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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18646
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Memória ferroviária em Valença-RJ: apagamentos e reconstruções |
Otros títulos: | Railway memory in Valença-RJ: erasures and reconstructions |
Autor: | Neubaner, João Batista de Freitas |
Orientador(a): | Araujo, Ana Paula Ribeiro de |
Primeiro membro da banca: | Araujo, Ana Paula Ribeiro de |
Segundo membro da banca: | Rocha, Isabel Cristina Castro da |
Terceiro membro da banca: | Sampaio, Julio Cesar Ribeiro |
Quarto membro da banca: | Pereira, Raquel Alvitos |
Palabras clave: | Memória ferroviária;Patrimônio cultural;Patrimônio industrial;Railway memory;Cultural heritage;Industrial heritage |
Área(s) do CNPq: | História |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 29-may-2023 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade |
Citación: | NEUBANER, João Batista de Freitas. Memória ferroviária em Valença-RJ: apagamentos e reconstruções. 2023. 152 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2023. |
Resumen: | Esta dissertação tem como objetivo estudar a trajetória da construção da memória ferroviária por meio dos processos de (re)construção da memória ferroviária no município de Valença, Rio de Janeiro, Brasil. Desde a desativação do ramal ferroviário em 1973 na cidade, vem sendo promovidas várias ações no sentido de valorizar a memória ferroviária por parte da sociedade civil e agentes públicos caracterizando como um estudo de caso singular. A partir da noção de lugar de memória propusemos analisar os processos de (re)construção da memória em espaços como o Museu Ferroviário de Valença e a Associação União Valenciana para Preservação Ferroviária (UVAFER). A pesquisa se caracteriza como de natureza aplicada uma vez que é orientada para uma aplicação prática. Possui abordagem qualitativa uma vez que trabalha com significados, crenças, valores e atitudes de uma dada realidade social. Considerando os objetivos é descritiva uma vez que tem como objetivo principal a descrição do objeto de estudo, a memória ferroviária de Valença. Quanto aos procedimentos se caracteriza como um estudo de caso, uma vez que traz estudo profundo e exaustivo de um objeto específico de modo a permitir uma compreensão mais detalhada sobre o fenômeno da memória, identidade e valorização do patrimônio ferroviário. A História oral foi adotada como método, fonte e técnica de pesquisa para descrever os processos de construção da memória e identidade a partir de sujeitos e lugares de memória importantes da história da ferrovia. Em relação ao Museu Ferroviário de Valença analisou-se a coleção formada por Sebastião Victor, compreendendo o próprio museu enquanto documento histórico. Para pesquisar as motivações que culminaram em 2018 no retorno de três carros de passageiros entrevistamos os agentes que atuam na construção da memória coletiva. Cumpre ressaltar que a coleta e análise desses discursos também contribuiu para a compreensão da construção dessa memória a partir da patrimonialização do passado ferroviário de Valença dialogando com a historiografia sobre o tema. Concluímos que as ações para a preservação e promoção do patrimônio e da memória ferroviária em Valença contaram com atuação decisiva dos agentes da comunidade. |
Abstract: | This dissertation aims to study the trajectory of the construction of the railway memory through the processes of (re)construction of the railway memory in the municipality of Valença, Rio de Janeiro, Brazil. Since the deactivation of the railway branch in 1973 in the city, several actions have been promoted in the sense of valuing the railway memory by civil society and public agents, characterizing it as a singular case study. Based on the notion of a place of memory, we proposed to analyze the processes of (re)construction of memory in spaces such as the Railway Museum of Valença and the Valenciana Union Association for Railway Preservation (UVAFER). The research is characterized as applied in nature since it is oriented towards a practical application. It has a qualitative approach since it works with meanings, beliefs, values and attitudes of a given social reality. Considering the objectives, it is descriptive since its main objective is the description of the object of study, the railway memory of Valença. As for the procedures, it is characterized as a case study, since it brings a deep and exhaustive study of a specific object in order to allow a more detailed understanding of the phenomenon of memory, identity and appreciation of the railway heritage. Oral history was adopted as a method, source and research technique to describe the processes of construction of memory and identity based on subjects and important places of memory in the history of the railroad. Regarding the Valença Railway Museum, the collection formed by Sebastião Victor throughout his life was analyzed, comprising the museum itself as a historical document. In order to research the motivations that culminated in the return of three passenger cars in 2018, we interviewed the agents who work in the construction of collective memory. It should be noted that the collection and analysis of these speeches also contributed to the understanding of the construction of this memory from the patrimonialization of the railway past of Valença, dialoguing with the historiography on the subject. We conclude that actions for the preservation and promotion of heritage and railway memory in Valença relied on the decisive action of community agents. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18646 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade |
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