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Tipo do documento: Dissertação
Title: (Re) Existências Negras, Femininas e Quilombolas: Três Mulheres em Luta por Reconhecimento e Direitos
Other Titles: Black, Feminine and Quilombola (Re)Existences: Three Women in Struggle for Recognition and Rights
Authors: Nascimento, Priscila Márcia Chrispim Bahia do
Orientador(a): Silva, Joselina da
Primeiro coorientador: Oliveira, Luiz Fernandes de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Luiz Fernandes de
Segundo membro da banca: Silva, Cristiane Sousa da
Terceiro membro da banca: Euclides, Maria Simone
Quarto membro da banca: Almeida, Mariléa de
Keywords: Mulheres Negras;Mulheres Quilombolas;Quilombo de Marambaia;Quilombo de Bracuí;Quilombo de Paraty;Black Women;Quilombola women;Quilombo of Paraty
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 3-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: NASCIMENTO, Priscila Márcia Chrispim Bahia do. (Re) Existências Negras, Femininas e Quilombolas: Três Mulheres em Luta por Reconhecimento e Direitos. 2022. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/ Nova Iguaçu, 2022.
Abstract: Falar de mulheres quilombolas é romper com essa estrutura e trazer à tona histórias estatisticamente silenciadas, mas extremamente fundamentais na organização social, produtiva, nas estratégias de resistênciae na manutenção dos saberes tradicionais de suas comunidades. Diante do exposto, a presente pesquisa tem como principal objetivo analisar o protagonismo de mulheres negras quilombolas de três quilombos do estado do Rio de Janeiro, compreendendo os papéis desempenhados por elas em suas comunidades. Os objetivos específicos que conduziram esse estudo foram: 1 - Analisaros variados construtos culturais e sociais que moldam o ser e fazer de mulheres negras quilombolas; 2 - Buscar compreender as imbricações de gênero e raça; 3 - Descrever suas trajetórias e organização na construção e emancipação nos respectivos quilombos. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso, realizado em quilombos do Rio de Janeiro, sendo eles: Quilombo da Ilha da Marambaia em Mangaratiba, Quilombo Santa Rita do Bracuí em Angra dos Reis e Quilombo Campinho da Independência, em Paraty. As etapas da pesquisa foram compostas por revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo, tendo como lócus da pesquisa 3 quilombos do estado do Rio de Janeiro, Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturada comtrês mulheres quilombolas do Rio de Janeiro Vânia Guerra, do Quilombo da Ilha da MarambaiaMangaratiba-RJ; Marilda Francisco, Quilombo Santa Rita do Bracuí em Angra dos Reis-RJ e; Laura Maria, Quilombo Campinho da Independência, em Paraty-RJ. Os resultados da pesquisaapontam que as participantes da pesquisa têm atuado como poetas, griots, artistas, líderes, mãese mulheres das comunidades quilombolas, protagonistas em suas narrativas e comunidades, e, através do contato com elas, buscamos cortejar suas experiências e representações no contexto dos estudos sobre gênero, raça e quilombos. As suas trajetórias estão carregadas de saberes, que intercalados com lutas, ações, propiciam para o povo quilombola as conquistas apresentadas como a titulação das terras e o desenvolvimento da educação quilombola nas comunidades. Essas mulheres buscam a construção de uma realidade diferente para os seus e expõem seus esforços, buscam formas de sempre conciliarem seus diferentes papéis exercidos, com o trabalho, a educação, as demandas das comunidades, restando claro que se depender dessas mulheres, a nova geração terá acesso aos melhores frutos de suas conquistas.
Abstract: The historical construction of Brazil was marked by the struggles and resistance of indigenous and African peoples, and talking about quilombos is intrinsically linked to the very construction of our history. We cannot dissociate it. However, it is necessary to understand the processes by which quilombola men and women fight and also for the guarantee of their own existence. The silencing of the stories of black women throughout the formation of the Brazilian people is undeniable, marked by a whole racist and sexist structure. To talk about quilombola women is to break with this structure and bring to light stories that are statistically silenced, but extremely fundamental in the social and productive organization, in the resistance strategies and in the maintenance of the traditional knowledge of their communities. The present research has as main objective the protagonism of black quilombola women. The specific objectives that led to this study were: 1 - To analyze the various cultural and social constructs that shape the being and doing of black quilombola women; 2 - Seek to understand the imbrications of gender and race; 3 - Describe their trajectories and organization in the construction and emancipation in the respective quilombos. The research uses a qualitative approach, based on a case study, carried out in quilombos in Rio de Janeiro, namely: Quilombo da Ilha da Marambaia in Mangaratiba, Quilombo Santa Rita do Bracuí in Angra dos Reis and Quilombo Campinho da Independência, in Paraty. The research stages were composed of a bibliographic review, document analysis and field research, having as locus of research 3 quilombos in the state of Rio de Janeiro, Mangaratiba, Angra dos Reis and Paraty. Data were collected through semi- structured interviews with three quilombola women from Rio de Janeiro Vânia Guerra, from Quilombo da Ilha da Marambaia Mangaratiba-RJ; Marilda Francisco, Quilombo Santa Rita do Bracuí in Angra dos Reis-RJ and; Laura Maria, Quilombo Campinho da Independência, in Paraty-RJ. The research results indicate that the research participants have acted as poets, griots, artists, leaders, mothers and women of quilombola communities, protagonists in their narratives and communities, and, through contact with them, we seek to compare their experiences and representations in the context of studies on gender, race and quilombos. Their trajectories are loaded with knowledge, which, interspersed with struggles, actions, provide the quilombola people with the achievements presented asthe titling of land and the development of quilombola education in the communities. These women seek to build a different reality for their own and expose their efforts, they always seek to reconcile their different roles, with work, education, the demands of the communities, leaving it clear that if it depends on these women, the new generation will have access to the best fruits of their conquests.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19763
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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