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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22791| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Memórias com borboletas e mariposas: arquivo, ruína e reconstrução no patrimônio biológico de lepidoptera do museu nacional - UFRJ |
| Otros títulos: | Memories with butterflies and moths: archive, ruin and reconstruction in the biological heritage of lepidoptera of the national museum - UFRJ |
| Autor: | Nunes, Líbera Li de Lima |
| Orientador(a): | Franco, Ana Paula Perrota |
| metadata.dc.contributor.advisor2: | Taumaturgo, Thamara Zacca Bispo |
| Primeiro membro da banca: | Franco, Ana Paula Perrota |
| Segundo membro da banca: | Taumaturgo, Thamara Zacca Bispo |
| Terceiro membro da banca: | Reinheimer, Patricia |
| Quarto membro da banca: | Sá, Guilherme José da Silva e |
| Palabras clave: | memória afetiva;memória biológica;borboletas e mariposas;butterflies and moths;affective memory;biological memory |
| Área(s) do CNPq: | Sociologia Sociologia |
| Idioma: | por |
| Fecha de publicación: | 9-may-2025 |
| Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
| Citación: | NUNES, Líbera Li de Lima. Memórias com borboletas e mariposas: arquivo, ruína e reconstrução no patrimônio biológico de lepidoptera do museu nacional - UFRJ. 2025. 176 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025. |
| Resumen: | Esta dissertação propõe um olhar interdisciplinar sobre o patrimônio científico, a partir de uma etnografia situada na reconstrução da coleção de borboletas e mariposas do Museu Nacional/UFRJ, após o incêndio de 2018. Entrelaçando ciências sociais, biologia e estudos de memória, o trabalho percorre diferentes formas de lembrar e esquecer — humanas e não humanas —, discutindo as relações entre memória biológica, memória institucional e memória afetiva. O primeiro capítulo parte da convivência com larvas e adultos de Mechanitis polymnia e M. lysimnia, para pensar como a experiência com os insetos pode expandir a noção de memória, deslocando fronteiras entre natureza e cultura. O segundo capítulo acompanha osrastros do incêndio como processo histórico, simbólico e político, refletindo sobre o apagamento de memórias, a desigualdade no acesso ao patrimônio e o luto não elaborado diante da destruição. No terceiro capítulo, a reconstrução da coleção é analisada como campo de disputa e produção de sentido, destacando os papéis de técnicos, curadores e estagiários na recriação de um acervo que nunca foi neutro. A dissertação propõe que colecionar é também uma forma de lidar com a finitude — de transformar ausências em presença, perdas em gesto. Longe de oferecer uma resposta definitiva, o texto se constrói como tentativa de escuta — das borboletas, das ruínas e das pessoas —, sugerindo que a memória, como os insetos que resistem ao fogo, também migra, muda de forma e sobrevive. |
| Abstract: | This dissertation offers an interdisciplinary perspective on scientific heritage through a situated ethnography of the reconstruction of the butterfly and moth collection at the National Museum/UFRJ after the 2018 fire. Interweaving social sciences, biology, and memory studies, the work explores various modes of remembering and forgetting—both human and non-human—by discussing the relationships between biological memory, institutional memory, and affective memory. The first chapter draws on daily interactions with larval and adult specimens of Mechanitis polymnia and M. lysimnia to examine how experiences with these insects can expand our understanding of memory, blurring the boundaries between nature and culture. The second chapter follows the traces of the fire as a historical, symbolic, and political process, reflecting on the erasure of memories, the inequities in access to heritage, and the unprocessed grief stemming from destruction. In the third chapter, the reconstruction of the collection is analyzed as a field of contestation and meaning making, highlighting the roles of technicians, curators, and interns in recreating an archive that was never neutral. The dissertation argues that collecting is also a way of coping with finitude—transforming absence into presence, loss into gesture. Far from offering a definitive answer, the text is constructed as an act of listening—to butterflies, to ruins, and to people—suggesting that memory, like the insects that withstand fire, migrates, transforms, and endure. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22791 |
| Aparece en las colecciones: | Mestrado em Ciências Sociais |
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