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Tipo do documento: Dissertação
Título: Políticas públicas de ordenamento territorial no baixo Amazonas (PA): uma análise a partir das políticas e programas dos governos federal e estadual na área de influência da rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém).
Título(s) alternativo(s): Public policies on land use in the lower Amazon (PA): an analysis of federal and state governments policies and programs in the area of influence of BR-163 (Cuiabá-Santarém)
Autor(es): Ferreira, Fernanda do Socorro Santos
Orientador(a): Leite, Sergio Pereira
Primeiro membro da banca: Leite, Sergio Pereira
Segundo membro da banca: Medeiros, Leonilde Servolo de
Terceiro membro da banca: Sauer, Sergio
Palavras-chave: políticas públicas;ciclo de políticas públicas;ordenamento territorial;BR- 163, Baixo Amazonas.;public policies;public policy cycle;planning;BR-163, Lower Amazon
Área(s) do CNPq: Sociologia
Idioma: por
Data do documento: 1-Set-2010
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade
Citação: FERREIRA, F.S.S. Políticas públicas de ordenamento territorial no Baixo Amazonas (PA): uma análise a partir das políticas e programas dos Governos Federal e Estadual na área de influência da rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém). 2010. 284 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2010.
Resumo: A rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém) foi inaugurada em 1976 como parte de um plano destinado a integrar a Amazônia ao restante do país. Em meados dos anos 90, a Cuiabá- Santarém voltou a adquirir importância devido à decisão governamental de completar a sua pavimentação visando baratear os custos de transporte da produção de soja no estado do Mato Grosso e incentivar a expansão agrícola em uma das regiões mais importantes em termos de sociobiodiversidade da Amazônia. O debate sobre a questão colocou de um lado representantes dos setores produtivos e comerciais pressionando o Governo Federal para agilizar o asfaltamento da rodovia que possui um papel estratégico para o transporte de seus produtos, e de outro organizações sociais e ambientais propondo o estabelecimento de um processo de planejamento que fizesse dessa estrada um eixo indutor de desenvolvimento. Diante desse cenário, o Executivo Federal investiu na elaboração de um conjunto de políticas públicas envolvendo a participação de diferentes esferas de governo e segmentos da sociedade civil organizada, dando origem ao Plano de Desenvolvimento Regional para a Área de Influência da Rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém). Este estudo analisa as diferentes etapas de concepção, formulação e tomada de decisão de uma política pública, tendo como referência algumas iniciativas de planejamento regional e o ordenamento territorial desenvolvidas pelo Governo Federal e o Estado do Pará no entorno da rodovia. O estudo adotou como referencial teórico a abordagem do ciclo de políticas públicas. Os procedimentos metodológicos utilizados envolveram a pesquisa secundária e a realização de 50 entrevistas com representações de instituições governamentais e organizações não-governamentais nas escalas regional, estadual e nacional. Os resultados da pesquisa apontam a transformação de uma demanda local em um problema a ser tratado pela agenda governamental. Isso foi possível devido à mobilização de segmentos da sociedade civil em torno dos efeitos da pavimentação da rodovia, a atuação de empreendedores políticos e as mudanças ocorridas no Governo Federal que produziram um contexto favorável para a formulação dessas políticas públicas. Porém à falta de consenso entre as instituições e organizações envolvidas fez com que várias ações planejadas não fossem executadas. Recentemente, parte dessa agenda de políticas públicas foi incorporada pelo Governo do Pará que possui, em seus quadros políticos e funcionais, lideranças e assessores dos movimentos sociais e ambientais envolvidos no debate sobre a pavimentação da Cuiabá-Santarém. Mais uma vez, no entanto, as medidas adotadas parecem seguir um curso diferente daquele para o qual foram inicialmente concebidas, pelo menos em relação ao ordenamento territorial.
Abstract: The BR-163 (Cuiabá-Santarém) was inaugurated in 1976 as part of a plan, designed to integrate the Amazon with the rest of the country. In the mid-90s, the Cuiabá-Santarém again become important because of the government's decision to complete your flooring in order to cheaper the transportation costs of soybean production in Mato Grosso and encourage agricultural expansion in one of the most important regions, in the eyes of sociobiodiversity aspect of the Amazon. The question’s debate put to one side representatives of the productive sectors and trade, pressing the Federal Government to expedite the highway paving, a point that has a strategic role for the transport of their products, and in the other side the social and environmental organizations proposing the establishment of a planning process that would made this road one development inductor axis. Given this scenario, the Federal Executive Government has invested in a set of public policies developing, involving the participation of different levels of government and segments of civil society, giving rise to the Regional Development Plan for the Area of Influence of the BR-163 (Cuiabá Santarém). This study examines the various stages of design, formulation and decision making of a public policy, with reference to some initiatives for regional planning and territorial arrangement undertaken by the Federal Government and the State of Pará around the highway. The study adopted as a theoretical reference the approach to the cycle of public policy. Methodological procedures used involved secondary research and interviews with 50 representatives of governmental and non governmental organizations at the regional, state and national levels. The survey results point to the transformation of a local demand in a problem to be addressed by the governmental agenda. This was possible due to the mobilization of civil society groups around the effects of paving the highway, the role of political entrepreneurs and changes in the Federal Government that have produced an environment conducive to the formulation of these policies. But the lack of consensus among institutions and organizations involved made that several planned actions were not implemented. Recently, part of the public policy agenda has been incorporated by the Government of Pará that has, in their political and functional framework, leaders and advisers of social movements and environmental issues involved in the debate on the paving of the Cuiabá-Santarem. Again, however, the measures taken seem to follow a different course than that for which they were originally designed, at least in relation to land use.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22156
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

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