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Tipo do documento: Article
Title: Os profissionais de desenvolvimento rural e segurança alimentar: dilemas e possibilidades da revalidação de diploma na América Latina
Other Titles: Profesionales en desarrollo rural y seguridad alimentaria dilemas y posibilidades de revalidación del diploma en America Latina
Authors: Zimmermann, Silvia Aparecida
Curten, Ronny Esteban Ortiz
Wesz Junior, Valdemar João
Belem, Régis da Cunha
Cohene, Diana Jazmin Britez
Keywords: Desenvolvimento rural;Segurança alimentar;Formação profissional;Revalidação de diploma;Unila;Desarrollo rural;Seguridad alimentaria;Formacion profesional;Revalidación de diploma
Issue Date: 2021
Publisher: PPGPPD/UNILA
Citation: ZIMMERMANN, S. A. ; ORTIZ, R. E. ; WESZ JUNIOR, V. J. ; BELEM, R. C. ; COHENE, D. J. B. Os profissionais de desenvolvimento rural e segurança alimentar: dilemas e possibilidades da revalidação de diploma na América Latina. Revista Orbis Latina, v.11, n. 2, p. 197-217, 2021. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/orbis/article/view/2860
Abstract: A formação profissional de desenvolvimento rural e segurança alimentar é recente no cenário latino americano. A Universidade Federal de Integração Latino Americana (UNILA), que recebe estudantes de toda América Latina, oferta esta formação profissional desde 2011 no âmbito do Curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar (DRUSA), contudo, seu diploma tem validade exclusivamente no território brasileiro. Com isso, para a atividade profissional seja exercida fora do país, é necessária a revalidação/reconhecimento de diploma. Este artigo analisa os Projetos Pedagógicos de cursos de Graduação na América Latina, buscando identificar similaridades e possibilidades de compatibilidade de carga horária e disciplinas com o curso de DRUSA da UNILA, bem como identifica entre os egressos do curso os problemas enfrentados na busca pela revalidação de diploma fora do Brasil. A partir de uma pesquisa documental e da aplicação de questionário estruturado com egressos de DRUSA, constata-se que para conseguir a revalidação/reconhecimento de diploma, os egressos realizaram variados caminhos, com a implicação de diferentes órgãos de governo, universidades (pública e privada) e custos. Além disso, a avaliação de Projetos Pedagógicos de três Cursos similares à DRUSA mostra a existência de potencialidade para mobilidade acadêmica, reconhecimento de diploma e até mesmo o estabelecimento de parcerias para um processo de dupla titulação entre universidades.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8871
ISSN: 2237-6976
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