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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19208
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Programa de planejamento para aposentadoria: percepções e vivências dos servidores públicos |
Título(s) alternativo(s): | Retirement planning program: public servants' perceptions and experiences |
Autor(es): | Santos, Ana Lívia Lopes de Souza |
Orientador(a): | Costa, Débora Vargas Ferreira |
Primeiro membro da banca: | Costa, Débora Vargas Ferreira |
Segundo membro da banca: | Nascimento, Rejane Prevot |
Terceiro membro da banca: | Ferreira, Victor Cláudio Paradela |
Palavras-chave: | Plano de preparação para aposentadoria;Aposentadoria;Sentidos do trabalho;Retirement preparation plan;Retirement;Meanings of work |
Área(s) do CNPq: | Administração |
Idioma: | por |
Data do documento: | 4-Set-2024 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia |
Citação: | SANTOS, Ana Lívia Lopes de Souza. Programa de planejamento para aposentadoria: percepções e vivências dos servidores públicos. 2024. 232 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024. |
Resumo: | A aposentadoria é um momento marcante para a vida do sujeito de diversas formas. A transição de trabalhador para aposentado acarreta mudanças pessoais, financeiras, familiares, psicológicas, culturais e sociais. Dessa forma, é um tema que provoca muitas reflexões a respeito das diversas percepções que o abarcam. Os Programas de Preparação para Aposentadoria são vistos como uma ferramenta facilitadora para esta transição, de forma a contribuir para que o trabalhador trace novos planos de vida e compreenda todos os aspectos psicológicos que abrangem esse período. Desse modo, este trabalho tem como objetivo analisar como a aposentadoria foi percebida pelos sevidores que participaram do Programa de Planejamento para Aposentadoria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a luz das teorias vigentes. Para o alcance desse objetivo, como procedimento metodológico foi feito um estudo de caso na UFRRJ, de natureza aplicada e abordagem qualitativa. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada com os servidores que se aposentaram pelo PPA e com os responsáveis pelo programa, além de documentos que compõem o PPA. Os participantes foram selecionados a partir do critério de acessibilidade. Como método de análise, foi utilizada a análise de conteúdo, a partir da transcrição das entrevistas e análise documental. Como resultado, foi possível perceber que o Programa de Planejamento para Aposentadoria da UFRRJ não está totalmente condizente com as modificações que envolvem o tema aposentadoria. Desse modo, não atende a todos os perfis de servidores que desejam se aposentar, principalmente aqueles que desejam continuar atuantes no mercado de trabalho. Foram percebidos também problemas na divulgação e adesão ao programa, sendo necessárias algumas modificações na maneira como o programa é estruturado e apresentado aos servidores. Por meio das informações encontradas, como produto tecnológico, foi possível elaborar um relatório técnico conclusivo com melhorias para o PPA. |
Abstract: | The transition to retirement represents a significant turning point in many individuals' lives. The transition from employment to retirement status entails a series of personal, financial, familial, psychological, cultural and social changes. Consequently, it is a subject that engenders considerable reflection on the multifaceted perceptions associated with it. It is widely acknowledged that Retirement Preparation Programmes serve as a facilitating tool for this transition, assisting workers in formulating new life plans and comprehending the psychological nuances associated with this period. The objective of this study is to analyse how retirement was perceived by employees who participated in the Retirement Planning Program at the Federal Rural University of Rio de Janeiro, with a view to evaluating its alignment with current theoretical frameworks. In order to achieve this objective, a case study was conducted at the UFRRJ, employing an applied methodology and a qualitative approach. Data were collected through semi-structured interviews with civil servants who retired under the PPA and those responsible for the programme, as well as documents that comprise the PPA. The participants were selected based on the criterion of accessibility. Content analysis was employed as the method of analysis, based on the transcription of interviews and document analysis. As a result, it became evident that the UFRRJ's Retirement Planning Program is not fully aligned with the evolving landscape of retirement. Therefore, the program does not adequately address the diverse needs of civil servants seeking to retire, particularly those who wish to remain active in the job market. Additionally, challenges were identified in the program's publicity and adherence, underscoring the necessity for modifications in its structure and presentation to civil servants. Based on the findings, a comprehensive technical report with recommendations for improvements to the PPA was developed. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19208 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia |
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