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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2761
Tipo do documento: | TCC |
Título: | Os espaços não formais das trilhas ecológicas educativas como instrumento para prática de educação ambiental: uma proposta de sequência didática |
Autor(es): | Lopes, Eliene dos Santos |
Orientador(a): | Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira |
Membro da banca: | Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira;Miranda, Cristiana do Couto;Fonseca, Lana Claudia de Souza |
Palavras-chave: | Educação ambiental;Sequência didática;Trilhas ecológicas educativas;Espaço não formal;Bacia hidrográfica |
Data do documento: | 17-Jul-2017 |
Resumo: | A presente pesquisa se propõe a investigar a aplicabilidade de uma proposta de sequência didática que alia atividades em sala de aula (espaço formal) e atividades em trilhas (espaço não formal), a fim de problematizar “temas-geradores”, explorando elementos de uma bacia hidrográfica em uma trilha (Jequitibá-Rosa) do Parque Natural Municipal do Curió de Paracambi (PNMPC) – Paracambi, RJ. O objetivo é avaliar o uso das trilhas ecológicas educativas como recurso pedagógico para problematizar conceitos ecológicos e socioambientais, em uma perspectiva crítica, para promover a Educação Ambiental. Os espaços não formais ampliam o espaço pedagógico e permitem o contato prático com o objeto de estudo favorecendo a transposição de conteúdos escolares para a realidade e contribuindo para que os estudantes tenham uma visão de Ciência ampliada, e diferente daquela muitas vezes veiculada na escola com teorias acabadas, de maneira estática, reducionista, utilitarista do meio ambiente e inquestionável. Os sujeitos participantes da pesquisa foram estudantes de duas escolas públicas da Educação Básica que se situam no entorno da UFRRJ, campus Seropédica, Rio de Janeiro. Esta pesquisa se deu em três etapas: (i) em sala de aula (espaço formal), (ii) na trilha (espaço não formal) e (iii) no retorno a sala de aula (espaço formal), através uma sequência didática. Em sala de aula (espaço formal), a sequência didática contou com atividades que promoveram um debate crítico, a partir de conceitos ecológicos e socioambientais. Nas atividades de trilha (espaço não formal) da sequência didática foram realizadas paradas pré-estabelecidas para problematizar esses conceitos ecológicos e questões socioambientais com uma abordagem Crítica e Emancipatória. O processo de ensino aprendizagem foi avaliado de maneira qualitativa. Foi possível inferir que as atividades na trilha do Jequitibá-Rosa, ampliaram a compreensão sobre o conceito de seres vivos e suas diversas interações com o meio ambiente, bem como a importância da biodiversidade; os estudantes compreenderam a importância da Mata Atlântica e os conceitos de espécie nativas, exóticas e invasoras, a partir desse bioma, comparando a serrapilheira, em diversos trechos da trilha; problematizaram os usos e a poluição da água através de discussões com a abordagem da Educação Ambiental Crítica. Portanto, depreende-se que as trilhas ecológicas educativas tendo como temas geradores os elementos da bacia hidrográfica são excelentes recursos para a abordagem de uma Educação Ambiental Crítica e Emancipatória. |
Abstract: | The present research proposes to investigate the applicability of a proposal of a didactic sequence that combines activities in classroom (formal space) and activities in trails (non-formal space), in order to problematize "generating themes", exploring elements of a hydrographic basin on a trail (Jequitibá-Rosa) from the Parque Natural Municipal do Curió de Paracambi (PNMPC) - Paracambi, RJ. The objective is to evaluate the use of educational ecological trails as a pedagogical resource to problematize ecological and socio-environmental concepts, in a critical perspective, to promote Environmental Education. Non-formal spaces expand the pedagogical space and allow practical contact with the object of study, favoring the transposition of school contents into reality and helping students to have a broader science vision, being different from that often carried in school with theories finished, static, reductionists, utilitarian from the environment and unquestionable. The subjects that participated in the research were students from two public schools of Basic Education that are located around the UFRRJ, campus Seropédica, Rio de Janeiro. This research was carried out in three stages: (i) in the classroom (formal space), (ii) in the trail (non-formal space) and (iii) in the return to the classroom (formal space), through a didactic sequence. In the classroom (formal space), the didactic sequence included activities that promoted a critical debate, based on ecological and socio-environmental concepts. In the trail activities (non-formal space) of the didactic sequence, pre-established stops were realized to problematize these ecological concepts and socio-environmental issues with a Critical and Emancipatory approach. The teaching and learning process was evaluated in a qualitative way. It was possible to infer that the activities on the trail of the Jequitibá-Rosa, broadened the understanding about the concept of living beings and their diverse interactions with the environment, as well as the importance of biodiversity; The students understood the importance of the Atlantic Forest and the native, exotic and invasive species concepts, through this biome, comparing the litter, in several stretches of the trail; They problematized water use and pollution through discussions using an Critical Environmental Education approach. Therefore, the use of educational ecological trails, having hydrographic basins elements as generating themes, are excellent resources to an approach of Environmental Education from a Critic and Emancipatory perspective. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2761 |
Aparece nas coleções: | Monografias do Curso de Biologia |
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Eliene dos Santos Lopes - Jul 2017.pdf | 2.63 MB | Adobe PDF | Abrir |
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