Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10088
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMagalhães, Wallace Lucas
dc.date.accessioned2023-12-21T18:57:03Z-
dc.date.available2023-12-21T18:57:03Z-
dc.date.issued2020-04-07
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Wallace Lucas. Reforma agrária se faz com homens, não com a terra: a "Lei do Boi" como estratégia de reprodução social dos grupos dominantes agrários (1968-1985). 2020.308 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,Seropédica,2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10088-
dc.description.abstractEsta pesquisa trata da Lei Federal nº 5.465, de 3 de julho de 1968, conhecida popularmente como ―Lei do Boi‖. A norma criou um sistema de reserva de vagas nas instituições de ensino médio e superior mantidas pela União, nos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária a candidatos, agricultores ou filhos destes, que comprovassem relação com a agropecuária, fosse mediante posse, uso ou propriedade da terra, sindicalização ou residência em áreas rurais, e no caso dos postulantes ao ensino superior, aos que tivessem realizado o ensino médio em escolas técnicas agrícolas ou agropecuárias. Proposta pelo Deputado Ultimo de Carvalho (ARENA/MG) e promulgada no contexto da intensificação das relações capitalistas no campo – processo que se denominou de modernização da agropecuária brasileira –, a lei tinha como justificativa levar o jovem do campo para as instituições de ensino para que ele, de posse do capital cultural, pudesse transformá-lo em produtividade. Utilizando o referencial teórico de Pierre Bourdieu, entendemos que a ―Lei do Boi‖ foi empregada como uma estratégia de reprodução social de diversos segmentos ligados à propriedade fundiária. Para tanto, realizou-se um levantamento dos beneficiários da ―Lei do Boi‖ em uma de suas destinatárias: a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A partir da análise de alunos dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária que ingressaram pela referida lei na instituição, observamos como ela beneficiou de forma significativa jovens cujo capital econômico, materializado em latifúndios e empresas rurais, e cultural, representado pelo capital familiar, fez parte de suas trajetórias, configurando uma prática de reprodução social dos grupos dominantes ligados ao universo rural.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectReforma agráriapor
dc.subject"Lei do Boi"por
dc.subjectReprodução socialpor
dc.subjectLand reformeng
dc.subject"Lei do Boi"eng
dc.subjectSocial reproductioneng
dc.titleReforma agrária se faz com homens, não com a terra: a "Lei do Boi" como estratégia de reprodução social dos grupos dominantes agrários (1968-1985)por
dc.title.alternativeLand reform is made with men, not with land: "Lei do Boi" as a strategy of social reproduction within dominant agrarian groups (1968-1985). 2020. 308p. Thesis (PhD in History)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research investigated the Federal Law n. 5.465, dated on July 3rd, 1968, popularly known in Brazil as ―Lei do Boi‖. The norm intended to separate a part of the spots in High school institutions and Universities, especially in Agronomy and Veterinary courses, for candidates who could prove to be somehow connected to Agriculture, whether being landowners themselves or sons of them, which could be confirmed through use, unionship, dwelling or ownership of rural areas. When applying for a spot in a Higher Education Institution, one of the requirements was that the candidates should have concluded their high school at an agricultural or similar technical school. Proposed by congressman Ultimo de Carvalho (ARENA/MG) and proclaimed when the capitalist relations were being intensified in the field - process known as modernization of brazilian agriculture–, the law used the necessity of enhancing a cultural capital by taking the youngsters to educational institutions far from