Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20805
Tipo do documento: Dissertação
Título: A construção da identidade masculina negra no ambiente escolar: quem é o homem negro nas aulas de história?
Título(s) alternativo(s): The construction of black male identity in the school environment: who is the black man in history classes?
Autor(es): Balbino, Daniele Araujo
Orientador(a): Jesus, Jaqueline Gomes de
Primeiro membro da banca: Jesus, Jaqueline Gomes de
Segundo membro da banca: Almeida, Fabio Sampaio de
Terceiro membro da banca: Conceição, Vércio Gonçalves
Quarto membro da banca: Costa, Carlos Eduardo Coutinho da
Quinto membro da banca: Guimaraes, Geny Ferreira
Palavras-chave: homens negros;identidade;ensino de história;educação antirracista;black men;identity;masculinity;anti-racist education
Área(s) do CNPq: Educação
História
História
Educação
Idioma: por
Data do documento: 9-Mai-2024
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
Citação: BALBINO, Daniele Araújo. A construção da identidade masculina negra no ambiente escolar: quem é o homem negro nas aulas de História? 2024. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Resumo: O ensino de História desempenha um papel fundamental na formação dos indivíduos, contribuindo para a construção de identidades e a compreensão das dinâmicas sociais. No contexto brasileiro, o currículo escolar é um campo de disputa de narrativas, onde diferentes visões de mundo se entrelaçam. Nesse cenário, a representação do homem negro emerge como um tema crucial, refletindo não apenas a história da nação, mas também as lógicas de embranquecimento e eurocentrismo. Esta dissertação busca investigar como o livro didático utilizado na rede municipal de Volta Redonda aborda essa temática, considerando imagens e olhares de professores de história da referida rede. Através dessa análise, almejamos contribuir para uma educação mais inclusiva e crítica, fortalecendo a identidade positiva desse grupo. Nesta perspectiva oferecemos como produto pedagógico um caderno de possibilidades que valoriza a história de homens negros brasileiros.
Abstract: The History teaching plays a fundamental hole in development of the individuals, it also contributes to build the identities and to the comprehension of social dynamics. On Brazilian context, the school curriculum is a narrative quarrel field, where different visions of the world intercrosses. In this scenario, the black man representation emerges as a crucial subject, it reflects not only the history of a nation, but also the whitening and eurocentrism logics. This dissertation aims investigates how the didactic book which is used in Municipal Education System from Volta Redonda approaches this subject, considering images and visions of the History teachers who work in the system. Through this analysis we aim to contribute for an education more inclusive and critic, rendering strong the positive identity of this group. Therefore, we produce as a pedagogical instrument a possibilities book which gives value to the Brazilians black men.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20805
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024 - Daniele Araujo Balbino.pdf6.28 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.