Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22264
Tipo do documento: TCC
Título: Comportamentos magnéticos na matéria: uma proposta de abordagem e ensino baseada em ferramentas computacionais.
Autor: Silveira, Michel Xisto Silva
Palabras clave: Propriedades magneticas;Modelo de Ising;Ensino de Física;Magnetic properties;Ising model;Physics teaching
Fecha de publicación: 2022
Citación: SILVEIRA, Michel Xisto Silva . Comportamentos magnéticos na matéria: uma proposta de abordagem e ensino baseada em ferramentas computacionais. 2022. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em física). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
Resumen: As propriedades magneticas dos materiais s ´ ao conhecidas h ˜ a s ´ eculos por povos antigos de ´ diversas localidades ao redor do mundo e ao longo dos seculos tem sido motivo de interesse ´ de muitos pesquisadores. Com o passar dos anos, muitos modelos e metodos foram usados ´ para explicar essas propriedades e um deles e conhecido como Modelo de Ising. Apesar de ser ´ utilizado em diversas areas da F ´ ´ısica, com aux´ılio de metodos computacionais poderosos, ele ´ nao se faz presente na grade curricular do curso de Licenciatura em F ˜ ´ısica da UFRRJ. Visando introduzir os conceitos associados ao modelo, neste trabalho sera apresentada uma proposta ´ didatica de abordagem, a partir da revis ´ ao hist ˜ orica da descoberta dos fen ´ omenos magn ˆ eticos, ´ com a utilizac¸ao de ferramentas e recursos baseados nas TDICs que permitem contemplar a ˜ formac¸ao do F ˜ ´ısico-educador e do F´ısico-pesquisador. Ao final e apresentada uma reflex ´ ao˜ sobre a proposta, a partir dos resultados das avaliac¸oes realizadas pelos estudantes durante a ˜ abordagem do tema.
Abstract: The magnetic properties of materials have been known for centuries by ancient peoples from various locations around the world and have been of interest to many researchers over the centuries. Over the years, many models and methods have been used to explain these properties, one of which is known as the Ising Model. Although it is used in several areas of Physics, with the help of powerful computational methods, it is not included in the curriculum of the Physics Degree course at UFRRJ. Aiming to introduce the concepts associated with the model, this work will present a didactic approach proposal, based on the historical review of the discovery of magnetic phenomena, with the use of tools and resources based on ICTs that allow contemplating the training of the Physicist-educator and the Physicist-researcher. At the end, a reflection on the proposal is presented, based on the results of the evaluations carried out by the students during the approach to the theme.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22264
Aparece en las colecciones:Monografias do Curso de Física

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2022_Michel-Xisto-Silva-Silveira-2013185209.pdf2.13 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.