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Tipo do documento: Dissertação
Título: Processos de identidade e criatividade no ensino da arte: aproximações e distanciamentos das experiências e práticas sociais cotidianas e seus desdobramentos na práxis pedagógica
Título(s) alternativo(s): Identity processes and creativity in art teaching: approaches and distances from everyday social experiences and practices and their developments in pedagogical praxis
Autor(es): Silva, Aline Pereira Alvarenga da
Orientador(a): Cerdera, Fábio Pereira
Segundo membro da banca: Silva, Alexandre Palma da
Terceiro membro da banca: Pereira, Raquel Alvitos
Quarto membro da banca: Viana, Uhelinton Fonseca
Palavras-chave: Identidade;Arte;Ensino docente;Cultura;Práxis Pedagógica;Identity;Art;Teacher education;Culture;Pedagogical Praxis
Área(s) do CNPq: Artes
Educação
Idioma: por
Data do documento: 9-Mai-2024
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade
Citação: SILVA, Aline Pereira Alvarenga da. Processos de identidade e criatividade no ensino da arte: aproximações e distanciamentos das experiências e práticas sociais cotidianas e seus desdobramentos na práxis pedagógica. 2024. 145 p. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade). Instituto Multidisciplinar, Programa de Pós-graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade (PPGPACS), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2024.
Resumo: Esta pesquisa tem como tema os processos de identidade e a criatividade no ensino da arte, as aproximações e distanciamentos das experiências e práticas sociais cotidianas em seus desdobramentos na práxis pedagógica. A pesquisa objetiva refletir sobre as práticas docentes presentes e atuantes em escola Municipal do Rio de Janeiro, situada no Bairro de Vila Kennedy, Rio de Janeiro, a Escola Municipal Coronel José Gomes Moreira, em torno da construção da identidade na criança, através de apontamentos de ações e práticas dessa unidade escolar e de seus profissionais envolvidos. Esta investigação se justifica, especialmente pelo fato de que a intencionalidade da formação artística dos indivíduos está atualmente mais atrelada às aligeiradas demandas de governos, a cada quatro anos, do que à integralidade da formação humana, ou seja, do currículo nacional na BNCC, o qual se mantém refém dos ditames verticais tecnocratas do MEC. A rigor, a pesquisa busca compreender o processo de construção da identidade da criança, na perspectiva da afirmação de identidades por parte da cultura individual. A mistura de saberes, proporcionada pelo ambiente escolar, as vivências de sala de aula e experiências culturais, a internet e, em especial, a disciplina de Artes, estabelecem um diálogo entre a apropriação da cultura em termos coletivos e a descoberta da própria identidade pessoal. As narrativas no contexto escolar se inserem dentro de um processo histórico que admite rupturas e (re)significações, por meio das vivências, carregadas de mudanças, paradigmas que, atualmente, são marcados pelos discursos coercitivos de poder que dialogam com as distintas atribuições de valores da cultura e acabam por disseminar uma disputa pelo espaço social. Deste modo, procuramos lançar um olhar diferenciado em relação à práxis pedagógica e seus desdobramentos, que durante séculos vêm desenvolvendo mentes críticas, havendo ainda o que se discutir. Afinal, os processos de identidade, assim como a cultura são que motivam a espontaneidade das crianças no ensino da arte.
Abstract: This research has as its theme identity processes and creativity in art teaching: Approaches and distances from everyday social experiences and practices in their developments in pedagogical praxis. The research aims to reflect on the teaching practices present and active at the Municipal School of Rio de Janeiro, located in the neighborhood of Vila Kennedy, Rio de Janeiro. The Escola Municipal Coronel José Gomes Moreira, around the construction of identity in children, through notes actions and practices of this school unit and its professionals involved; This statement is justified, especially by the fact that the intentionality of individuals' artistic training is currently more linked to the lightened demands of governments, every four years, than to the completeness of human training, that is, to the national curriculum at BNCC, the which remains hostage to the vertical technocratic dictates of the MEC; Strictly speaking, the research seeks to understand the process of constructing a child's identity, from the perspective of the affirmation of identities by individual culture. The mixture of knowledge, provided by the school environment, classroom experiences and cultural experiences, the internet and, in particular, the Arts discipline, establishes a dialogue between the appropriation of culture in collective terms and the discovery of one's own personal identity. Narratives in the school context are inserted within a historical process that admits ruptures and (re)meanings, through experiences, full of changes, paradigms that, currently, are marked by coercive discourses of power that dialogue with the different attributions of values culture and end up spreading a dispute over social space. In this way, we seek to take a different look at pedagogical praxis and its developments, which have been developing critical minds for centuries and there is still something to discuss. After all, identity processes, as well as culture, are what motivate children's spontaneity in teaching art.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19039
Aparece nas coleções:Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade

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