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Tipo do documento: Tese
Título: Processos educativos na Baixada Fluminense: a cidade dos meninos e a formação da ‘infância desvalida’ (1938-1996)
Título(s) alternativo(s): Educational processes in Baixada Fluminense: cidade dos meninos and the formation of ‘disadvantaged childhood’ (1938-1996)
Autor(es): Costa, Márcia Spadetti Tuão da
Orientador(a): Gouvêa, Fernando César Ferreira
Primeiro membro da banca: Gouvêa, Fernando César Ferreira
Segundo membro da banca: Andrade, Flavio Anicio
Terceiro membro da banca: Bezerra, Amália Cristina Dias da Rocha
Quarto membro da banca: Tunin, Andréa Simoni Manarin
Quinto membro da banca: Costa, Nailda Marinho da
Palavras-chave: Processos educativos;Instituições Educativas;Duque de Caxias;Cidade dos Meninos;Educational processes;Educational Institutions
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 4-Dez-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: COSTA, Márcia Spadetti Tuão da. Processos educativos na Baixada Fluminense: a cidade dos meninos e a formação da ‘infância desvalida’ (1938-1996). 2023. 393 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.
Resumo: Com a implementação do projeto de consolidação nacional brasileiro por meio da reforma administrativa do Estado Novo engendrada pelo Comandante Amaral Peixoto, tem-se como um de seus produtos a emancipação de Duque de Caxias, no ano de 1943. O território se encontrava em um intenso processo de urbanização condicionado, sobretudo, pela implantação da Fábrica Nacional de Motores e pelo crescimento populacional devido à proximidade com a cidade do Rio de Janeiro. A industrialização acelerada e seu correlato da urbanização ampliou o número de crianças e de adolescentes, no espaço urbano, destituído do controle da família – esta última, historicamente, considerada como elemento central no controle e na reprodução do capital. O Estado necessitava tomar o controle da ‘infância desvalida’ que ocupava as regiões centrais da cidade em busca de sobrevivência, iniciou-se, assim, uma certa disputa com a igreja que, até então, encontrava-se como hegemônica na condução política da questão social gerada pela existência da infância desvalida. Procurou-se apontar que a criação da Cidade dos Meninos (1938-1996), nesse contexto atendeu a uma dupla dimensão: a ampliação do poder do Estado sobre a gerência da infância em situação de abandono da família que escamoteou processos coercitivos já empregados pelo Estado; e o condicionamento do comportamento dessas crianças e desses adolescentes através da articulação entre trabalho e educação como forma de conter a infância em situação de rua. Para tanto, parte-se da análise de documentos produzidos, entre (1935-1996) pela Fundação Abrigo do Cristo Redentor (FACR) como Relatório da FACR, Álbum Fotográfico da Cidade dos Meninos Darcy Vargas, Regulamento das Escolas Profissionais da FACR, Revista Comemorativa dos 25 anos da FACR, Histórico do Levy Miranda, Ofícios da FACR, Estatutos da FACR, Fotografias de visita de autoridades à Cidade das Meninas e do Instituto Profissional Getúlio Vargas (IPGV); de jornais que circulavam na cidade do Rio de Janeiro e em Duque de Caxias, entre 1935 a 1990, como o Jornal do Rio de Janeiro, A noite, O Imparcial, O correio da Manhã, O Jornal do Brasil, A Voz do Povo de Caxias, O Tópico e Folha de Caxias; e da produção bibliográfica e acadêmica sobre a Cidade dos Meninos. Convém compreender os elementos que configuram uma instituição em sua dimensão educativa (SANFELICE, 2016), a partir da proposta de periodização acerca da história da escola pública, no Brasil, formulada por Saviani (2014). Busca-se ainda, compreender a relação entre trabalho e educação em seu sentido onto-histórico (ENGELS, 2004; 2010; MARX, 2013; CIAVATTA, 2002; 2015) e os pressupostos que conferem ao trabalho o caráter de princípio educativo (GRAMSCI, 1981). Isso posto, aponta-se a Cidade dos Meninos como um projeto político produzido durante o governo Vargas que tinha como fundamento os pressupostos do fascismo implementado na Itália (1919-1943). E cuja função central voltava-se, sobretudo, para a contenção preventiva da infância desvalida que colocava em questão o desenvolvimento nacional pautado no modo de produção capitalista que se expandia com a municipalização do território, por meio do uso instrumental da relação trabalho e educação no desenvolvimento de práticas educativas voltadas para a formação de uma infância específica.
Abstract: With the implementation of the Brazilian national consolidation project through the administrative reform of the Estado Novo engineered by Commander Amaral Peixoto, one of its products is emancipation of Duque de Caxias, in 1943. The territory was undergoing na intense process of urbanization conditioned, above all, by the implementation of the National Motor Factory and population growth due to its proximity to the city of Rio de Janeiro. Accelerated industrialization and its correlate of urbanization increased the number of children and adolescents in urban Spaces, deprived of family control – the latter, historically, considered a central element in the control and reprodution of capital. The State needed of take control of the ‘disadvantaged children’ who occupied the central regions of the city in the search of survival, thus beginning a certain dispute with the church which, until then, was hegemonic in the political conduct of the issue, social environment generated by the existence of underprivileged childhood. We sought to point out at the creation of Cidade dos Meninos (1938-1996), in this context, served a double dimension: the expansion of the State’s power over the management of childhood in situations of family abandonment, which concealed coercive processes already employed by the State; and the conditioning of the behavior of these children and adolescents through the articulation between work and education as a way to contain childhood homeleesness. To this the end, we start from the analysis of documents produced, between (1935-1996) by the Fundação Abrigo do Cristo Redentor (FACR) as a FACR report, Photographic Album of Cidade dos Meninos Darcy Vargas, Regulations of FACR Professional Schools, Commemorative Magazine of the 25th anniversary of FACR, History of Levy Miranda, Official Letters of FACR, Statutes of FACR, Photographs of visits by authorities to Cidade das Meninas and the Professional Institute Getúlio Vargas (IPGV); of newspapers that circulated in the city of Rio de Janeiro and Duque de Caxias, between 1935 and 1990, such as Jornal do Rio de Janeiro, A Noite, O Imparcial, O Correio da Manhã, o Jornal do Brasil, A Voz do Povo de Caxias, O Tópico and Folha de Caxias; bibliographic and academic production about Cidade dos Meninos. It is important to understand the elements that configure an institution in its educational dimension (SANFELICE, 2016), based on periodization proposal regarding the history of public schools in Brazil, formulated by Saviani (2014). We also seek to understand the relationship between work and education in its onto- historical sense (ENGELS, 2004; 2010; MARX, 2013; CIAVATTA, 2002; 2015) and the assumptions that give the work the character of an educational principle (GRAMSCI, 1981). That said, Cidade dos Meninos is pointed out as a political project produced during the Vargas government that was based on the assumptions of fascism implemented in Italy (1919- 1943). And whose central function focused, above all, on the preventive containment of underprivileged children, which called into question national development based on the capitalist mode of production that expanded with the municipalization of the territory, through the instrumental use of the relationship between work and education in the development of educational practices aimed at the formation of a specific childhood.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18747
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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