Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22924| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Acesso e permanência de estudantes das classes populares no ensino superior: uma análise no curso de Pedagogia da UFRRJ – Campus Seropédica. |
| Título(s) alternativo(s): | Access and retention of students from the working classes in higher education: an analysis in the pedagogy program at UFRRJ – Seropédica Campus. |
| Autor(es): | Rodrigues, Thársyla Barreto |
| Orientador(a): | Cupolillo, Amparo Villa |
| Primeiro coorientador: | Gama, Cláudio Oliveira da |
| Primeiro membro da banca: | Cupolillo, Amparo Villa |
| Segundo membro da banca: | Lima, Míriam Morelli |
| Terceiro membro da banca: | Gama, Cláudio Oliveira da |
| Quarto membro da banca: | Salvador, Marco Antonio Santoro |
| Palavras-chave: | Acesso;permanência;Classes Populares;ensino superior;access;Retention;working-class;higher education |
| Área(s) do CNPq: | Educação |
| Idioma: | por |
| Data do documento: | 28-Mai-2025 |
| Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Agronomia |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
| Citação: | RODRIGUES, Thársyla Barreto. Acesso e permanência de estudantes das classes populares no ensino superior: uma análise no curso de Pedagogia da UFRRJ – Campus Seropédica. 2025. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025 |
| Resumo: | O acesso e a permanência de sujeitos oriundos das classes populares no ensino superior, problemáticas centrais desta pesquisa, constituem desafios historicamente invisibilizados, estando associados às múltiplas dificuldades enfrentadas por estudantes em situação de vulnerabilidade social. O objetivo deste trabalho é identificar e analisar os principais desafios enfrentados por esses sujeitos em seus percursos formativos na universidade. A metodologia utilizada nesta dissertação foi de caráter qualitativo, fazendo uso de questionários como instrumentos de coleta de dados, sendo classificada como pesquisa de campo/ pesquisa exploratória. Para a leitura e discussão dos dados coletados utilizamos a análise de conteúdo de Bardin (2010). Houve a aplicação de um questionário a cinco estudantes cotistas do curso de Pedagogia da UFRRJ- Campus Seropédica. Os resultados do estudo apontam que após as análises foi possível compreender que as desigualdades sociais são múltiplas e impactam diretamente na formação superior de estudantes cotistas. Existem diversos fatores que contribuem para o afastamento das classes populares do espaço de formação superior, principalmente os de ordem financeira e a falta de educação básica de qualidade, fatores que limitam os sujeitos pertencentes a esse grupo social vivenciarem a universidade da mesma forma que sujeitos de classes sociais privilegiadas. A política de cotas e a assistência estudantil colaboram para que esses estudantes possam acessar e permanecer na universidade. Porém, as dificuldades atreladas às desigualdades sociais provocam a exclusão e a falta de oportunidades e, segundo nossas análises, as políticas públicas de acesso e permanência, embora venham minimizando este desequilíbrio social, ainda não deram conta da problemática. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de ética em Pesquisa da UFRRJ, sob o parecer número 78191824.9.0000.0311/ 2024. |
| Abstract: | The access to and permanence of individuals from working-class backgrounds in higher education—central issues of this research—constitute historically invisible challenges, associated with the multiple difficulties faced by students in situations of social vulnerability. The aim of this study is to identify and analyze the main challenges faced by these individuals throughout their educational trajectories at the university.The methodology used in this dissertation was qualitative in nature, employing questionnaires as data collection instruments, and is classified as field research/exploratory research. For the reading and discussion of the collected data, we used Bardin’s (2010) content analysis. A questionnaire was administered to five quota students enrolled in the Pedagogy program at UFRRJ – Seropédica Campus.The results of the study indicate that, after the analyses, it was possible to understand that social inequalities are multiple and directly impact the higher education experience of quota students. There are several factors that contribute to distancing the working classes from higher education spaces, mainly financial issues and the lack of quality basic education—factors that limit individuals belonging to this social group from experiencing university in the same way as individuals from privileged social classes. The quota policy and student assistance help these students to access and remain in the university. However, the difficulties associated with social inequalities lead to exclusion and a lack of opportunities and, according to our analyses, public policies on access and permanence, although they have been mitigating this social imbalance, have not yet fully addressed the issue.The research was approved by the Research Ethics Committee of UFRRJ, under opinion number 78191824.9.0000.0311/2024. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22924 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| THÁRSYLA BARRETO RODRIGUES.pdf | 4.91 MB | Adobe PDF | ![]() Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
