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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20805| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | A construção da identidade masculina negra no ambiente escolar: quem é o homem negro nas aulas de história? |
| Título(s) alternativo(s): | The construction of black male identity in the school environment: who is the black man in history classes? |
| Autor(es): | Balbino, Daniele Araujo |
| Orientador(a): | Jesus, Jaqueline Gomes de |
| Primeiro membro da banca: | Jesus, Jaqueline Gomes de |
| Segundo membro da banca: | Almeida, Fabio Sampaio de |
| Terceiro membro da banca: | Conceição, Vércio Gonçalves |
| Quarto membro da banca: | Costa, Carlos Eduardo Coutinho da |
| Quinto membro da banca: | Guimaraes, Geny Ferreira |
| Palavras-chave: | homens negros;identidade;ensino de história;educação antirracista;black men;identity;masculinity;anti-racist education |
| Área(s) do CNPq: | Educação História História Educação |
| Idioma: | por |
| Data do documento: | 9-Mai-2024 |
| Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História |
| Citação: | BALBINO, Daniele Araújo. A construção da identidade masculina negra no ambiente escolar: quem é o homem negro nas aulas de História? 2024. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024. |
| Resumo: | O ensino de História desempenha um papel fundamental na formação dos indivíduos, contribuindo para a construção de identidades e a compreensão das dinâmicas sociais. No contexto brasileiro, o currículo escolar é um campo de disputa de narrativas, onde diferentes visões de mundo se entrelaçam. Nesse cenário, a representação do homem negro emerge como um tema crucial, refletindo não apenas a história da nação, mas também as lógicas de embranquecimento e eurocentrismo. Esta dissertação busca investigar como o livro didático utilizado na rede municipal de Volta Redonda aborda essa temática, considerando imagens e olhares de professores de história da referida rede. Através dessa análise, almejamos contribuir para uma educação mais inclusiva e crítica, fortalecendo a identidade positiva desse grupo. Nesta perspectiva oferecemos como produto pedagógico um caderno de possibilidades que valoriza a história de homens negros brasileiros. |
| Abstract: | The History teaching plays a fundamental hole in development of the individuals, it also contributes to build the identities and to the comprehension of social dynamics. On Brazilian context, the school curriculum is a narrative quarrel field, where different visions of the world intercrosses. In this scenario, the black man representation emerges as a crucial subject, it reflects not only the history of a nation, but also the whitening and eurocentrism logics. This dissertation aims investigates how the didactic book which is used in Municipal Education System from Volta Redonda approaches this subject, considering images and visions of the History teachers who work in the system. Through this analysis we aim to contribute for an education more inclusive and critic, rendering strong the positive identity of this group. Therefore, we produce as a pedagogical instrument a possibilities book which gives value to the Brazilians black men. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20805 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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