Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8724
Tipo do documento: Article
Título: As origens destrutivas do agronegócio no Brasil e a miséria da sua "gestão produtiva"
Autor: Boechat, Cássio Arruda
Palabras clave: Ideologia do agronegócio;Gestão produtiva;Bolsonarismo;Expansão do capitalismo
Fecha de publicación: 20-oct-2021
Editorial: Organização Não Governamental Palavra Livre
Citación: BOECHAT, C. A. As origens destrutivas do agronegócio no Brasil e a miséria da sua "gestão produtiva". Le Monde Diplomatique Brasil. p. 1-17. Disponível em:https://diplomatique.org.br/as-origens-destrutivas-do-agronegocio-no-brasil-e-a-miseria-da-sua-gestao-produtiva/
Resumen: Na miséria da ideologia do agronegócio e na crise do sujeiro e do Estado modernos expressas no bolsonarismo, a guerra não se faz só com armas de fogo, mas também com o fogo das ideiais, com convencimento. Convencimento que o Iluminismo alçou a uma categoria de cientificidade supostamente neutra, por meio sobretudo da Economia Política que naturalizou a divisão do trabalho e a acumulação de capital. Nela se apga a origem destrutiva do capitalismo que se deu pela revolução das armas de fogo e por guerras, promovidas pelo complexo proto-industrial estatal militar (Kurz) dos nascentes Estados nacionais europeus, para no lugar disso contar fábulas idílicas sobre a natureza humana e justificar o capital como recompensa pelo esforço individual do trabalho dos ancestrais brancos civilizados. A origem do capitalismo ali brota espontaneamente do trabalho e das trocas feitas no passado pelos “pioneiros” da civilização, sem violência ou imposição, e se expressa numa evolução das técnicas e das ideias que culminam na indústria inglesa e no liberalismo.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8724
Aparece en las colecciones:Publicações do GEMAP

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
As origens destrutivas do agronegócio no Brasil e a miséria da sua gestão produtiva.pdf968.23 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.