Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5420
Tipo do documento: TCC
Título: Um olhar sobre o curso de licenciatura em ciências biológicas da UFRRJ (2005-2012): um estudo sócio-histórico das matrizes curriculares
Autor(es): Rodrigues, Gabriel Moreira
Orientador(a): Tavares, Daniele Aparecida de Lima
Membro da banca: Tavares, Daniele Aparecida de Lima;Fonseca, Lana Claudia de Souza;Pinto, Benjamin Teixeira Carvalho
Palavras-chave: Currículo;UFRRJ;Licenciatura em ciências biológicas;Identidade
Data do documento: 17-Jul-2014
Resumo: Este trabalho é fruto de uma pesquisa monográfica em Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRRJ. A partir das reflexões possibilitadas pelas contribuições dos estudos curriculares e da história nova, no que diz respeito a história oral, analisei os perfis construídos por oito turmas do curso de Licenciatura de Ciências Biológicas da UFRRJ. Os perfis foram construídos a partir de questionários aplicados durante a disciplina de Didática de Ciências e Biologia nos anos de 2008 a 2012, onde os estudantes foram indagados sobre questões relacionadas a sua ligação com a Biologia e ao referido curso. Procurei refletir, apoiado nas memórias dos estudantes, sobre as implicações do contexto sócio-histórico na compreensão dos perfis das turmas que ao serem analisados construíram traços identitários em reflexo a estas matrizes curriculares. Sendo assim, foi possível destacar as áreas da Biologia com as quais os estudantes apresentaram maior afinidade. Além disso, foi possível correlacionar estes traços identitários com os discursos de poder presentes na constituição do curso de Ciências Biológicas e sua matriz curricular.
Abstract: This study aimed to investigate social-historical aspects of 8 profiles builded in a discipline of Didática de Ciências e Biologia (between the years 2008 – 2012) of a teacher education in the Biology Science course at Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). This work is based on new history methodologies and history curriculum studies to analyzing curriculum at 2005 and 2009. The research has used oral sources (profiles builded of 8 classes) and legal documents (Resolutions, articles, papers from scientific congress, books). By understanding the implications of historical moments, I was be able to understand “identity features” present in the curriculum
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5420
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriel Moreira Rodrigues - JUL 2014.pdf3.7 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.