Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22720
Tipo do documento: Tese
Título: Gênero e ciência: Mulheres e a produção do conhecimento na UFRRJ
Título(s) alternativo(s): Gender and science: women and the production of knowledge at UFRRJ
Autor(es): Assumpção, Andreia dos Santos Barreto Monsores de
Orientador(a): Guedes, Moema de Castro
Primeiro membro da banca: Guedes, Moema de Castro
Segundo membro da banca: Bonnet, Annabelle
Terceiro membro da banca: Luz, Luiz Otavio Ferreira da
Quarto membro da banca: Silva Junior, Aureliano Lopes da
Quinto membro da banca: Luna, Naara Lúcia de Albuquerque
Palavras-chave: gênero;universidade;ciência;gender;university;science
Área(s) do CNPq: Sociologia
Idioma: por
Data do documento: 19-Dez-2024
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: ASSUMPÇÃO, Andreia dos Santos Barreto Monsores de. Gênero e ciência: mulheres e a produção do conhecimento na UFRRJ. 2024. 204 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, 2024.
Resumo: A pesquisa “Gênero e ciência: mulheres e a produção do conhecimento na UFRRJ” analisa a condição feminina na ciência e na universidade a partir de uma perspectiva interseccional, que articula gênero, raça e classe como categorias estruturantes da experiência acadêmica. Tendo como estudo de caso a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a investigação examina como as desigualdades se manifestam e são contestadas no cotidiano universitário, evidenciando não apenas os obstáculos enfrentados pelas mulheres, mas também suas práticas de resistência, com ênfase nas trajetórias de docentes e pesquisadoras das áreas de ciências exatas e agrárias da instituição. A UFRRJ, marcada por sua localização periférica e pela proximidade com comunidades tradicionalmente excluídas, constitui um espaço privilegiado para refletir sobre inclusão e justiça social no ensino superior. A pesquisa dialoga com estudos contemporâneos sobre a presença crescente das mulheres no ambiente acadêmico e científico, procurando observar tanto os avanços obtidos quanto as tensões estruturais e simbólicas que ainda limitam sua presença e sua contribuição para a produção do conhecimento. Por meio da análise de dados quantitativos e qualitativos, incluindo registros de lives, vídeos e interações virtuais ocorridas durante a pandemia de COVID- 19, o estudo busca compreender as dinâmicas que moldam a inserção feminina nos espaços de produção científica, bem como identificar estratégias de resistência e transformação. Assim, ao articular teoria e experiência, a pesquisa visa contribuir para o debate sobre as desigualdades de gênero, raça e classe no campo científico e evidencia como mulheres, sobretudo negras e de camadas populares, têm reconfigurado as fronteiras do saber a partir de suas práticas cotidianas, tensionando estruturas acadêmicas historicamente excludentes.
Abstract: The research “Gender and Science: Women and the Production of Knowledge at UFRRJ” analyzes the condition of women in science and academia through an intersectional perspective that articulates gender, race, and class as structuring categories of academic experience. Using the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ) as a case study, the investigation examines how inequalities manifest and are contested in everyday university life, highlighting not only the obstacles faced by women but also their practices of resistance, with particular emphasis on the trajectories of female faculty and researchers in the fields of exact and agricultural sciences. UFRRJ, shaped by its peripheral location and proximity to historically underserved communities, offers a unique setting for reflecting on inclusion and social justice in higher education. The research engages with contemporary studies on the growing presence of women in academic and scientific environments, aiming to observe both the progress achieved and the persistent structural and symbolic tensions that continue to restrict their presence and contributions to knowledge production. Through the analysis of quantitative and qualitative data, including livestream recordings, videos, and virtual interactions that took place during the COVID-19 pandemic, the study seeks to understand the dynamics shaping women's insertion in scientific spaces, as well as to identify strategies of resistance and transformation. By articulating theory and experience, the research aims to contribute to the debate on gender, racial, and class inequalities in the scientific field, and reveals how women, especially Black and working-class women, have reshaped the boundaries of knowledge through everyday practices that challenge historically exclusionary academic structures.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22720
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Sociais

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDREIA DOS SANTOS BARRETO MONSORES DE ASSUMPÇÃO.pdf2.65 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.