Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23916
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação ambiental, cidadania e água: uma tríade praticada em quatro escolas estaduais
Título(s) alternativo(s): Environmental education, citizenship, and water: a triad practiced in four state schools
Autor(es): Silveira, André Luís Barbosa Estolano da
Orientador(a): Oliveira, Ana Lucia Valenca de Santa Cruz
Primeiro coorientador: Silveira, Diva Lopes da
Primeiro membro da banca: Oliveira, Ana Lucia Valenca de Santa Cruz
Segundo membro da banca: Silveira, Diva Lopes da
Terceiro membro da banca: Vasconcellos, Hedy Silva Ramos de
Palavras-chave: água-cidadania-educação ambiental;conservação;ecossistema;environmental water-citizenship-education;environmental water-citizenship-education;conservation;ecosytem
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Data do documento: Mar-2002
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Florestas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais
Citação: SILVEIRA, André Luís Barbosa Estolano da. Educação ambiental, cidadania e água: uma tríade praticada em quatro escolas estaduais. 2002. 199 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2002.
Resumo: Este trabalho aborda a relação entre água, cidadania e educação ambiental. Pesquisa se a educação ambiental, tendo como tema gerador água, colabora para o exercício da cidadania. Contextualiza a água dentro do ecossistema e fundamenta sua importância para as espécies viventes. Alerta para a necessidade de uma visão holística em relação a água, ao ecossistema e ao meio ambiente como um todo. Relaciona conservação das florestas com educação ambiental e, consequentemente, participação do indivíduo e responsabilidade social. Utiliza questionário, como diagnóstico e como avaliação, para alunos do Ensino fundamental de 04 Escolas Estaduais, sendo 01 no Município do Rio de Janeiro e 03 no Município de Seropédica. Desenvolve atividades lúdicas e dinâmicas que, partindo da água, aborda questões sociais, econômicas e florestais. Conclui que água-cidadania-educação ambiental uma tríade necessária para o desenvolvimento de uma postura crítica que contribui para a conservação dos ecossistemas e, por conseguinte, melhora a qualidade de vida do indivíduo e da sociedade como um todo.
Abstract: This work addresses the relationship between water, citizenship, and environmental education. It investigates whether environmental education, using water as a generative theme, contributes to the exercise of citizenship. It contextualizes water within the ecosystem and establishes its importance for living species. It highlights the need for a holistic view of water, the ecosystem, and the environment as a whole. It relates forest conservation to environmental education and, consequently, to individual participation and social responsibility. A questionnaire was used as both diagnosis and evaluation for Elementary School students from four State Schools, one located in the municipality of Rio de Janeiro and three in the municipality of Seropédica. The study develops playful and dynamic activities that, starting from the theme of water, address social, economic, and forest-related issues. It concludes that water–citizenship–environmental education is a necessary triad for the development of a critical stance that contributes to the conservation of ecosystems and, consequently, improves the quality of life of individuals and society as a whole.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23916
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002 - André Luís Barbosa Estolano da Silveira.pdf59.88 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.