Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22169
Tipo do documento: Dissertação
Título: Prefeitura do Rio de Janeiro, a Sebastiana e um Carnaval de Dados: a gestão de uma folia (2009/24)
Autor(es): Alencar, Bruno Holanda Moura
Orientador(a): Silva, Lucia
Primeiro membro da banca: Silva, Lucia
Segundo membro da banca: Costa, Aldenilson dos Santos Vitorino
Terceiro membro da banca: Baptista, Vinícius Ferreira
Quarto membro da banca: Martins, Rogeria da Silva
Palavras-chave: Carnaval;Sebastiana;Prefeitura;Gestão Pública;Carnival;Sebastiana;City Hall;Public Management
Área(s) do CNPq: Ciência Política
Economia
Idioma: por
Data do documento: 16-Ago-2024
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas
Citação: ALENCAR, Bruno Holanda Moura.Prefeitura do Rio de Janeiro, a Sebastiana e um Carnaval de Dados: a gestão de uma folia (2009/24). 2024. 135 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024.
Resumo: Esta dissertação examina a atuação do Estado na gestão do carnaval de rua do Rio de Janeiro no período entre 2009 e 2024, com ênfase na relação da prefeitura do Rio de Janeiro com a Liga SEBASTIANA, uma associação de blocos carnavalescos. A análise destaca a evolução das práticas de gestão do evento, abordando a disciplinarização dos desfiles, a eficiência organizacional e a transformação do carnaval em um ativo mercadológico, promovido pela prefeitura no período tratado. A dissertação utiliza o conceito de política pública top-down para explorar as tensões e resistências entre a centralização governamental e a participação dos organizadores dos blocos e propõe uma abordagem híbrida, combinando controle centralizado com participação ativa dos blocos, porém o foco está na análise da gestão pública mais eficiente e colaborativa do evento cuja efetividade envolve uma multiplicidade de agentes
Abstract: This dissertation examines the role of the State in managing Rio de Janeiro's street carnival between 2009 and 2024, with an emphasis on the relationship between the Rio de Janeiro city hall and the SEBASTIANA League, an association of carnival blocks. The analysis highlights the evolution of event management practices, addressing the regulation of parades, organizational efficiency, and the transformation of the carnival into a marketable asset promoted by the city hall during this period. The dissertation uses the top-down public policy concept to explore the tensions and resistances between governmental centralization and the participation of block organizers. It proposes a hybrid approach, combining centralized control with active participation of the blocks, focusing on a more efficient and collaborative public management of the event, whose effectiveness involves a multiplicity of agents.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22169
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruno Holanda Moura Alencar.Pdf3.78 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.