Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22171| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | Estudantes do Ensino Fundamental discutem características de números decimais com o uso da calculadora |
| Other Titles: | Elementary Students discuss characteristics of decimal numbers with the use of the calculator |
| Authors: | Aguiar, Tiago Campos de |
| Orientador(a): | Kindel, Dora Soraia |
| Primeiro membro da banca: | Kindel, Dora Soraia |
| Segundo membro da banca: | Assis, Alexandre Rodrigues |
| Terceiro membro da banca: | Pinto, Gisela Maria da Fonseca |
| Keywords: | Números decimais;atividades investigativas;finito e infinito;dízimas periódicas;Decimal numbers;investigative activities;finite and infinite;repeating decimals |
| Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 6-Dec-2024 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Educação |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
| Citation: | AGUIAR, Tiago Campos. Estudantes do Ensino Fundamental discutem características de números decimais com o uso da calculadora. 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024. |
| Abstract: | O presente trabalho aborda uma proposta pedagógica para as aulas de Matemática no Ensino Fundamental séries finais que dialogue com o aprendizado de aspectos dos números racionais, em particular na transformação das frações em números decimais usando a calculadora, sob a perspectiva de uma abordagem investigativa através de questões abertas com o intuito de promover a reflexão sobre as descobertas. Iniciamos com uma análise de livros do 4º ao 5º ano para identificar de que forma os autores abordam o conceito de número racional em suas múltiplas facetas. Após uma pesquisa bibliográfica, busca-se desenvolver e sugerir tarefas, através de uma sequência de questionamentos que auxilie os discentes na aprendizagem dos números decimais a partir da análise de regularidades na transformação das frações com denominadores seis em números decimais. O objetivo é garantir uma aprendizagem significativa da matemática e promover uma conscientização reflexiva para os alunos do fundamental - anos finais. Essa pesquisa justifica-se a partir da necessidade de se pensar em possibilidades para o ensino de matemática especificamente para alunos do 6° ano Ensino Fundamental - anos finais que contribuíssem para melhor aprendizado dos mesmos. Diante da metodologia qualitativa e observação participante, enquanto docente da escola (professor-pesquisador) a análise de dados deu-se através dos registros do professor durante a aplicação das tarefas dos alunos em atividade. Percebeu-se na pesquisa, que a análise dos livros didáticos do 5º e 6º anos apresentam uma abordagem muito próxima dos conteúdos e, ao desenvolver as atividades usando a calculadora os estudantes puderam identificar padrões existentes nos resultados. Também detectamos que os estudantes tiveram dificuldades em compreender e identificar o resto e o quociente, ou seja, elementos do algoritmo da divisão. |
| Abstract: | This paper addresses a pedagogical proposal for Mathematics classes in the final grades of Elementary School that discusses the learning of aspects of rational numbers, particularly in the transformation of fractions into decimals using a calculator, from the perspective of an investigative approach through open questions with the aim of promoting reflection on the discoveries. We began with an analysis of books from the 4th to 5th grades to identify how the authors approach the concept of rational numbers in its multiple facets. After a bibliographical research, we seek to develop and suggest tasks, through a sequence of questions that help students learn decimal numbers from the analysis of regularities in the transformation of fractions with denominators six into decimal numbers. The objective is to ensure significant learning of mathematics and promote reflective awareness for students in the final grades of Elementary School. This research is justified by the need to think of possibilities for teaching mathematics specifically to students in the 6th grade of Elementary School that would contribute to their better learning. Using qualitative methodology and participant observation, as a teacher at the school (teacher-researcher), data analysis was carried out through the teacher's records during the application of the students' tasks in the activity. It was noted in the research that the analysis of the 5th and 6th grade textbooks presented an approach very close to the content and, when developing the activities using the calculator, the students were able to identify patterns existing in the results. We also detected that the students had difficulty understanding and identifying the remainder and the quotient, that is, elements of the division algorithm. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22171 |
| Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2024 - Tiago Campos de Aguiar.Pdf | 2.33 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
