Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22795| Tipo do documento: | Tese |
| Title: | O retrato de Hitler: a biografia como escrita historiográfica |
| Other Titles: | The portrait of Hitler: biography as historiographical writing |
| Authors: | Silva, Marcela de Oliveira Santos |
| Orientador(a): | Moraes, Luis Edmundo de Souza |
| Primeiro membro da banca: | Carvalho, Bruno Leal Pastor de |
| Segundo membro da banca: | Gak, Igor Silva |
| Terceiro membro da banca: | Bertonha, João Fábio |
| Quarto membro da banca: | Souza, Adriana Barreto de |
| Quinto membro da banca: | Moraes, Luis Edmundo de Souza |
| Keywords: | Adolf Hitler;Ian Kershaw;Historiografia;Biografia;Historiography;Biography |
| Área(s) do CNPq: | História |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 16-Dec-2024 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
| Citation: | SILVA, Marcela de Oliveira Santos. O retrato de Hitler: a biografia como escrita historiográfica. 2024. 339 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024. |
| Abstract: | Esta tese tem o objetivo analisar por quais meios e circunstâncias, a imagem de Adolf Hitler foi produzida na escrita da biografia Hitler, 1889-1936: Hubris e Hitler, 1936-1945: Nemesi realizada pelo historiador britânico Ian Kershaw. Isto significa identificar qual retrato foi formulado por meio dos elementos narrativos da biografia, como também investigar como se realizou a operação científica – o contexto mais amplo de produção da obra, como: o lugar social, práticas e escritas do biógrafo, quem foi esse biografo e o seu ambiente intelectual; como foi o processo de construção (gestação) da imagem de Hitler em outras obras do autor; o contexto de escrita da biografia; os diálogos que existiram entre a personagem construída e as imagens já institucionalizadas de Hitler, quais eram os modelos vigente de imagens do líder do Terceiro Reich no período de escrita da obra, e, portanto, como o autor se encaixou e destoou desses padrões de escrita, etc. – que proporcionou constituir o retrato de Adolf Hitler. |
| Abstract: | This thesis aims to analyze the means and circumstances by which the image of Adolf Hitler was produced in the writing of the biography Hitler, 1889-1936: Hubris and Hitler, 1936- 1945: Nemesis by British historian Ian Kershaw. This means identifying which portrait was formulated through the narrative elements of the biography, as well as investigating how the scientific operation - the broader context of the work's production, such as: the social place, practices and writings of the biographer, who this biographer was and his intellectual environment; how was the process of construction (gestation) of Hitler's image in other works of the author; the context of writing the biography; the dialogues that existed between the constructed character and the already institutionalized profil of Hitler, what were the prevailing models of the leader of the Third Reich in the period of writing the work, and, therefore, how the author fitted into and departed from these writing patterns, etc. -which provided to constitute the portrait of Adolf Hitler. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22795 |
| Appears in Collections: | Doutorado em História |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MARCELA DE OLIVEIRA SANTOS SILVA.pdf | 2.63 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