their houses, in order to have them return, graduated and formally able to increase the productivity in the plantations. According to Pierre Bourdieu, the ―Lei do Boi‖ was employed as a strategy to reproduce the current social structure in the rural society. Therefore, a survey was developed to find the beneficiaries of the ―Lei do Boi‖ in Federal Rural University of Rio de Janeiro. By analyzing Agronomy and Veterinary students who were admitted through this law, it was possible to observe how it significantly benefited the juveniles whose economical capital, formed by large estates and rural companies and inherited from their families, configuring a social reproduction practice performed by rural dominant groupseng
dc.contributor.advisor1Pereira, João Márcio Mendes
dc.contributor.advisor1ID052.504.387-09por
dc.contributor.advisor1IDhttp://orcid.org/0000-0003-3272-0312por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0314632728589613por
dc.contributor.referee1Pereira, João Márcio Mendes
dc.contributor.referee1ID052.504.387-09por
dc.contributor.referee1IDhttp://orcid.org/0000-0003-3272-0312por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0314632728589613por
dc.contributor.referee2Heinz, Flavio Madureira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6016604770248827por
dc.contributor.referee3Medeiros, Leonilde Servolo de
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-5030-8044por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6874717097891723por
dc.contributor.referee4Alentejano, Paulo Roberto Raposo
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-0630-8164por
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9607379381524239por
dc.contributor.referee5Silva, Claiton Marcio da
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-4582-4586por
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9283430791589387por
dc.creator.ID081.513.897-02por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3597171721042234por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.relation.referencesAGREEMENT BETWEEN THE GOVERNANTS OF THE UNITES SATES OF BRAZIL AND THE UNITES STATES OF AMÉRICA, FOR THE DEVELOPMENT OF FOOD STUFFS PRODUCTION IN BRAZIL, ESPECIALLY IN THE STATES SITUATED IN THE AMAZON REGION, THE NORTH AND NORTHEAST, INCLUDING THE STATE OF BAIA. Washington D. C. 1942 AGREEMENT ON RURAL EDUCATION BETWEEN THE MINISTRY OF AGRICULTURE OF THE UNITED STATES OF BRAZIL AND THE INTER-AMERICANM EDUCATIONAL FOUNDATION, INC. Washington D. C. 1945 AGREEMENT FOR A COOPERATIVE PROGRAM OF AGRICULTURE BETWEEN THE GOVERNMENT OF THE UNITED STATES OF BRAZIL AND THE GOVERNMENT OF THE UNITED STATES OF AMERICA (26/03/1953). Washington: TIAS, 1953. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRIADORES DE ZEBU. (ABCZ) Zebu. Revista agro-pecuária. Uberaba, Minas Gerais. Ano XXVII, Nº 258, Jul 1968 BEATT, Willord W. Natureza e finalidade da educação comunitária. In: HENRY, Nelson. B (Coord). Educação comunitária: princípios e práticas colhidos na experiência ao redor do mundo. Centro de publicações técnicas da Aliança. Comissão Norte-Americana de Cooperação Econômica e Técnica do Brasil, USAID: Rio de Janeiro, 1966 BRASIL. Decreto Nº. 8.319, de 20 de outubro de 1910. Crêa o Ensino Agronomico e approva o respectivo regulamento. Disponível em: www.camara.gov.br, acesso em 15 mai 2014. __________ Decreto nº 3.549 de 16 de outubro de 1918. Autoriza o Presidente da Republica a reconhecer de utilidade publica as Sociedades de Agricultura da cidade do Rio de Janeiro e dos Estados de S. Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Geraes e Pernambuco. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-3549-16-outubro-1918-572592-publicacaooriginal-95795-pl.html. Acesso em 18 jul 2019 __________Decreto Nº 23.196, de 12 de outubro de 1933. Regula o exercício da profissão agronômica e dá outras providências. