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Tipo do documento: Dissertação
Título: Gênero, trabalho e desigualdades: o caso das/os técnicas/os administrativas/os da UFRRJ
Título(s) alternativo(s): Gender, work and inequalities: the case of administrative technicians at UFRRJ
Autor(es): Berriel, Julliane Sobral
Orientador(a): Guedes, Moema de Castro
Primeiro membro da banca: Guedes, Moema de Castro
Segundo membro da banca: Oliveira, Marcella Beraldo de
Terceiro membro da banca: Cordeiro, Marina de Carvalho
Palavras-chave: Gênero;Divisão sexual do trabalho;Trabalho;Universidade;Gender;Sexual division of labor;Work;University
Área(s) do CNPq: Sociologia
Sociologia
Idioma: por
Data do documento: 12-Dez-2024
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: BERRIEL, Julliane Sobral. Gênero, trabalho e desigualdades: o caso das/os técnicas/os administrativas/os da UFRRJ. 2024. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Resumo: O presente estudo investiga a Categoria dos Técnicos Administrativos (TAES) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), objetivando conhecer quais são os desafios atrelados às relações de gênero e enfrentados pelas mulheres técnica-administrativas, ocupantes de cargo ou função de direção, da administração pública da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. De modo mais amplo busca-se discutir a inserção da mulher no mercado de trabalho no âmbito nacional. Trata-se de uma investigação exploratória e descritiva de dados relativos às técnica-administrativas, com abordagem transversal de dados obtidos na Universidade, dentro do recorte temporal entre os anos de 2007 e 2021 (período de crescimento da instituição). Tal pesquisa faz-se necessária para refletir sobre políticas de enfrentamento da desigualdade de gênero nas instituições públicas já que poucos estudos estão voltados para essa categoria, e ainda no século XXI, vivemos os reflexos das raízes patriarcais, mesmo após todas as conquistas no decorrer da história. As assimetrias entre homens e mulheres mantém-se e propagam-se nas relações sociais vigentes. Essa dominação se estende até os dias atuais, através de práticas de exclusão e menores chances de crescimento nas carreiras vivenciadas pelas mulheres nos mais diversos campos.
Abstract: The present study investigates the Category of Administrative Technicians (TAES) at the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ), aiming to understand the challenges linked to gender relations and faced by technical-administrative women, occupying management positions or functions, from the public administration of the Federal Rural University of Rio de Janeiro – UFRRJ. More broadly, we seek to discuss the insertion of women in the job market at the national level. This is an exploratory and descriptive investigation of data relating to administrative techniques, with a cross-sectional approach to data obtained at the University, within the time frame between the years 2007 and 2021 (the institution's growth period). Such research is necessary to reflect on policies to combat gender inequality in public institutions since few studies are focused on this category, and even in the 21st century, we live the reflections of patriarchal roots, even after all the achievements during the history. Asymmetries between men and women remain and spread in current social relations. This domination extends to the present day, through exclusionary practices and lower chances of career growth experienced by women in the most diverse fields.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21179
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Sociais

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