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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21404
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Corpo e voz das mulheres negras nos movimentos de resistência negra na igreja católica na cidade de São Paulo |
Título(s) alternativo(s): | Body and voice of black women in black resistance movements in the catholic church in the city of São Paulo |
Autor(es): | Oliveira, Simone Almeida de |
Orientador(a): | Malachias, Rosangela |
Primeiro membro da banca: | Malachias, Rosangela |
Segundo membro da banca: | Quintão, Antonia Aparecida |
Terceiro membro da banca: | Silva, Célia Regina da |
Quarto membro da banca: | Nascimento, Giovana Xavier da Conceição |
Palavras-chave: | Educação Antirracista;Irmandades Negras;Memória;Mulheres Negras;Pastoral Afro-Brasileira;Antiracist Education;Black Sisterhoods;Memory;Black Women |
Área(s) do CNPq: | Sociologia |
Idioma: | por |
Data do documento: | 27-Fev-2024 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citação: | OLIVEIRA, Simone Almeida. Corpo e voz das mulheres negras nos movimentos de resistência negra na igreja católica na cidade de São Paulo. 2024. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2024. |
Resumo: | A pesquisa está pautada na ação de mulheres negras que integram as Irmandades Negras Religiosas e a Pastoral Afro-Brasileira, ambas da cidade de São Paulo, e investiga como essa presença pode contribuir para permanência e continuidade dessas Instituições. Trazemos dados que colaboram com a hipótese de que o resgate e a valorização da herança africana no Brasil estão relacionados ao reconhecimento político de uma identidade cultural e uma das possibilidades é que a aproximação a elementos identitários deve se dar tanto pela tradição oral quanto pela educação formal (Bâ, 2010). Tal constatação nos permite associar a ação dessas mulheres com os quatro Pilares da Educação (Delors, 2003) e a filosofia Ubuntu (Ramose, 2010). Nosso objetivo é dar ouvidos às vozes das protagonistas destes movimentos, além de documentar e propagar suas narrativas, para que possam dizer, sob sua perspectiva, como estão pautadas as lutas de resistência negra dentro da Igreja (Gonzalez, 1982). Com a premissa de encontrar uma metodologia outra que valorize as histórias de vida como meio para uma educação antirracista, nos aproximamos do conceito de início, meio e começo de novo (Santos, 2015). A partir de uma perspectiva empírica, examinamos a participação política das integrantes e dos grupos enfatizando e destacando o papel das mulheres na luta contra as desigualdades sociais e de raça. A história de vida subsidia essa análise. O método utilizado favorece que os corpos, dos quais nos aproximamos, estejam juntos à autora na transcrição das entrevistas (Alberti, 2018), performance que compõe as histórias de vida narradas nesta pesquisa (Martins, 2021). Os resultados são base para a elaboração de um material paradidático, que seja distribuído para os núcleos educacionais, como subsídio a ser utilizado nos espaços formais de educação. Os resultados podem ainda compor a elaboração de políticas públicas e afirmativas nas áreas da educação e cultura, contribuindo para o avanço do diálogo entre sociedade civil e sistemas formais e não formais de ensino. |
Abstract: | The research is based on the actions of black women who are part of the Black Sisterhoods, both in the city of São Paulo, and how this presence can contribute to the permanence and continuity of these institutions. We present data that contributes to the hypothesis that the rescue and appreciation of African heritage in Brazil is related to the political recognition of its cultural identity and one of the possibilities is that the approach to elements of identity should take place through both oral tradition and formal education (Bâ, 2010). This allows us to associate the actions of these women with the four Pillars of Education (Delors, 2003) and the ubuntu philosophy (Ramose,2010). Our aim is to listen to the voices of the protagonists of these movements, to document and disseminate their narratives, so that they can say, from their perspective, how the struggles of black resistance are guided within the Church. With the premise of finding another methodology that values life stories as a means of anti-racist education, we approached the concept of beginning, middle and beginning again (Santos, 2015). From an empirical perspective, we examined the political participation of the members and the groups, emphasizing and highlighting the role of women in the fight against social and racial inequalities. Life history supports this analysis. The method used allows the bodies we approach to be together with the author in the transcription of the interviews (Alberti, 2018) and the ubuntu philosophy constitute the life stories narrated in this research (Martins, 2021). The results are the basis for the preparation of a paradidatic material to be distributed to educational centers, as a subsidy to be used in formal educational spaces. The results can also be used to draw up public and affirmative policies in the areas of education and culture, helping to advance the dialog between civil society and formal and non-formal education systems. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21404 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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