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Tipo do documento: Dissertação
Title: Habilidades sociais e organização coletiva para acesso ao mercado: o caso UNACOOP e do Pavilhão da Agricultura Familiar na CEASA RJ
Other Titles: Social skills and collective organization for market access: the UNACOOP case and the Family Farming Pavilion at CEASA RJ
Authors: Vieira, Jonas Nunes
Orientador(a): Escher, Fabiano
Primeiro membro da banca: Escher, Fabiano
Segundo membro da banca: Miranda, Jaime Rodrigo da Silva
Terceiro membro da banca: Monteiro, Cristiano Fonseca
Keywords: Agricultura familiar;Abastecimento alimentar;CEASA;Sociologia econômica;Habilidades sociais;Family farming;Food supply;Economic sociology;Social skills
Área(s) do CNPq: Sociologia
Sociologia
Idioma: por
Issue Date: 19-Dec-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade
Citation: VIEIRA, Jonas Nunes. Habilidades sociais e organização coletiva para acesso ao mercado: o caso UNACOOP e do Pavilhão da Agricultura Familiar na CEASA RJ. 2024. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Abstract: A Unidade Grande Rio da Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro S.A. – CEASA-RJ abriga o Pavilhão 30, correspondente a 2000m² destinados à comercialização de produtos com origem na agricultura familiar do estado do Rio de Janeiro. Sob administração da UNACOOP - União das Associações e Cooperativas dos Pequenos Produtores Rurais do Estado do Rio de Janeiro, o pavilhão 30 – também conhecido como Pavilhão da Agricultura Familiar - é um território comercial da agricultura familiar fluminense, conquistado pela união de associações e cooperativas de pequenos produtores rurais. A trajetória da UNACOOP e a conformação de sua atuação como elo entre associações e cooperativas locais e as principais vias de escoamento da produção – com destaque para o mercado institucional - serão analisadas no sentido de localizar esta organização no campo socioeconômico no qual está inserida. Para que se possa descrever de que maneira o Pavilhão 30 da CEASA-RJ é responsável pela promoção de acesso ao mercado pela agricultura familiar do estado do Rio de Janeiro, pretendemos inicialmente localizar esta iniciativa no campo econômico em que está inserida, tendo em vista o objetivo de investigar as habilidades sociais da UNACOOP e seus agentes para abarcar interesses de suas integrantes e implementar estratégias de acesso ao mercado bem seus principais desdobramentos junto à base produtiva estadual. Tomamos como referência conceitos da sociologia econômica de campo e de habilidades sociais e procuramos analisar o caso em estudo por meio de uma abordagem que pode ser descrita como neoinstitucionalista (FLIGSTEIN & MACADAM 2012; POWELL & BROMLEY, 2015). Nossa opção metodológica pelo estudo de caso, nos permite analisar de forma quali- quantitativa a instituição e seu contexto, uma vez que se definem mutuamente, sendo possível a compreensão adequada das partes apenas pela observação do todo (YIN, 1994). A pesquisa revelou que a UNACOOP se consolidou como mediadora essencial no acesso da agricultura familiar fluminense aos mercados institucionais, estruturando-se como uma organização híbrida e articulando redes de apoio por meio das habilidades sociais de suas lideranças.
Abstract: The Grande Rio Unit of Supply Centers of the State of Rio de Janeiro S.A. – CEASA-RJ houses Pavilion 30, corresponding to 2000m² for the sale of products originating in family farming in the state of Rio de Janeiro. Under the administration of UNACOOP - Union of Associations and Cooperatives of Small Rural Producers of the State of Rio de Janeiro, pavilion 30 - also known as the Family Agriculture Pavilion - is a commercial territory of family farming in Rio de Janeiro, conquered by the union of associations and cooperatives of small rural producers. The trajectory of UNACOOP and the conformation of its performance as a link between local associations and cooperatives and the main routes of production flow - with emphasis on the institutional market - will be analyzed in order to locate this organization in the socioeconomic field in which it is inserted. In order to describe how Pavilion 30 of CEASA-RJ is responsible for promoting market access by family farming in the state of Rio de Janeiro, we intend to initially locate this initiative in the economic field in which it is inserted, with the objective of investigating the social skills of UNACOOP and its agents to encompass the interests of its members and implement market access strategies as well as its main developments together with the to the state productive base. We took concepts from field economic sociology and social skills as a reference and sought to analyze the case study through an approach that can be described as neo-institutionalist (FLIGSTEIN & MACADAM, 2012; POWELL & BROMLEY, 2015). Our methodological option for the case study allows us to analyze the institution and its context in a qualitative and quantitative way, since they mutually define each other, and it is possible to adequately understand the parts only by observing the whole (YIN, 1994). The research revealed that UNACOOP has consolidated itself as an essential mediator in the access of family farming in Rio de Janeiro to institutional markets, structuring itself as a hybrid organization and articulating support networks through the social skills of its leaders.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22272
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

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