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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22814| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Sistema de escrita de sinais ELiS: percepções dos alunos surdos do IF Goiano – Campus Rio Verde |
| Título(s) alternativo(s): | Sistema de escrita de sinais ELiS: percepções dos alunos surdos do IF Goiano – Campus Rio Verde |
| Autor(es): | Oliveira, Fernanda Bonfim de |
| Orientador(a): | Bahia, Bruno Cardoso de Menezes |
| Primeiro membro da banca: | Bahia, Bruno Cardoso de Menezes |
| Segundo membro da banca: | Andrade, José Weselli de Sá |
| Terceiro membro da banca: | Barbosa Júnior, João Areis Ferreira |
| Palavras-chave: | ELiS;Escrita de Sinais;Educação de Surdos;Decolonialidade;Práticas sociais grafocêntricas |
| Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
| Idioma: | por |
| Data do documento: | 25-Nov-2024 |
| Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Agronomia |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
| Citação: | OLIVEIRA, Fernanda Bonfim de. Sistema de escrita de sinais ELiS: percepções dos alunos surdos do IF Goiano – Campus Rio Verde. 2024. 64 f. (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024. |
| Resumo: | O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa-ação que investigou as percepções de jovens surdos em idade escolar, cursando o ensino médio, acerca da modalidade escrita da Língua Brasileira de Sinais (Libras) – o Sistema de Escrita de Sinais (ELiS). O estudo buscou compreender se o ELiS atende às necessidades de registro escrito desses alunos para expressão em práticas sociais grafocêntricas. Dividida em quatro capítulos, a pesquisa aborda inicialmente concepções terminológicas relevantes para a temática, aprofundando a discussão sobre a surdez e o bilinguismo na educação de surdos. Em seguida, discute aspectos de decolonialidade relacionados à escrita de sinais, problematizando as influências do oralismo e da cultura ouvinte na construção de representações sobre a língua e a identidade surda. O terceiro capítulo traça um panorama histórico da educação de surdos, analisando as diferentes abordagens filosóficas que a nortearam. Por fim, o quarto capítulo apresenta as análises dos dados obtidos. Os resultados apontam para a necessidade de considerar as percepções de decolonialidade em diversos aspectos da educação de surdos, incluindo a escrita de sinais. Observou-se que a relevância da escrita em Libras, especialmente por meio do ELiS, foi mais enfatizada pelas pessoas ouvintes do que pelos próprios surdos. Isso sugere que, na construção de suas lutas e reivindicações, a comunidade surda prioriza outras urgências, como o reconhecimento da Libras como língua natural e o acesso à educação bilíngue de qualidade. A pesquisa evidencia a importância de se respeitar as perspectivas e prioridades da comunidade surda na implementação de políticas e práticas educacionais, garantindo que as ações propostas sejam realmente relevantes para a promoção da inclusão e do empoderamento dos surdos. |
| Abstract: | - |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22814 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Agrícola |
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