Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3918
Tipo do documento: TCC
Título: Ensino de ciências nas séries iniciais - estudando os seres vivos e seus habitats
Autor(es): Ferreira, Thais Oliveira Toledo
Orientador(a): Tavares, Daniele A. Lima
Membro da banca: Tavares, Daniele A. Lima;Fonseca, Lana Claudia de Souza;Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
Palavras-chave: Educação Infantil;Ensino de ciências;Alfabetização científica
Data do documento: 8-Ago-2013
Resumo: A presente monografia, cujo tema é Seres Vivos e seus Habitats nas Séries Iniciais, foi realizada no Colégio Franciscano Santo Inácio, na cidade de Baependi - MG e desenvolvida para o nível IV da Educação Infantil. A escolha do tema aconteceu a partir da curiosidade de algumas crianças sobre o modo de vida dos animais. O objetivo do trabalho foi acompanhar o processo de compreensão e construção de conhecimentos significativos para a vida das crianças. A ideia geral foi convidar as crianças a agirem, refletirem, imaginarem, sentirem e se posicionarem a respeito das Ciências. Foi proposto um aprendizado de forma lúdica, o qual aconteceu a partir de diversas atividades (pela confecção de desenhos, de um texto coletivo, do registro das coletas, e análise de dados e informações, vídeos, brincadeiras, rodas e etc.), proporcionando assim um aprendizado significativo. O referencial teórico-metodológico deste trabalho apoiou-se em diversos autores que pesquisam sobre a Educação Infantil, Currículo e educação de um modo geral. A partir das reflexões proporcionadas pelo trabalho monográfico, acredito que a chave para um trabalho significativo é partir dos conhecimentos que a criança já possui, valorizando-os, assegurando assim a aquisição de novos conhecimentos.
Abstract: This study aimed to investigate the comprehensive and construction process of meaningful learning in children’s life at Colégio Franciscano Santo Inácio, in the city of Baependi - MG. The theme of this research was chosen because the curiosity of some children about the animals habitat. The objective was to invite the students to think, wonder, act, feel and take a roll in Science Education. The research has used several activities (drawing, films, games, collective construction of essay, date analysis) through playful approaches. The general idea was create a meaningful learning experience. The analysis (relied on several authors on childhood education, curriculum and other maters of education) allowed to understanding the building of student’s knowledge about living beings. I was also be able to see that the key for a meaningful learning is to highlightthe previous children knowledge and increase it.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3918
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thais Oliveira Toledo Ferreira.pdf2.7 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.