Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22739| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | Programa borboleta: psicoeducação para pais e cuidadores de crianças com mutismo seletivo |
| Other Titles: | Elaboration of the butterfly program: psychoeducation for parents and caregivers of children with selective mutism |
| Authors: | Torraca, Francilene Rosa |
| Orientador(a): | Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo |
| Primeiro membro da banca: | Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo |
| Segundo membro da banca: | Silva, Cristiane Moreira da |
| Terceiro membro da banca: | Seabra, Karla da Costa |
| Keywords: | Mutismo Seletivo;Tratamento Cognitivo-comportamental;Psicoeducação;Selective Mutism;Cognitive-behavioral treatment;Psychoeducation |
| Área(s) do CNPq: | Psicologia |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 3-May-2024 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Educação |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
| Citation: | TORRACA, Francilene Rosa. Programa Borboleta: psicoeducação para pais e cuidadores de crianças com mutismo seletivo. 2024. 145 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024. |
| Abstract: | Este trabalho teve por objetivo a criação de um programa, em formato on-line, para psicoeducar pais e cuidadores de crianças com mutismo seletivo, através da orientação e manejo de técnicas e estratégias que auxiliam a condução do tratamento. Mutismo Seletivo é um transtorno de ansiedade social, considerado raro, que se caracteriza pela ausência da fala em situações sociais específicas. Esse fracasso da fala não se relaciona à falta de conhecimento ou desconforto com a linguagem e, por isso, deve ser diferenciado das perturbações da fala. No tratamento do mu- tismo seletivo, os cuidadores assumem um papel crucial no processo de intervenção, atuando como co-terapeutas e modelos influenciadores dos novos comportamentos que serão exibidos por elas. Pais de crianças mutistas costumam apresentar um papel reforçador no comportamento mudo, e por este e outros comportamentos, a intervenção junto aos pais, psicoeducando-os, é de suma importância na intervenção do mutismo seletivo em crianças. Para dar conta do obje- tivo deste trabalho, foi realizada uma revisão integrativa da literatura sobre o tema, seguindo as seguintes questões norteadoras: a) existe algum programa de Psicoeducação em grupo com pais de crianças com mutismo seletivo e, se sim, como ele se estrutura?; b) como pode ser o trabalho com a família de crianças diagnosticadas com mutismo seletivo para atuar com protagonismo positivo em seu tratamento?; c) a ansiedade social e a inibição comportamental são preditores do mutismo seletivo e qual a relação entre eles? Avaliou-se o funcionamento de 68 crianças com mutismo seletivo até 12 anos de idade e as características de 23 pais de crianças com mutismo seletivo. A amostra desta pesquisa foi constituída por conveniência, recrutadas por meio da plataforma online da Associação Brasileira de Mutismo Seletivo e Ansiedade Infantil. Foi realizado um estudo exploratório, com abordagem quanti-qualitativa. Como principais re- sultados na avaliação das crianças, houve a identificação da prevalência dos transtornos inter- nalizantes; foi possível observar características associadas ao mutismo seletivo – que incluem não apenas aquelas baseadas na ansiedade, mas também em características temperamentais, como timidez, negativismo; problemas sociais, como isolamento e retraimento; e características de oposição, tais como acessos de raiva. Outro resultado importante foi a prevalência de pro- blemas atentivos nas crianças. Em relação a avaliação dos pais, ficou evidente a manifestação de comportamentos internalizantes com traços de depressão e ansiedade em maior número, as- sim como comportamentos de evitação. Ao final, foi possível a estruturação do programa de psicoeducação, composto por 08 encontros de 90 minutos, que visa fornecer psicoeducação aos pais sobre o mutismo seletivo, incluindo como gerenciá-lo em situações cotidianas, como lidar com comentários negativos de outras pessoas, como reagir quando o filho começa a falar e como dar apoio ao filho quanto a questões do ambiente escolar. |
| Abstract: | This project aimed to create a program, in an online format, to psychoeducate parents and care- givers of children with selective mutism, through guidance and management of techniques and strategies that help conduct treatment. Selective Mutism is a social anxiety disorder, considered rare, which is characterized by the absence of speech in specific social situations. This speech failure is not related to a lack of knowledge or discomfort with language and, therefore, must be differentiated from speech disorders. In the treatment of selective mutism, caregivers play a crucial role in the intervention process, acting as co-therapists and influencing models of the new behaviors that will be exhibited by them. Parents of mutistic children usually play a rein- forcing role in mute behavior, and for this and other behaviors, intervention with parents, psy- choeducating them, is of utmost importance in the intervention of Selective Mutism in children. To achieve this objective, an integrative review of the literature on the topic was carried out, following the following guiding questions: “Is there a group psychoeducation program with parents of children with selective mutism? How is it structured? How can we work with families of children diagnosed with selective mutism to play a positive role in their treatment? Are social anxiety and behavioral inhibition predictors of selective mutism and what is the relationship between them?”; the functioning of 68 children with MS up to 12 years of age was evaluated; and the characteristics of 23 parents of children with selective mutism. The sample for this research was constituted by convenience, recruited through the online platform of the Brazilian Association of Selective Mutism and Childhood Anxiety. An exploratory study was carried out, with a quantitative-qualitative approach. The main results in the assessment of children were the identification of the prevalence of internalizing disorders; it was possible to observe char- acteristics associated with MS - which include not only those based on anxiety, but also tem- peramental characteristics, such as shyness, negativism; social problems such as isolation and withdrawal; and oppositional characteristics, such as temper tantrums. Another important result was the prevalence of attention problems in children. In relation to the parents' assessment, the manifestation of internalizing behaviors with traces of depression and anxiety in greater num- bers, as well as avoidance behaviors, was evident. In the end, it was possible to structure the psychoeducation program, consisting of 8 90-minute meetings, which aims to provide psy- choeducation to parents about selective mutism: how to manage it in everyday situations, how to deal with negative comments from other people, how to react when your child starts talking and how to support your child regarding issues involving the school environment. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22739 |
| Appears in Collections: | Mestrado em Psicologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2024 - Francilene Rosa Torraca.Pdf | 6.77 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
