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Tipo do documento: Tese
Título: O retrato de Hitler: a biografia como escrita historiográfica
Título(s) alternativo(s): The portrait of Hitler: biography as historiographical writing
Autor(es): Silva, Marcela de Oliveira Santos
Orientador(a): Moraes, Luis Edmundo de Souza
Primeiro membro da banca: Carvalho, Bruno Leal Pastor de
Segundo membro da banca: Gak, Igor Silva
Terceiro membro da banca: Bertonha, João Fábio
Quarto membro da banca: Souza, Adriana Barreto de
Quinto membro da banca: Moraes, Luis Edmundo de Souza
Palavras-chave: Adolf Hitler;Ian Kershaw;Historiografia;Biografia;Historiography;Biography
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Data do documento: 16-Dez-2024
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: SILVA, Marcela de Oliveira Santos. O retrato de Hitler: a biografia como escrita historiográfica. 2024. 339 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024.
Resumo: Esta tese tem o objetivo analisar por quais meios e circunstâncias, a imagem de Adolf Hitler foi produzida na escrita da biografia Hitler, 1889-1936: Hubris e Hitler, 1936-1945: Nemesi realizada pelo historiador britânico Ian Kershaw. Isto significa identificar qual retrato foi formulado por meio dos elementos narrativos da biografia, como também investigar como se realizou a operação científica – o contexto mais amplo de produção da obra, como: o lugar social, práticas e escritas do biógrafo, quem foi esse biografo e o seu ambiente intelectual; como foi o processo de construção (gestação) da imagem de Hitler em outras obras do autor; o contexto de escrita da biografia; os diálogos que existiram entre a personagem construída e as imagens já institucionalizadas de Hitler, quais eram os modelos vigente de imagens do líder do Terceiro Reich no período de escrita da obra, e, portanto, como o autor se encaixou e destoou desses padrões de escrita, etc. – que proporcionou constituir o retrato de Adolf Hitler.
Abstract: This thesis aims to analyze the means and circumstances by which the image of Adolf Hitler was produced in the writing of the biography Hitler, 1889-1936: Hubris and Hitler, 1936- 1945: Nemesis by British historian Ian Kershaw. This means identifying which portrait was formulated through the narrative elements of the biography, as well as investigating how the scientific operation - the broader context of the work's production, such as: the social place, practices and writings of the biographer, who this biographer was and his intellectual environment; how was the process of construction (gestation) of Hitler's image in other works of the author; the context of writing the biography; the dialogues that existed between the constructed character and the already institutionalized profil of Hitler, what were the prevailing models of the leader of the Third Reich in the period of writing the work, and, therefore, how the author fitted into and departed from these writing patterns, etc. -which provided to constitute the portrait of Adolf Hitler.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22795
Aparece nas coleções:Doutorado em História

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