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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5525
Tipo do documento: | TCC |
Título: | Análise crítica do conteúdo de parasitismo (Filo platyhelminthes e Filo nematoda) em livros didáticos de ensino fundamental utilizados em escolas da rede municipal de Seropédica/RJ |
Autor: | D'acri, Leonardo Salles |
: | Brandolini, Solange Viana Paschoal Blanco |
: | Brandolini, Solange Viana Paschoal Blanco;Pinto, Benjamim Carvalho Teixeira;Fonseca, Lana Cláudia de Souza |
Palabras clave: | Análise;Livro didático;Parasitoses |
Fecha de publicación: | 3-may-2013 |
Resumen: | O livro didático muitas das vezes é a única ferramenta utilizada pelos professores no processo ensino-aprendizagem, por sua vez, está no centro da atenção dos alunos, os quais, em sua grande maioria, têm seu único contato com ciências no Ensino Fundamental. Um dos principais fatores responsáveis pela disseminação de parasitoses é a falta de conhecimento da população sobre a biologia dos parasitos, formas de transmissão e medidas preventivas. A ausência de saneamento básico é também um dos fatores de disseminação. Portanto, é de extrema importância que os conteúdos do livro didático estejam corretos e entendíveis. Por essa razão foi proposto a realização de uma análise de conteúdos específicos (parasitoses) em livros didáticos utilizados pela Rede Pública de Ensino no Município de Seropédica, com enfoque nos invertebrados dos Filos Platyhelminthes e Nematoda, visando a identificação de problemas na apresentação dos conteúdos, tendo como intuito colaborar para que as obras sejam mais eficazes no auxilio na construção de conhecimento em sala de aula. Contudo, o ideal de excelência na elaboração dos livros didáticos deve ser acompanhado por igual empenho na formação de professores. Muito se fala na necessidade de tornar o aluno um agente transformador da realidade educacional. É preciso reconhecer que o professor também precisa assumir (novas) responsabilidades neste processo, e seu envolvimento direto na escolha do livro didático é um importante passo na melhoria da qualidade do ensino brasileiro. |
Abstract: | The textbook is often the only tool used by teachers in the teaching-learning process, in turn, is at the center of attention of students who, in their majority, have their only contact with science in elementary education. One of the main factors responsible for the spread of parasitic diseases is the lack of knowledge concerning the biology of parasites, modes of transmission and preventive measures. The lack of sanitation is also one of the factors of dissemination. Therefore, it is extremely important that the content of the textbook is correct and understandable. For this reason it was proposed to conduct an analysis of specific content (parasites) in textbooks used by public network teaching at Seropédica, focusing on the invertebrate phyla Platyhelminthes and Nematoda, aiming to identify problems in the presentation of the contents, having the intention to collaborate in the works to be more effective as an aid in the construction of knowledge in the classroom. However, the ideal of excellence in the development of textbooks must be accompanied by an equal commitment to the training of teachers. Much is said about the need to make the student a transforming agent of the educational reality. It must be recognized that the teacher also needs to take (new) responsibilities in this process, and its direct involvement in the choice of textbooks is an important step in improving the quality of education in Brazil. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5525 |
Aparece en las colecciones: | Monografias do Curso de Biologia |
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