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Tipo do documento: Dissertação
Título: Letramento literário e ensino de leitura e produção textual na alfabetização de jovens e Adultos: Cora e eu - transformando pedras em flores
Otros títulos: Literary literacy and teaching of reading and textual production in the literacy of young people and adults: Cora and I - transforming stones into flowers
Autor: Abreu, Brunesa Gonçalves de
Orientador(a): Pereira, Marli Hermenegilda
Primeiro membro da banca: Pereira, Marli Hermenegilda
Segundo membro da banca: Vargas, Diego da Silva
Terceiro membro da banca: Oliveira, Luiza Alves de
Palabras clave: Educação de Jovens e Adultos;Oralidade;Conhecimento prévio;Leitura literária;Produção textual;Youth and Adult Education;Orality;Prior knowledge;Literary reading;Textual production
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Fecha de publicación: 27-jun-2025
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citación: ABREU, Brunesa Gonçalves de. Letramento literário e ensino de leitura e produção textual na alfabetização de jovens e Adultos: Cora e eu - transformando pedras em flores. 2025. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.
Resumen: Esta dissertação é resultado de um estudo desenvolvido no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ofertado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tem como foco o ensino de leitura e de produção textual com ênfase nos conhecimentos prévios de alunos no processo de alfabetização da Educação de Jovens Adultos da rede municipal do Rio de Janeiro e promover o letramento literário nos espaços de escolarização. As estratégias apresentadas no percurso deste trabalho procuram fazer frente à tradição do ensino escolarizado da escrita o qual é marcado por práticas desvinculadas da realidade histórico-cultural dos alunos, o que torna uma barreira para a aquisição das habilidades de leitura e produção textual na Educação de Jovens e Adultos, e à didatização do ensino de literatura nas escolas. Apresenta como objetivo geral desenvolver um projeto de letramento literário para o ensino de leitura e produção textual com os alunos da EJA, na etapa de alfabetização, tendo como base a obra literária de Cora Coralina. Buscou-se, como objetivos específicos, explorar as características textuais e estilísticas dos poemas de Cora Coralina com vistas à ampliação do letramento literário; aplicar atividades de compreensão leitora de forma contextualizada e significativa; trabalhar o processo de ativação do conhecimento prévio para o desenvolvimento da construção de sentido do texto; desenvolver a fruição da leitura de textos literários como forma de expressão e emancipação social; incentivar a produção escrita inicial por meio de práticas orais vinculadas com a realidade do aluno. O arcabouço teórico ancorou-se no ensino de leitura de Solé (1998), no qual a capacidade de compreender e interpretar autonomamente textos escritos é o instrumento essencial para um desenvolvimento pleno no contexto de uma sociedade letrada, na concepção de educação popular com orientação libertadora sob a luz de Paulo Freire (2021) que apresenta uma abordagem de alfabetização crítico-democrática e outros autores, na abordagem de Kleiman (2004) sobre letramento, na proposta de letramento literário e pelo método de sequência expandida preconizados por Cosson (2022), que propõe uma nova concepção de trabalhar o ensino da literatura dentre outros teóricos. O recorte metodológico se desenvolveu a partir do método da pesquisa-ação de Thiollent (2011), que concebe como importante o envolvimento colaborativo e participativo dos pesquisadores e participantes para a resolução de um problema coletivo. A pesquisa revela que o processo de ensino-aprendizagem de leitura e escrita guiado pelo letramento literário é uma importante ferramenta para garantir que os conhecimentos prévios do aluno sejam constitutivos de seu aprendizado. Mostrou-se que as atividades, apoiadas em práticas orais, tornam possível visibilizar os saberes dos alfabetizandos necessários para a sua compreensão de texto e que o letramento literário é um caminho exitoso para desenvolver competências leitoras e escritoras, por meio da leitura crítica da realidade, que objetivam promover a autonomia e a capacidade crítica do aluno, levando-o à emancipação social.
Abstract: This dissertation is the result of a study developed in the Professional Master's Program in Literature (PROFLETRAS), offered by the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ). It focuses on teaching reading and writing, with an emphasis on students' prior knowledge in the literacy process of Young Adult Education in the municipal school system of Rio de Janeiro, and on promoting literary literacy in school settings. The strategies presented throughout this work seek to counter the tradition of school-based writing instruction, which is marked by practices disconnected from the historical and cultural reality of students. This creates a barrier to the acquisition of reading and writing skills in Young Adult Education, and to the didacticization of literature teaching in schools. The overall objective is to develop a literary literacy project for teaching reading and writing to EJA students in the literacy stage, based on the literary work of Cora Coralina. The specific objectives sought were to explore the textual and stylistic characteristics of Cora Coralina's poems with a view to expanding literary literacy; to apply reading comprehension activities in a contextualized and meaningful way; to work on the process of activating prior knowledge for the development of the construction of meaning in the text; to develop the enjoyment of reading literary texts as a form of expression and social emancipation; and to encourage initial written production through oral practices linked to the student's reality. The theoretical framework was anchored in Solé's (1998) reading instruction, in which the ability to understand and autonomously interpret written texts is essential for full development in the context of a literate society. The concept of popular education with a liberating orientation, based on Paulo Freire's (2021) critical-democratic approach to literacy, and other authors' approach; Kleiman's (2004) approach to literacy; and the literary literacy proposal and expanded sequence method advocated by Cosson (2022), which proposes a new approach to teaching literature, among other theorists. The methodological approach was developed based on Thiollent's (2011) action research method, which emphasizes the importance of collaborative and participatory involvement of researchers and participants in solving a collective problem. The research reveals that the teaching-learning process of reading and writing guided by literary literacy is an important tool for ensuring that students' prior knowledge is constitutive of their learning. It was shown that the activities, supported by oral practices, make it possible to visualize the knowledge of the literacy students necessary for their understanding of the text and that literary literacy is a successful path to develop reading and writing skills, through the critical reading of reality, which aim to promote the autonomy and critical capacity of the student, leading them to social emancipation.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23503
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Letras

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