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Tipo do documento: Dissertação
Título: F. Processos de subjetivação das adolescências: cartografia das linhas de forças no contexto escolar neoliberal
Título(s) alternativo(s): Adolescent subjectivation processes: cartography of lines of force in the neoliberal school context
Autor(es): Pereira Júnior, Luis Claudio Saraiva
Orientador(a): Rocinholi, Luciene de Fatima
Primeiro membro da banca: Rocinholi, Luciene de Fatima
Segundo membro da banca: Roza, Monica Maria Raphael da
Terceiro membro da banca: Princeswal, Marcelo
Quarto membro da banca: Monteiro, Rosa Cristina
Palavras-chave: Adolescências;Subjetividade;Cartografia;Escola;Neoliberal;Adolescence;Subjectivity;Cartography;School;Neoliberals
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
Data do documento: 31-Ago-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: PEREIRA JÚNIOR, Luis Claudio Saraiva, Processos de subjetivação das adolescências: cartografia das linhas de forças no contexto escolar neoliberal. 2023. 117 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Resumo: O ambiente escolar é um espaço obrigatório para todos os brasileiros, estabelecido por lei nacional, que determina a inserção dos indivíduos dos 4 aos 17 anos de idade. Devido à relevância desse período inicial e extenso na vida humana, torna-se imprescindível realizar uma investigação aprofundada sobre o funcionamento da escola em seu modelo contemporâneo neoliberal e a produção de subjetividade advinda desta instituição. O presente trabalho teve por objetivo analisar os processos de produção de subjetividade dos adolescentes inseridos no contexto escolar, buscando identificar as linhas de forças duras, maleáveis e de fuga que atravessam este território e o que é produzido a partir do encontro entre adolescências e a instituição escolar. Trata- se de uma pesquisa qualitativa utilizando o Método Cartográfico, que foi realizada a partir dos dispositivos de grupo e oficina com adolescentes do Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR) com idades entre 14 e 18 anos. Foram realizadas duas oficinas com duração média de 100 minutos, uma com o primeiro ano do ensino médio e outra com o terceiro ano, trazendo como pano de fundo a vivência no ambiente escolar contendo três perguntas-dispositivos que nortearam as oficinas: “Para que serve a escola?”, “O que vocês pensam sobre o concurso público para ingressar na escola?”, “Como seria uma escola utópica?”. Além das oficinas foram realizados exercícios de deriva e rodas de conversas que ocorreram nos espaços de convivência escolar no momento de intervalo das aulas. Ao final de cada dia, habitando o CTUR como um pesquisador-estrangeiro, um diário de bordo foi redigido com o objetivo de narrar e acompanhar os processos de subjetivação das adolescências inseridas no contexto escolar contemporâneo. Com este trabalho, identificamos que afloraram nos adolescentes linhas de forças instituintes com um poder disruptivo, em meio as linhas de forças duras e instituídas, produzidas pelo projeto político neoliberal presente em instituições e que persiste em capturar subjetividades.
Abstract: The school environment is a mandatory space for all Brazilians, established by national law, which determines the insertion of individuals from 4 to 17 years of age. Due to the conversion of this initial and extensive period in human life, it is necessary to carry out an in-depth investigation into the functioning of the school in its contemporary neoliberal model and the production of subjectivity arising from this institution. The present work aimed to analyze, through the Cartographic Method, the processes of production of subjectivity of adolescents inserted in the school context, seeking to identify the hard, malleable and escape lines of forces that cross this territory and what is produced from the encounter between adolescents and the school institution. This is a qualitative research that was carried out from group and workshop devices with adolescents from the Technical College of UFRRJ (CTUR) aged between 14 and 18 years. Two workshops with an average duration of 100 minutes were held, one with the first year of high school and the other with the third year, bringing as a background the experience in the school environment, containing three questions-devices that guided the workshops: "What is school for?", "What do you think about the public contest to enter the school?", "What would a utopian school be like?". In addition to the workshops, drift exercises and conversation circles were carried out in the school spaces during the adolescents' break. At the end of each day inhabiting the CTUR as a foreign researcher, a logbook was written with the aim of narrating and accompanying the processes of subjectivation of adolescents incorporated into the contemporary school context. With this work, we identified that instituting lines of forces with a disruptive power emerged in adolescents, amid the hard and instituted lines of forces, produced by the neoliberal political project present in institutions and that persists in capturing subjectivities.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22749
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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