Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3142
Tipo do documento: TCC
Título: O curso de ciências biológicas e o seu impacto em Seropédica: histórias a contar
Autor(es): Silva, Thamires Brazil
Orientador(a): Tavares, Daniele Aparecida de Lima
Membro da banca: Tavares, Daniele Aparecida de Lima;Brandolini, Solange Viana Paschoal Blanco;Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira;Fonseca, Lana Cláudia de Souza
Palavras-chave: Autobiografia;Formação docente em biologia;UFRRJ;Seropédica
Data do documento: 7-Jul-2015
Resumo: O objetivo deste trabalho é compreender, através da autobiografia de quatro estudantes do curso de Ciências Biológicas da UFRRJ, moradores no município de Seropédica – RJ, a percepção deles a respeito da referida universidade e sua concepção a respeito da Ciência, especificamente antes e após o ingresso na UFRRJ. Além disso, analisar a possível influência da Universidade no município de Seropédica, compreendendo a Rural como local de produção de conhecimento sui generis. A partir do entrecruzamento de fontes orais (entrevistas) e fontes escritas (artigos e livros) foram analisadas as memórias dos estudantes do curso de Ciências Biológicas. A análise dos dados evidenciou que apesar da proximidade entre a universidade e a cidade, ainda é frágil esta relação. Com isso, as concepções a respeito da ciência e da universidade como espaço de produção de conhecimento são pouco exploradas
Abstract: The aim of this work is to understand, through the autobiography of four students of the course of Biological Sciences at UFRRJ, residents in the city of Seropédica - RJ, their perception about the university and its conception of Science, specifically before and after entry into UFRRJ. Besides, I would like to examine the possible influence of the University in the city of Seropédica, the understanding the university as a local of sui generis knowledge production. From the intersection of oral sources (interviews) and written sources (articles and books) the memories of students of Biological Sciences course were analyzed. Data analysis showed that despite the proximity between the university and the city, is still fragile this relationship. Thus, the conceptions about science and the university as knowledge production space remain underused.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3142
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thamires Brazil Martins - JUL 2015.pdf1.13 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.