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Tipo do documento: TCC
Título: E a vida, o que é? Levantamento de concepções prévias de alunos do ensino fundamental sobre o significado do vivo
Autor(es): Santos, Prisicila de Olivera Costa
Orientador(a): Fonseca, Lana Claudia de Souza
Membro da banca: Fonseca, Lana Claudia de Souza;Mizuguchi, Nedda Garcia Rosa;Vieira, Bruno Matos
Palavras-chave: Vida;Biologia teórica;Crianças;Desenho
Data do documento: 27-Jun-2016
Resumo: Este trabalho visou analisar o conceito biológico de vida sob a ótica de três saberes relacionados, mas distintos quanto ao nível de aprofundamento: o presente na discussão da Biologia Teórica, o que resulta do conhecimento escolar ensinado versus o que é fruto da opinião livre de estudantes do ensino fundamental do sexto ano e o que eu enquanto licencianda do curso em Ciências Biológicas construí ao longo da minha graduação. Com intuito de introduzir a temática, abordei brevemente o que perpassa pelo saber popular e como o debate da temática vida se deu historicamente até se estabelecer enquanto uma questão reconhecidamente válida. Anteriormente a minha pesquisa na escola realizei uma revisão da literatura existente sobre o tema. Já a pesquisa no espaço escolar se pautou na aplicação de um questionário o qual teve como foco a análise de desenhos de três turmas, uma do oitavo ano (a Turma A ou Turma Teste) e duas turmas do sexto ano (Turma B e Turma C, respectivamente). Ao final dessa pesquisa pude verificar que a Biologia Teórica traz propostas de definições bem consistentes e que existiram propostas igualmente interessantes nas falas e nos desenhos dos estudantes, havendo aspectos em comum entre ambos os conhecimentos além de visões diferentes as quais podem vir a se complementar. Proponho, portanto que a interseção entre esses saberes seja o ponto de partida para a construção conjunta de um ensino mais sólido sobre o conceito de vida no momento em que o aluno tem seu primeiro contato com a ciência ensinada nas escolas.
Abstract: This work aimed to analyze the biological concept of life under the perspective of three related knowledges, but different in the deepening level: the one inside the discussion of the Theoretical Biology, which results from a school knowledge taught against what is the result of a free opinion from elementary students in the sixth year and what I’ve learned during my graduation in Biological Sciences. Aiming to present the theme, I briefly discussed what runs through the popular knowledge and how the discussion about the theme life happened historically until the point of its consolidation as a valid question. Before my research I’ve done a research through the previous literature concerning this topic. The research at the school environment was based on applying a questionnaire which had as focus the analysis of draws coming from three different classes, one from the eighth year (Class A or the Control Class) and two from the sixth year (Class B and Class C). At the end of this research I could verify that the Theoretical Biology brings proposals of very consistent definitions and that there were also interesting proposals present at the students’ speech and draws, and also the presence of common aspects between both kind of knowledges besides different visions that can complement each other. I propose then, that the intersection between these knowledges be the start point to the construction of a solid education about the concept of life in the moment that the student has his first contact with sciences at school.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2935
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Biologia

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