Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/233
Tipo do documento: TCC
Título: Entre a doutrina da igreja e o anticomunismo: os decretos moralistas de Jânio Quadros em 1961
Autor(es): Botelho, Marcelo de Azevedo
Orientador(a): Pinto, Surama Conde Sá
Membro da banca: Pinto, Surama Conde Sá;Magalhães, Felipe Santos;Fortes, Alexandre
Palavras-chave: Brasil. Presidente (1961 : Jânio Quadros)
Data do documento: 2014
Citação: BOTELHO, Marcelo de Azevedo. Entre a doutrina da igreja e o anticomunismo: os decretos moralistas de Jânio Quadros em 1961. 2013. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)–Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2013.
Resumo: Pretendo, neste texto, analisar os decretos dos usos e costumes de Jânio Quadros durante sua breve gestão presidencial em 1961. Depois de uma revisão bibliográfica, percebe-se a imensa lacuna acerca desses atos, considerados, em grande parte, como ações frutas da falta de equilíbrio psicológico de Jânio. Dessa maneira, seriam medidas descabidas, porque a conjuntura era marcada por grande radicalização política bipolar, não fazendo sentido as intervenções presidenciais nos comportamentos por serem consideradas anacrônicas. Tentando evitar essa perspectiva, sugiro que tais atitudes foram bastante pertinentes para uma parcela considerável da população, principalmente, para setores da Igreja Católica. Isso porque, entre outros motivos, estavam relacionados à doutrina moral cristã e ao combate ao comunismo, portanto, coincidiam com a visão de mundo de diversos religiosos. Dessa forma, eles vão admirar essas medidas, gerando prestígio político a Jânio, porque ajudava na construção da imagem de um líder moralista e religioso. Para dar suporte a essa hipótese, foram pesquisadas fontes da imprensa católica e telegramas destinados a Jânio. Ambos indicam o quanto os mencionados decretos estavam atrelados às propostas políticas desses fiéis. Assim, não foram medidas isoladas de Jânio, pois houve ramificações aos níveis mais baixo da sociedade. Portanto, esses crentes tiveram um papel ativo na implementação desses decretos.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/233
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Licenciatura em História - IM

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOTELHO, Marcelo De Azevedo 2013.pdf1.21 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.