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-23196-12-outubro-1933-526807-norma-pe.html. Acesso em 17 mai 2015 __________ Decreto nº 23.857, de 8 de Fevereiro de 1934. Cria a Escola Nacional de Agronomia, aprova o respectivo regulamento e dá outras providências. Acesso em 16 mai 2015. __________ Decreto-Lei Nº 2.094, de 28 de março de 1940. Transforma o Serviço de Publicidade Agrícola, do Ministério da Agricultura, em Serviço de Informação. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-2094-28-marco-1940-412170-publicacaooriginal-1-pe.html, Acesso em 21 mai 2017 __________ Decreto-Lei nº 6.155, de 30 de dezembro de 1943. Reorganiza o Centro Nacional de Ensino e Pesquisas Agronômicas, do Ministério da Agricultura, e dá outras 281 providências. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-6155-30-dezembro-1943-416361-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 18 jan 2014 __________ (1944) Ministério da Agricultura, Relatório sobre a Conferência para instalação da Organização de Alimentação e Agricultura. Rio de Janeiro, 1944 __________ Decreto-Lei nº 7.449, de 9 de abril de 1945, Dispõe sôbre a organização da vida rural. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1940-1949/decreto-19882-24-outubro-1945-479387-norma-pe.html. Acesso em 30 ago 2019. __________ Decreto-Lei nº 8.127, de 24 de Outubro de 1945. Altera e dá nova redação ao Decreto-Lei nº 7.449, de 9 de abril de 1945, que dispõe sôbre a organização da vida rural. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1940-1949/decreto-19882-24-outubro-1945-479387-norma-pe.html. Acesso em 30 ago 2019. __________ Decreto nº 19.882, de 24 de Outubro de 1945. Aprova o Regulamento a que se referem os artigos 13 do Decreto-lei nº 7.449, de 9 de abril de 1945 e 24 do Decreto-lei nº 8.127 de 24 de outubro de 1945, que dispõe sôbre a organização da vida rural. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1940-1949/decreto-19882-24-outubro-1945-479387-norma-pe.html. Acesso em 30 ago 2019. __________. (1946) Constituição dos Estados Unidos do Brasil, decretada pela Assembléia Constituinte. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1940-1949/constituicao-1946-18-julho-1946-365199-publicacaooriginal-1-pl.html. acesso em 15 set 2017 __________ Ministério Das Relações Exteriores, Ofícios recebidos, Conferência de Alimentação e Agricultura. Janeiro de 1944 a abril de 1946. Estante 80, prateleira 1, volume 17 __________ Ministério da Agricultura. Relatório da II Conferência da Organização de Alimentação e Agricultura das Nações Unidas. Rio de Janeiro, 1946 __________ Ministério das Relações Exteriores. The statmente of Mr. Newton de Castro Belleza, delegate of Brazil to the agricultural committe of commission on a september 11, 1946 __________ (1950) Presidência da República. Plano SALTE. Mensagem Nº 196, de 10 de maio de 1948 e anexo – Lei Nº 1.102 d 18 de maio de 195, que o aprova – e Decreto Nº 28.255, de 12 de junho de 1950, que o regulamenta. Rio de Janeiro: Departameto de Imprensa Nacional, 1950. __________Ministério da Agricultura. Relatórios do Ministério da Agricultura. Atividades do Ministério da Agricultura. 1946-1950. Rio de Janeiro: Serviço de Informação Agrícola, 1951 __________ Diário do Congresso Nacional. Capital Federal. Ano VI, nº 153, 17 ago 1951 (1951) 282 __________ Diário do Congresso Nacional. Capital Federal. Ano VII, nº 214, 13 nov 1952 (1952) __________ Ministério da Agricultura. Serviço de Informação Agrícola. Missões rurais de educação: a experiência de Itaperuna. Uma tentativa de organização de comunidade. Série Estudos Brasileiros, nº 3.. Rio de Janeiro, 1952 __________ Ministério da Agricultura. Informação Agrícola. Ano VIII: Nº 108, out de 1954. __________ Projeto de lei nº 4.389, de 1954. Institui a reforma agrária. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/ Acesso em 22 set de 2014 __________ Ministério da Agricultura. Serviço de Informação Agrícola. Atividades do Ministério da Agricultura em 1954 e 1955. __________ Ministério da Agricultura. Informação Agrícola. Ano IX: Nº 115, maio de 1955. __________ Ministério da Agricultura. Informação Agrícola. Ano VIII. nº 117, Julho 1955 __________ Decreto n 38.955, de 27 de Março de 1956. Dispõe sobre a Campanha Nacional de Educação Rural (CNER). Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1950-1959/decreto-38955-27-marco-1956-327902-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 16 set 2017 __________ Decreto nº 39.871, de 30 de Agosto de 1956. Altera a redação dos arts. 8º e 10º do Decreto n° 38.955, de 27 de março de 1956, que dispõe sobre a Campanha Nacional de Educação Rural. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1950-1959/decreto-39871-30-agosto-1956-333140-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 18 set 2017 __________ Ministério da Agricultura. Serviço de Informação Agrícola. Atividades do Ministério da Agricultura em 1956 __________ Ministério da Agricultura. Informação Agrícola. Ano XI: Nº 136, fev de 1957 __________ Ministério da Agricultura. Informação Agrícola. Ano I. nº 3, jul 1957 __________ Associação Brasileira de Crédito e Assistência Rural. Informativo ABCAR. Ano I, Nº 8, dez 1957 __________ Ministério da Agricultura. Informação Agrícola. Ano XII: Nº 147, jan de 1958 __________ Ministério da Agricultura. Informação Agrícola. Ano XII. nº 152, Junho 1958 __________ Ministério da Agricultura. Informação Agrícola. Ano XII. nº 153, Julho 1958 __________ Ministério da Agricultura. Informação Agrícola. Ano XII: Nº 154, ago de 1958. 283 __________ Programa de metas do Presidente Juscelino Kubitschek. Estado do plano de desenvolvimento econômico em 30 de junho de 1958. Rio de janeiro: Presidência da República. Serviço de Documentação, 1958 __________ Diário do Congresso Nacional. Capital Federal. Ano XIV, nº 80. 2 jul 1959. (1959a) __________ Diário do Congresso Nacional. Capital Federal. Ano XIV, nº.92. 11 jul 1959 (1959b) __________ Ministério da Educação e Cultura. Revista da Campanha Nacional de Educação Rural. Ano 6, Rio de Janeiro, Nº 8, 1959. __________ Ministério da Agricultura. Serviço de Informação Agrícola. Atividades do Ministério da Agricultura em 1960 __________ Ministério da Agricultura. Informação Agrícola. Ano IV. nº 33, mar 1960 __________ Decreto nº 48.644, de 1º de agosto de 1960. Altera os regimentos do C.N.E.P.A., do D.N.P.A. e do S.F. do Ministério da Agricultura, dando nova denominação e organização à Universidade Rural do C.N.E.PA. Disponível em: http://www2.camara.gov.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-48644-1-agosto-1960-388017- norma-pe.html. Acesso em 18 jan 2014 __________Ministério da Agricultura. Relatórios do Ministério da Agricultura. Atividades do Ministério da Agricultura 1960. Rio de Janeiro: Serviço de Informação Agrícola, 1961 __________ Diário do Congresso Nacional. Capital Federal. Ano XVI, nº 124. 29 de julho de 1961. (1961a) __________ Diário do Congresso Nacional. Capital Federal. Ano XVI, nº 142. 24 de agosto de 1961 (1961b) __________ Diário do Congresso Nacional. Capital Federal. Ano XVII, nº 4. 7 fev de 1962. (1962a) __________ Diário do Congresso Nacional. Capital Federal. Ano XVII, nº 11. 16 fev de 1962 (1962b) __________ Diário do Congresso Nacional. Capital Federal. Ano XVII, nº 133. 11 ago de 1962 (1962c) __________ Diário do Congresso Nacional. Capital Federal. Ano XVII, nº 202, 28 nov 1962 (1962d) __________ Diário do Congresso Nacional. Capital Federal. Ano XVIII, nº 47, 9 mai 1963 284 __________ Lei nº 4.214, de 2 de Março de 1963. Dispõe sobre o Estatuto do Trabalhador Rural. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4214-2-marco-1963-353992-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em 12 mai 2018. __________ Emenda Constitucional nº 10, de 1964. Altera os artigos 5º, 15, 29, 141, 147 e 156 da Constituição Federal. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/emecon/1960-1969/emendaconstitucional-10-9-novembro-1964-364969-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em 17 out 2014. (1964a) __________ Diário do Congresso Nacional. Capital Federal. Ano XIX, nº 113. 