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Tipo do documento: Tese
Título: Movimentos sociais e as experiências dos trabalhadores da comunidade quilombola Colônia do Paiol
Título(s) alternativo(s): Social Movements and the experiences of the workers of the quilombola community Colônia do Paiol
Autor(es): Rodrigues, Guilherme Goretti
Orientador(a): Santos, Ramofly Bicalho dos
Primeiro membro da banca: Santos, Ramofly Bicalho dos
Segundo membro da banca: Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz
Terceiro membro da banca: Pimenta, Alessandro Rodrigues
Quarto membro da banca: Souza, Dileno Dustan Lucas de
Quinto membro da banca: Oliveira, Lia Maria Teixeira de
Palavras-chave: Movimentos sociais populares;Comunidade Quilombola;Processos educativos;Questão agrária;Hegemonia;Social Popular Movements;Quilombola Community;Educative Processes;Agrarian Matters;Hegemony
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 18-Fev-2022
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: RODRIGUES, Guilherme Goretti. Movimentos sociais e as experiências dos trabalhadores da comunidade quilombola Colônia do Paiol. 2022. 412 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2022.
Resumo: A presente pesquisa parte do objetivo de analisar a partir das experiências dos sujeitos, individuais e coletivos, da comunidade quilombola Colônia do Paiol, como se constrói a organização, enfrentamento e luta coletiva pelo território. Localizada na Zona Rural do município de Bias Fortes, região da Zona da Mata do Estado de Minas Gerais, a comunidade Colônia do Paiol recebeu a sua certificação pela Fundação Cultural Palmares no ano de 2005, fato que representou uma conquista histórica, já que a formação da comunidade data o final século XIX. Entretanto, inúmeros desafios ainda se colocam para a Colônia do Paiol, que se manifestam nas dimensões entre terra, território, trabalho e educação, o que vem levando a mobilização e organização de sujeitos coletivos em torno da Associação Quilombola Colônia do Paiol (AQUIPAIOL), criada em 2007 com objetivo de representar os moradores na busca por políticas públicas, além de promover ações culturais para afirmação da identidade quilombola. Tais experiências coletivas, construídas por homens e mulheres, nos faz indagar qual o lugar político ocupado pelo movimento social quilombola na realidade brasileira, ou seja, quais estratégias estão sendo conduzidas pelos quilombos para a superação dos processos de opressão, exploração e expropriação material-simbólica em seus territórios. Neste sentido, esta pesquisa investiga como se deu a formação da AQUIPAIOL, suas demandas e articulações com outros movimentos sociais, registrando as experiências de práticas, saberes e fazeres que refletem no caráter político e educativo da associação. Concomitante, busca-se inserir tais experiências no conjunto da realidade e totalidade brasileira, traçando os processos histórico-sociais e político-econômicos da formação das comunidades quilombolas, os conflitos e contradições da estrutura agrária brasileira e a importância dos movimentos sociais e das lutas populares no debate e disputa sociopolítica, que emergem e se constroem na sociedade civil. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, bibliográfico, utilizando-se dos procedimentos de análise documental, entrevistas abertas e semi-estruturadas para coleta de dados. O referencial teórico-metodológico está sustentado em autores que inserem os movimentos sociais populares na relação entre Estado e sociedade civil, trazendo as dimensões e tarefas políticas e educativas das organizações populares, fundamentais para a emancipação humana e superação do capitalismo. Um destes autores é Antonio Gramsci, especialmente na sua contribuição acerca dos temas que concernem à construção da hegemonia da classe trabalhadora, a questão da subalternidade, o lugar do campesinato no processo revolucionário e dos intelectuais orgânicos para a formação e elevação da consciência crítica das massas populares. Assim, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a necessidade de evidenciar e valorizar as experiências construídas pelas comunidades quilombolas quanto às suas formas de organização e luta coletiva pelo território, ao passo que refletir e construir novos léxicos para a compreensão do papel dos movimentos sociais populares nos processos e relações sociais e de poder na contemporaneidade brasileira.
Abstract: The present research goes from the aim of analyzing, from the experiences of the individual and collective subjects from the quilombola community ‘Colônia do Paiol’, how the organization, confrontation and collective fight for the territory is constructed. Located in the rural area of the Bias Fortes city, Zona da Mata region, state of Minas Gerais, the community ‘Colônia do Paiol’ received its certification from the Cultural Foundation Palmares in the year of 2005, fact that represented a historical conquest, since the formation of the community dates to the end of the 19 th century. However, numerous challenges are still put for the ‘Colônia do Paiol’, which manifest in the dimensions between land, territory, work, and education, which has been leading to the mobilization and organization of the collective subjects around the ‘Quilombola Association Colônia do Paiol’ (AQUIPAIOL). This association was created in 2007 with the objective of representing the residents in the search for public policies, besides promoting cultural actions to affirm the quilombola identity. Such collective experiences, build by men and women, make us question what the political place occupied by the quilombola social movement is in the Brazilian’s reality, which means, what strategies are being conducted by the quilombos to overcome the processes of oppression, exploration, and symbolic-material expropriation in their territories. In this sense, this research investigates how the formation of the AQUIPAIOL happened, its demands and articulations with other social movements, registering the experiences of practices, knowledge and doings that reflect on the political and educational character of the association. Concurrently, it seeks to insert such experiences in the set of the Brazilian reality and totality, tracing the historical-social and political-economic processes of the quilombola communities’ formation, the conflicts and contradictions of the Brazilian agrarian structure, and the importance of the social movements and the popular fights in the sociopolitical debate and dispute, which emerge and are built in the civil society. This is a qualitative, bibliographic research, using the procedures of documental analysis, and open and semi-structured interviews for data collection. The theoretical-methodological framework is supported by authors who insert popular social movements in the relationship between the State and civil society, bringing the dimensions and political and educational tasks of popular organizations, fundamental for the emancipation and overcoming of capitalism. One of these authors is Antonio Gramsci, especially in his contribution about the topics that concern to the construction of the working-class hegemony, the matter of subalternity, the place of the peasantry in the revolutionary process, and of the organic intellectuals for the formation and elevation of the critical consciousness of the popular masses. Thus, it is expected that this research will be able to contribute to the necessity of evidencing and valuing the experiences built by the quilombola communities in relation to their ways of organization and collective fight for the territory, while reflecting and constructing new lexicons for the comprehension of the role of popular social movements in the processes and social and power relations in the Brazilian contemporaneity.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9902
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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