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Tipo do documento: Dissertação
Title: O patrimônio imaterial da comunidade de caiçara do Pouso da Cajaíba e a escola: em busca de uma educação diferenciada Paraty, RJ
Other Titles: The intangible heritage of the Caiçara do Pouso da Cajaíba community and the school: in search of a differentiated education Paraty, RJ
Authors: Carvalho, Júlia Manso Paes de
Orientador(a): Costa, Luiz Flávio de Carvalho
Primeiro membro da banca: Costa, Luiz Flávio de Carvalho
Segundo membro da banca: Comerford, John Cunha
Terceiro membro da banca: Daou, Ana Maria Lima
Keywords: Escola;Patrimônio Imaterial;Populações Tradicionais;Áreas de Reserva;School;Intangible Heritage;Traditional Populations;Conservation Units
Área(s) do CNPq: Sociologia
Sociologia
Idioma: por
Issue Date: 6-Dec-2010
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade
Citation: CARVALHO, Julia Manso Paes de. O Patrimônio imaterial da comunidade de caiçara do Pouso da Cajaíba e a escola: Em busca de uma educação diferenciada Paraty, RJ. 2010. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.
Abstract: A Praia do Pouso da Cajaíba, localizada na Reserva Ecológica da Juatinga no município de Paraty (RJ) abriga uma comunidade caiçara, recentemente identificada como Comunidade Tradicional pelo Governo Federal através da promulgação da Política Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (PNPCT). Dentre os objetivos específicos da PNPCT, está o de garantir a inclusão de práticas educativas sociais e conhecimento das comunidades tradicionais no processo pedagógico formal. A proposta deste estudo é investigar através de metodologias participativas o papel desempenhado pela escola nesta comunidade e de que forma as práticas educativas baseadas no conhecimento tradicional, e no Patrimônio imaterial podem dialogar com o processo educativo formal.
Abstract: The beach named Praia do Pouso da Cajaíba, located in the Ecological Reserve of Juatinga in the municipality of Paraty (RJ), houses a Caiçara community recently identified as a Traditional Community by the federal government through the enactment of the National Peoples and Traditional Communities (PNPCT). Among the specific objectives of PNPCT, is to ensure the inclusion of educational and social knowledge of traditional communities in the formal educational process. The purpose of this study is to investigate using participatory methods the role played by the school in this community and how the educational practices based on traditional knowledge, and intangible heritage can have a dialogue with the formal education process.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21121
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

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