira, Jairo Carioca de
Orientador(a): Silva, Joyce Alves da
Primeiro membro da banca: Silva, Joyce Alves da
Segundo membro da banca: Moura, Jónata Ferreira de
Terceiro membro da banca: Hilario, Rosangela Aparecida
Palavras-chave: Psicanálise;Sexualidades;Políticas Educacionais;Psychoanalysis;Sexualities;Educational Policies
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 11-Ago-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: OLIVEIRA, Jairo Carioca de. Entre kits e mamadeiras: o uso das políticas públicas de educação e sexualidades como plataforma discursiva do conservadorismo brasileiro entre os anos de 2015-2022. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.
Resumo: Este trabalho de natureza teórica tem como objetivo analisar as permanências e transformações na formação continuada da prática docente ao longo dos últimos 20 anos. O enfoque se deu na centralidade no recorte temporal de 2015 a 2022. Em especial atenção aos saberes relacionado à educação e sexualidades no contexto escolar, focando em embates de narrativas que influenciaram as políticas educacionais no Brasil. Se por um lado, favoreceram a acumulação de capital simbólico ancorado no moralismo de grupos fundamentalistas religiosos, por outro lado, também provocaram a necessidade de abordagens do tema nas escolas por outros agentes políticos e profissionais, dos quais se destaca a abordagem psicanalista. Chama à atenção a identificação de uma demanda reprimida no desejo de saber sobre as sexualidades, visando possíveis intervenções nas práticas pedagógicas. Nesse sentido, foi realizada uma revisão da literatura da teoria psicanalítica e da educação para discutir os caminhos das sexualidades desde o governo Lula até a atualidade. A teoria psicanalítica foi utilizada para analisar os embates nas práticas pedagógicas. No campo da educação seu percurso histórico e metodologias identificaram a posição do educador no debate político sobre gêneros e sexualidades. Por fim, autores como Michel Foucault (2005), Pierre Bourdieu (1974), Maria Cristina Kupfer (2004) e Jimena Furlani (2011) fundamentam o embasamento teórico. Tais aspectos ressaltam a importância de examinar criticamente as implicações políticas e sociais dessas dinâmicas na formação docente e nas práticas educacionais.
Abstract: This theoretical work aims to analyze the continuities and changes in the ongoing training of teaching practice over the past 20 years. The focus was on the specific time frame from 2015 to 2022, with particular attention to knowledge related to education and sexuality in the school context, focusing on clashes of narratives that have influenced educational policies in Brazil. On the one hand, these have favored the accumulation of symbolic capital anchored in the moralism of religious fundamentalist groups; on the other hand, they have also provoked the need for approaches to the subject in schools by other political and professional agents, with a notable emphasis on the psychoanalytic approach. Attention is drawn to the identification of a repressed demand in the desire for knowledge about sexualities, aiming at possible interventions in pedagogical practices. In this regard, a review of psychoanalytic theory and education literature was conducted to discuss the pathways of sexualities from the Lula government to the present day. Psychoanalytic theory was used to analyze the clashes in pedagogical practices. In the field of education, its historical trajectory and methodologies identified the educator's position in the political debate on genders and sexualities. Finally, authors such as Michel Foucault (2005), Pierre Bourdieu (1974), Maria Cristina Kupfer (2004), and Jimena Furlani (2011) provide the theoretical foundation. These aspects emphasize the importance of critically examining the political and social implications of these dynamics in teacher training and educational practices.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18602
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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