Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19103
Tipo do documento: Dissertação
Title: O desafio de ensinar função através do aplicativo Geogebra para o ensino médio no smartphone
Other Titles: The challenge of teaching function through the Geogebra application for high school on the smartphone
Authors: Barbosa, Atila Quirino
Orientador(a): Martinho, Andrea Luíza Gonçalves
Primeiro membro da banca: Pereira, André Luiz Martins
Segundo membro da banca: Saccomori Junior, Claudio Cesar
Terceiro membro da banca: Lima, Taynara de Andrade da Costa
Keywords: Ensino;Funções;Teaching;Functions
Área(s) do CNPq: Educação
Matemática
Idioma: por
Issue Date: 26-Apr-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citation: BARBOSA, Atila Quirino. O desafio de ensinar função através do aplicativo Geogebra para o Ensino Médio no smartphone. 2024.90 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2024.
Abstract: A dissertação "O Desafio de Ensinar Função Através do Aplicativo GeoGebra para o Ensino Médio através do Smartphone" aborda a importância do ensino de função no Ensino Médio e propõe o uso do aplicativo GeoGebra como uma ferramenta de apoio. O uso de smartphones se tornou comum na vida dos estudantes, e os professores podem explorar as oportunidades que as tecnologias oferecem para aprimorar a educação. O estudo visa descobrir se é possível motivar os alunos nesse tema, promovendo uma abordagem mais interativa e estimulante. Serão aplicados aos sujeitos de pesquisa (alunos do 2º ano do ensino médio do CIEP 396 Luiz Peixoto), exercícios que exploram os conceitos fundamentais de função e suas abordagens tradicionais de ensino, assim como a apresentação e uma introdução das principais funções e ferramentas disponíveis no aplicativo GeoGebra. A dissertação destaca também a importância do uso de tecnologias no ensino de Matemática e apresenta o aplicativo GeoGebra que tem se destacado como uma ferramenta poderosa para ensinar matemática, especialmente funções e gráficos. O trabalho também discute os resultados obtidos com a aplicação da proposta, destacando os desafios e oportunidades proporcionados pelo uso do GeoGebra. Uma avaliação final será feita pós a aplicação dos exercícios e através de um questionário, onde poderemos observar como foi o engajamento, desempenho e motivação dos alunos. Sendo assim poderemos avaliar os impactos da proposta no aprendizado dos estudantes, deixando contribuições e recomendações para futuras pesquisas e práticas educacionais no ensino de função. Portanto, poderemos oferecer uma abordagem inovadora e eficiente para o ensino de função, visando melhorar o aprendizado dos alunos no Ensino Médio.
Abstract: Thesis “The Challenge of Teaching Functions Using the GeoGebra App for High School Students on Smartphones. This thesis addresses the importance of teaching functions in high school and proposes the use of the GeoGebra app as a supporting tool”. The use of smartphones has become common in the lives of students, and teachers can explore the opportunities that technologies offer to improve education. The study aims to discover if it is possible to motivate students in this topic, promoting a more interactive and stimulating approach. The research subjects (students in the second year of high school at CIEP 396 Luiz Peixoto) will be given exercises that explore the fundamental concepts of functions and their traditional teaching approaches, as well as an introduction to the main functions and tools available in the GeoGebra app. The thesis also highlights the importance of using technologies in mathematics education and presents the GeoGebra app, which has been recognized as a powerful tool for teaching mathematics, especially functions and graphs. The work also discusses the results obtained with the application of the proposal, highlighting the challenges and opportunities provided by the use of GeoGebra. A final assessment will be conducted after the application of the exercises and through a questionnaire, where we will be able to observe the students' engagement, performance, and motivation. Thus, we will be able to evaluate the impacts of the proposal on students' learning, leaving contributions and recommendations for future research and educational practices in the teaching of functions. Overall, we can offer an innovative and efficient approach to teaching functions, aiming to improve the learning of high school students.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19103
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Atila Quirino Barbosa.Pdf1.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.