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Tipo do documento: Dissertação
Título: Sistema de escrita de sinais ELiS: percepções dos alunos surdos do IF Goiano – Campus Rio Verde
Otros títulos: Sistema de escrita de sinais ELiS: percepções dos alunos surdos do IF Goiano – Campus Rio Verde
Autor: Oliveira, Fernanda Bonfim de
Orientador(a): Bahia, Bruno Cardoso de Menezes
Primeiro membro da banca: Bahia, Bruno Cardoso de Menezes
Segundo membro da banca: Andrade, José Weselli de Sá
Terceiro membro da banca: Barbosa Júnior, João Areis Ferreira
Palabras clave: ELiS;Escrita de Sinais;Educação de Surdos;Decolonialidade;Práticas sociais grafocêntricas
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 25-nov-2024
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: OLIVEIRA, Fernanda Bonfim de. Sistema de escrita de sinais ELiS: percepções dos alunos surdos do IF Goiano – Campus Rio Verde. 2024. 64 f. (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024.
Resumen: O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa-ação que investigou as percepções de jovens surdos em idade escolar, cursando o ensino médio, acerca da modalidade escrita da Língua Brasileira de Sinais (Libras) – o Sistema de Escrita de Sinais (ELiS). O estudo buscou compreender se o ELiS atende às necessidades de registro escrito desses alunos para expressão em práticas sociais grafocêntricas. Dividida em quatro capítulos, a pesquisa aborda inicialmente concepções terminológicas relevantes para a temática, aprofundando a discussão sobre a surdez e o bilinguismo na educação de surdos. Em seguida, discute aspectos de decolonialidade relacionados à escrita de sinais, problematizando as influências do oralismo e da cultura ouvinte na construção de representações sobre a língua e a identidade surda. O terceiro capítulo traça um panorama histórico da educação de surdos, analisando as diferentes abordagens filosóficas que a nortearam. Por fim, o quarto capítulo apresenta as análises dos dados obtidos. Os resultados apontam para a necessidade de considerar as percepções de decolonialidade em diversos aspectos da educação de surdos, incluindo a escrita de sinais. Observou-se que a relevância da escrita em Libras, especialmente por meio do ELiS, foi mais enfatizada pelas pessoas ouvintes do que pelos próprios surdos. Isso sugere que, na construção de suas lutas e reivindicações, a comunidade surda prioriza outras urgências, como o reconhecimento da Libras como língua natural e o acesso à educação bilíngue de qualidade. A pesquisa evidencia a importância de se respeitar as perspectivas e prioridades da comunidade surda na implementação de políticas e práticas educacionais, garantindo que as ações propostas sejam realmente relevantes para a promoção da inclusão e do empoderamento dos surdos.
Abstract: -
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22814
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

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