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Tipo do documento: Dissertação
Title: A qualidade percebida nos serviços de incubação de empresas no Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
Authors: Falcão Júnior, José de Jesus Medeiros
Orientador(a): Toda, Favio Akiyoshi
Primeiro membro da banca: Toda, Favio Akiyoshi
Segundo membro da banca: Oliveira, Saulo Barbara de
Terceiro membro da banca: Lima, Daniella Munhoz da Costa
Keywords: modelo SERVQUAL;qualidade em serviços;incubadoras de empresas;inovação;SERVQUAL model;quality in services;business incubators;innovation
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 16-May-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: FALCÃO JÚNIOR, José de Jesus Medeiros. A qualidade percebida nos serviços de incubação de empresas no Instituto Federal Do Amazonas (IFAM). 2023. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão em Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Abstract: As incubadoras de empresa, através da oferta de serviços de suporte e assessoramento, ajudam empreendedores a transformarem ideias em negócios de sucesso, por isso, são importantes agentes para o desenvolvimento social e econômico de uma região, sendo esta a missão do IFAM, proporcionando ainda a geração de emprego e renda na região do Amazonas. Considerando a relevância dos serviços prestados por uma incubadora em geral, e da incubadora ora estudada, em particular, faz-se necessária uma avaliação da qualidade desses serviços, a fim de garantir que serviços de excelência sejam entregues à sociedade. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi elaborar um plano de recomendações decorrentes da análise e reflexão à luz da teoria da qualidade de serviços e do modelo SERVQUAL desenvolvido por Zeithaml, Berry e Parasuraman sobre os serviços prestados pela incubadora do IFAM, a Ayty. Trata-se de um estudo de caso de natureza aplicada com abordagem qualitativa, com objetivo descritivo e propositivo. Os sujeitos da pesquisa foram os empreendedores de empresas que foram incubadas ou graduadas e já utilizaram os serviços da incubadora. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas e a análise seguiu o método indutivo. Os dados dos entrevistados que avaliaram a qualidade dos serviços prestados foram confrontados com a descrição do modelo SERVQUAL para identificar as lacunas dentro das dimensões da qualidade e propor soluções para melhoria do desempenho da incubadora estudada. A análise dos dados coletados possibilitou identificar que a Ayty apresenta um alto nível de qualidade em relação aos seus serviços. Como principal conclusão recomenda-se que a Ayty implemente um sistema de monitoramento e avaliação contínuos para garantir a qualidade e a confiabilidade dos serviços prestados. Foram propostas melhorias em cada uma das cinco dimensões da qualidade.
Abstract: Business incubators, by offering support and advisory services, help entrepreneurs to turn ideas into successful businesses, which is why they are important agents for the social and economic development of a region, which is IFAM's mission, providing the generation of employment and income in the Amazon region. Considering the relevance of the services provided by an incubator in general, and the incubator studied here, in particular, it is necessary to assess the quality of these services, in order to guarantee that excellent services are delivered to society. In this sense, the objective of this work was to elaborate a plan of recommendations arising from the analysis and reflection in the light of the theory of service quality and the SERVQUAL model developed by Zeithaml, Berry and Parasuraman on the services provided by the IFAM incubator, Ayty. This is a case study of an applied nature with a qualitative approach, with a descriptive and propositional objective. The subjects of the research were the entrepreneurs of companies that were incubated or graduated and already used the services of the incubator. Data collection took place through semi-structured interviews and the analysis followed the inductive method. The data from the interviewees who evaluated the quality of the services provided were confronted with the description of the SERVQUAL model to identify gaps within the quality dimensions and propose solutions to improve the performance of the studied incubator. The analysis of the collected data made it possible to identify that Ayty presents a high level of quality in relation to its services. As a main conclusion, it is recommended that Ayty implement a continuous monitoring and evaluation system to guarantee the quality and reliability of the services provided. Improvements were proposed in each of the five dimensions of quality.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20040
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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