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Tipo do documento: Dissertação
Título: Biolinguagens: uma proposta de ensino transdisciplinar no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Biolanguages: a proposal for transdisciplinary teaching in high school
Autor(es): Silva, Daniel Ferreira
Orientador(a): Oliveira, Luiza Alves de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Luiza Alves de
Segundo membro da banca: Bahia, Bruno Cardoso de Menezes
Terceiro membro da banca: Mattos, Luciana Antunes de
Palavras-chave: Ciências/Biologia;Linguagem. Ensino e aprendizagem;Jogo;Transdisciplinaridade;Sciences/Biology;Language;Teaching and learning;Playfullness;Transdisciplinarity
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 14-Jun-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citação: SILVA, Daniel Ferreira. Biolinguagens: uma proposta de ensino transdisciplinar no ensino médio. 2023. 128f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Resumo: O ensino das Ciências Naturais comumente se efetiva através de duas disciplinas: Ciências e Biologia e, nessa organização, poucas são as oportunidades em que o ensino e a aprendizagem desse campo venham a estabelecer diálogos com outras disciplinas e áreas de conhecimento. O presente estudo tematiza esta questão ao relacionar transdiciplinarmente Língua Portuguesa e Ciências de modo que as particularidades de ambas as áreas colaborem diretamente na construção de conceitos e saberes do ensino de Biologia. Como objetivo geral, o trabalho se dispõe a investigar a utilização de um jogo como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem de Biologia, utilizando a linguagem, mais especificamente a Língua Portuguesa, na apropriação de termos e conceitos biológicos no Ensino Médio. O jogo, intitulado “BioCartas”, foi experenciado por alunos de três escolas particulares, localizadas na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, e por alunos de um pré-vestibular social, localizado na mesma região. Após a vivência com o jogo, os participantes da pesquisa responderam a um questionário semiestruturado e as respostas foram analisadas à luz dos estudos interpretativos- compreensivos de modo a identificar, interpretar e discutir, as produções discursivas relacionadas aos sentidos/significados por eles atribuídos à experiência do jogo. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa e se fundamenta em teorias de diferentes autores que abordam discussões relevantes sobre o tema do ensino de Ciências (KRASILCHIK, 2000), ludicidade (KISHIMOTO, 2000; HUIZINGA, 2007) e sobre os processos e aspectos do ensino-aprendizagem (COLL, 1994; FREIRE, 1996, 1997, 1980). Através das análises dos dados, identificamos que o jogo pode constituir-se como ferramenta para redimensionar o processo de aprendizagem das Ciências Naturais, tornando os conteúdos de Biologia, ministrados em sala de aula, mais prazerosos e significativos para os alunos.
Abstract: The teaching of Natural Sciences is usually carried out through two disciplines: Science and Biology and, in this organization, there are few opportunities for the teaching and learning of this field to establish dialogues with other disciplines and areas of knowledge. The present study addresses this issue by relating Portuguese Language and Science in a transdisciplinary way, so that the particularities of both areas directly collaborate in the construction of concepts and knowledge in the teaching of Biology. As a general objective, this study aims to investigate the use of a game as a pedagogical tool in the Biology teaching and learning process, using language, more specifically the Portuguese language, in the appropriation of biological terms and concepts in High School. The game, entitled "BioCards", was experienced by students from three private schools, located in the West Zone of the city of Rio de Janeiro, and by students from a social pre-college preparatory course, located in the same region. After the experience with the game, the research participants answered a semi- structured questionnaire and the answers were analyzed according to interpretive- comprehensive studies in order to identify, interpret, and discuss the discursive productions related to the meanings attributed by them to the game experience. The study is characterized as a qualitative research and is based on the theories of different authors who address relevant discussions on the topic of science teaching (KRASILCHIK, 2000), playfulness (KISHIMOTO, 2000; HUIZINGA, 2007), and on the teaching-learning processes and aspects (COLL, 1994; FREIRE, 1996, 1997, 1980). Through data analysis, we identified that the game can be a tool to resize the learning process of Natural Sciences, making the Biology content, taught in classroom, more enjoyable and meaningful to students.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19691
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

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