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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22706| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | O uso das tecnologias digitais na valorização do lugar no ensino de geografia: bem-vindos a Avelar, Paty do Alferes – RJ |
| Otros títulos: | The use of digital technologies in valuing the place in geography teaching: welcome to Avelar, Paty do Alferes -RJ |
| Autor: | Ribeiro, Fernanda Santana |
| Orientador(a): | Cardoso, Cristiane |
| Primeiro membro da banca: | Cardoso, Cristiane |
| Segundo membro da banca: | Giodani, Ana Claudia Carvalho |
| Terceiro membro da banca: | Santos, Clézio dos |
| Palabras clave: | Ensino de Geografia;Tecnologias Digitais;Mapa Colaborativo;Geography Teaching;Digital Technologies;Collaborative Map |
| Área(s) do CNPq: | Educação |
| Idioma: | por |
| Fecha de publicación: | 22-may-2023 |
| Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
| Citación: | RIBEIRO, Fernanda Santana. O uso das tecnologias digitais na valorização do lugar no ensino de geografia: bem-vindos a Avelar, Paty do Alferes – RJ. 2023. 166 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2023. |
| Resumen: | Os dias 15 que se tornaram 517 mudaram não apenas a ideia do amanhã não poder chegar, mas a vivência com o luto constante, além do descreditar na ciência e nas vacinas e a luta por sobrevivência contra uma doença que, apesar dos avanços nas pesquisas, ainda é temida. Nos anos de 2020 e 2021, em função da pandemia, vivenciamos uma expansão do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) nas escolas. Sem elas, o ensino, mesmo que realizado de forma precarizada, não teria sido possível. Escola, professores e estudantes precisaram se adaptar a esse novo modelo de ensino. Contudo, sabe-se que as condições de acesso aos recursos digitais são desiguais e, também por isso, um desafio usá-las no ambiente escolar. Nosso objetivo geral foi analisar os principais desafios e possibilidades do uso das geotecnologias e da ressignificação das mídias sociais no ensino de Geografia a partir da realidade de uma escola localizada na cidade de Paty do Alferes, no interior do estado do Rio de Janeiro. O recorte espacial desta pesquisa é a Escola Municipal José Eulálio de Andrade, localizada no bairro de Avelar, no município de Paty do Alferes, com os alunos do Ensino Fundamental II. Para compreensão do espaço geográfico, foi realizado, por meio da narrativa oral dos habitantes e de algumas bibliografias, um levantamento histórico sobre o Distrito de Avelar e a sua importância na história do Vale do Café Fluminense e na História do Brasil. É uma pesquisa do tipo pesquisa-ação, a partir da qual minhas atividades pedagógicas foram analisadas e avaliadas constantemente. Para o desenvolvimento da pesquisa, trabalhamos duas atividades pedagógicas distintas nesse período: (1) a mídia social TikTok como ferramenta de ensino para análise de fenômenos e elementos do município de Paty do Alferes. Foram produzidos vídeos curtos, com pequenos resumos, de forma descontraída, conseguindo o engajamento dos alunos, fossem nos comentários, fossem nas atividades e nas sugestões; e (2) Relato do mapeamento coletivo do bairro de Avelar, realizado no Google Earth pelo olhar do lugar geográfico dos Alunos-Autores moradores do bairro. A construção do mapa foi uma tentativa de lidar com o isolamento social e com a distância da escola, além de proporcionar novas atividades que não seriam possíveis no espaço escolar, devido às especificações do Google Earth. Diante disso, verificou-se que o ensino com o uso das TDIC’s requer planejamento, tempo, formação continuada, compreensão da equipe pedagógica da unidade escolar e acesso às ferramentas. Portanto, é possível ressignificar as mídias sociais para fins pedagógicos, reconhecendo que as ferramentas do segmento geotecnologias, apesar de todas as suas funcionalidades, enfrentam restrições e dificuldade para seu uso em um ambiente de poucos recursos. Contudo, avaliamos ser possível realizar um trabalho com resultados positivos nos âmbitos pedagógico e social. |
| Abstract: | The 15 days that became 517 changed not only the idea that tomorrow could not come, but the experience of constant mourning, in addition to discrediting science and vaccines and the fight for survival against a disease that, despite advances in research, it is still feared. In the years 2020 and 2021, due to the pandemic, we experienced an expansion in the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in schools. Without them, teaching, even if carried out in a precarious way, would not have been possible. School, teachers and students had to adapt to this new teaching model. However, it is known that the conditions of access to digital resources are unequal and, for this reason, it is a challenge to use them in the school environment. Thinking of alternatives to reduce this distance, we present in this dissertation the use of digital technologies beyond simple support to traditional classes. Our general objective was to analyze the main challenges and possibilities of the use of geotechnologies and re-signification of social media in geography teaching from the reality of a school located in the city of Paty do Alferes, in the interior of the state of Rio de Janeiro. The spatial focus of this research is José Eulálio de Andrade Municipal School, located in the neighborhood of Avelar, in the municipality of Paty do Alferes, with students from Middle School. In order to understand the geographic space, a historical survey of the District of Avelar and its importance in the history of Fluminense Coffee Valley and in the History of Brazil was carried out through oral narrative of the inhabitants and some bibliographies. It is an action-research type of research, from which my pedagogical activities will be constantly analyzed and evaluated. For the development of the research, we worked on two distinct pedagogical activities during this period: (1) the TikTok social media as a teaching tool for analyzing phenomena and elements in the municipality of Paty do Alferes. Short videos were produced, with small summaries, in a casual way, achieving the students' engagement, whether in comments, activities or suggestions; and (2) Report on the collective mapping of Avelar’s neighborhood, carried out in Google Earth through the perspective of the geographical location of the Student-Authors who live in the neighborhood. The map’s construction was an attempt to deal with social isolation and distance from school, in addition to providing new activities that would not be possible in school space, due to Google Earth specifications. Hence, it was found that teaching with use of DICT's requires planning, time, continuing education, understanding of pedagogical team of the school unit and access to tools. Therefore, it is possible to re- signify social media for pedagogical purposes, recognizing that tools of the geotechnologies segment, despite all their functionalities, face restrictions and difficulties in their use in an environment with few resources. However, we believe that it is possible to carry out work with positive results in the pedagogical and social spheres. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22706 |
| Aparece en las colecciones: | Mestrado em Geografia |
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