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Tipo do documento: Dissertação
Título: Curso Preparatório Social Nova Iguaçu: mobilidade social, educação e políticas públicas
Título(s) alternativo(s): Nova Iguaçu Social Preparatory Course: social mobility, education and public policies
Autor(es): Ferreira, Fabiana Barbosa
Orientador(a): Masson, Máximo Augusto Campos
Primeiro membro da banca: Masson, Máximo Augusto Campos
Segundo membro da banca: Santos, Ramofly Bicalho dos
Terceiro membro da banca: Aragão, Flávia Monteiro de Barros
Palavras-chave: Curso Preparatório Social Nova Iguaçu;desigualdade;educação;políticas públicas;acesso ao ensino superior;Nova Iguaçu Social Preparatory Course;inequality;education;public policies;access to higher education
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Data do documento: 30-Abr-2024
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: FERREIRA, Fabiana Barbosa. Curso Preparatório Social Nova Iguaçu: mobilidade social, educação e políticas públicas. 2024. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024.
Resumo: A pesquisa se concentra no Curso Preparatório Social Nova Iguaçu (CPSNI), examinando sua jornada na preparação para o ensino superior. Estabelecido em 2006 como uma iniciativa de política pública municipal, o CPSNI tem como objetivo ampliar o acesso ao ensino superior. A metodologia empregada inclui análise sociológica e investigação documental. O estudo procura entender o contexto político local e o desenvolvimento do projeto ao longo do tempo, fornecendo uma visão mais abrangente das políticas educacionais municipais e explorando a interação entre desigualdade social e acesso à educação em Nova Iguaçu. Por meio da aplicação de conceitos de Bourdieu, examinam-se as lacunas na formação e o impacto das políticas públicas na mobilidade social. Entrevistas e análise de documentos são empregadas para avaliar o impacto do CPSNI na comunidade.
Abstract: The research focuses on the Social Preparatory Course Nova Iguaçu (CPSNI), examining its journey in preparing students for higher education. Established in 2006 as a municipal public policy initiative, CPSNI aims to expand access to higher education. The methodology employed includes sociological analysis and documentary investigation. The study seeks to understand the local political context and the project's development over time, providing a more comprehensive view of municipal educational policies and exploring the interaction between social inequality and access to education in Nova Iguaçu. Through the application of Bourdieu's concepts, gaps in education and the impact of public policies on social mobility are examined. Interviews and document analysis are used to assess the CPSNI's impact on the community.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19407
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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