25 jun de 1964 (1964b) __________ Diário do Congresso Nacional. Capital Federal. Seção I. 25 jun de 1964 (1964c) __________ Ministério do Planejamento e Coordenação Econômica. Programa de Ação Econômica do Governo (1964-1966). Documentos EPEA – Nº1, Maio de 1965 __________ Ministério da Agricultura. Informação Agrícola. Ano I: Nº 8, mai de 1966. __________ Ministério da Agricultura. Informação Agrícola. Ano I. nº 11, ago 1966 __________ Decreto-Lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967. Dispõe sôbre a organização da Administração Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del0200.htm. Acesso em 29 mai 2018 _________ Ministério do Planejamento e Coordenação Geral. Programa Estratégico de Desenvolvimento. Julho de 1967. (1967a) _________ Ministério do Planejamento e Coordenação Econômica. Plano Decenal de Desenvolvimento Econômico e Social (1967-1977). Março de 1967. (1967b) __________ Projeto de lei nº 998, de 1968. Dispõe sobre o preenchimento de vagas nos estabelecimentos de ensino agrícola. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/. Acesso em 6 jan 2012. (1968) __________ Diário do Congresso Nacional. Capital Federal. Ano XXIII, nº 7. 26 jan 1968 (1968a) __________ Diário do Congresso Nacional. Capital Federal. Ano XXIII, nº 20. 14 fev 1968. (1968b) __________ Diário do Congresso Nacional. Capital Federal. Ano XXIII, nº 23. 16 fev 1968 (1968c) __________ Comissão de Constituição e Justiça. Parecer do projeto nº 998/68, que ―dispõe sobre o preenchimento de vagas nos estabelecimentos de Ensino Agrícola no País‖. 1968 (1968d) 285 __________ Comissão de Educação e Cultura. Parecer do projeto nº 998/68, que ―dispõe sobre o preenchimento de vagas nos estabelecimentos de Ensino Agrícola no País‖. 1968. (1968e) __________ Comissão de Educação e Cultura. Substitutivo ao projeto nº 998/68, adotado pela comissão. 1968. (1968f) __________ Diário do Congresso Nacional. Capital Federal. Ano XXIII, nº 68. 1 mai 1968. (1968g) __________ Diário do Congresso Nacional. Capital Federal. Ano XXIII, nº 85. 29 mai 1968. (1968h) __________ Diário do Congresso Nacional. Capital Federal. Ano XXIII, nº 86. 30 mai 1968 (1968i) __________ Decreto nº 63.788, de 12 de Dezembro de 1968 que ―Regulamenta a Lei nº 5.465, de 3 de julho de 1968, que dispõe sobre o preenchimento de vagas nos estabelecimentos de ensino agrícola‖. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/. Acesso em 27 abr 2013. (1968j) __________ Advocacia-Geral da União. (AGU) Parecer I – 108/1971, de 8 de março de 1971. Disponível em: https://www.agu.gov.br/. Acesso em 17 set 2014 __________ Lei Complementar nº 11, de 26 de maio de 1971. Institui o Programa de Assistência ao Trabalhador Rural, e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/leicom/1970-1979/leicomplementar-11-25-maio-1971-365204-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em 29 ago 2019. __________Diário do Congresso Nacional. Brasília. 12 de março de 1980 __________ Diário do Congresso Nacional. Brasília. 17 de abril de 1982 __________ Diário do Congresso Nacional. Brasília. 18 de maio de 1983. (1983a) __________ Diário do Congresso Nacional. Brasília. 28 de abril de 1983. (1983b) __________ Diário do Congresso Nacional. Brasília. 01 de julho de 1983. (1983c) __________ Diário do Congresso Nacional. Brasília. 20 de agosto de 1983. (1983d) __________ Diário do Congresso Nacional. Brasília. 24 de setembro de 1983. (1983e) __________ Diário do Congresso Nacional. Brasília. 06 de setembro de 1985 286 __________ Supremo Tribunal Federal. Disponível em: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=121130. Acesso em 12 nov 2019. (2010) __________ TV Justiça. Audiência pública – 3 de março de 2010. Debates da audiência pública sobre políticas de acesso ao ensino superior na Sala de Sessões da Primeira Turma. Movimento de cotas sociais. Disponível em: http://www.tvjustica.jus.br/. Acesso em 12 nov 2019. (2010) __________ Projeto de Lei nº 3481 de 2004. Dispõe sobre destinação de vagas em cursos de nível superior para candidatos com afinidade rural. . Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=251921. Acesso em 27 nov 2019 CHAPARRO, Alvaro. Un estudio de la educacion agrícola universitária em America Latina. Organizacion de las Naciones Unidas para la Agricultura y la Alimentacion: Roma, 1959 __________ La FAO y el sistema nacional de educación agrícola. In: INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA (IICA). Segunda conferencia latinoamericana sobre educación agrícola superior. Medelin, Colômbia, 1962 CONFEDERAÇÃO RURAL BRASILEIRA (CRB) Estatuto. Rio de Janeiro, 1951 __________ Gleba. Rio de Janeiro. Ano I, nº 1, Julho de 1955 (1955a) __________Gleba. Rio de Janeiro. Ano I, nº 2, Agosto de 1955 (1955b) __________Gleba. Rio de Janeiro. Número especial. Janeiro de 1956 __________Gleba. Rio de Janeiro. Ano III, nº 30, Outubro de 1957 __________Gleba. Rio de Janeiro. Ano IV, nº 40, Agosto de 1958. (1958a) __________Gleba. Rio de Janeiro. Número especial. Setembro de 1958. (1958b) __________Gleba. Rio de Janeiro. Ano IV, nº 42, Outubro de 1958. (1958c) __________Gleba. Rio de Janeiro. Ano VIII, nº 82, Fevereiro de 1962 (1962a) __________Gleba. Rio de Janeiro. Ano VIII, nº 89, Setembro de 1962. (1962b) __________Gleba. Rio de Janeiro. Ano VIII, nº 92, Dezembro de 1962. (1962c) __________Gleba. Rio de Janeiro. Ano IX, nº 93-98, Jan/Jun de 1963 COTO, Rogelio. El IICA y la OEA. San José. Costa Rica: IICA-OEA, 1967 287 ESPINOSA, J. Manuel. Inter-American Beginning of U. S. Cultural Diplomacy (1936-1948) Washington D.C: US Departament os State. Bureau of Educational and Cultural Affairs, Historical Studies, No 2, 1976 FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS (FAO). Instituto Interamericano de Ciencias Agrícolas. Informe de La primera Conferencia Latinoamericana sobre educacional agrícola superior. Santiago, Chile. Marzo 1958. __________ Basic textes of Food And Agriculture Organization Of The United Nations. Volumes I and II. 2017 Edition. Disponível em http://www.fao.org. Acesso em 19 mar 2018 HISTORY OF THE OFFICE OF THE COORDINATOR OF INTER-AMERICAN AFFAIRS. Historical reports on war administration. CIAA, United States Government Printing Office Washington: 1947 INSTITUTE OF DEVELOPMENT STUDIES (IDS). Philanthropy: Current Context. Issues, Actors and Instruments. Brighton. England, 2014. INSTITUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS SOCIAIS. (IPES) Reforma agrária: problemas, bases, soluções. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Exped, 1985 INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA (IICA). Informe de la primera conferencia latinoamericana sobre educación agrícola superior. Santiago, Chile, 1958 __________ . Segunda conferencia latinoamericana sobre educación agrícola superior. Medelin, Colômbia, 1962 LEET, Glen O Programa de Desenvolvimento Comunitário das Nações Unidas. In: HENRY, Nelson. B (Coord). Educação comunitária: princípios e práticas colhidos na experiência ao redor do mundo. Centro de publicações técnicas da Aliança. Comissão Norte-Americana de Cooperação Econômica e Técnica do Brasil, USAID: Rio de Janeiro, 1966 SOCIEDADE NACIONAL DE AGRICULTURA (SNA). Estatuto. Rio de Janeiro, 1905 __________ A lavoura. Rio de Janeiro. Ano LV, set/out, 1952 __________ A lavoura. Rio de Janeiro. Ano LVI, jan/fev, 1953 (1953a) __________ A lavoura. Rio de Janeiro. Ano LVI, mai/jun, 1953 (1953b) __________A lavoura. Rio de Janeiro. Ano LVII, jan/fev, 1954 __________A lavoura. Rio de Janeiro. Ano LVIII, jul/ago, 1955 __________ A lavoura. Rio de Janeiro. Ano LX, jan/fev, 1957 __________ A lavoura. Rio de Janeiro. Ano LIX, set/out, 1956. (1956b) 288 __________ A lavoura. Rio de Janeiro. Ano LIX, mar/abr, 1956. (1956a) __________ A lavoura. Rio de Janeiro. Ano LXII, mai/jun, 1959 __________ A lavoura. Rio de Janeiro. Ano LXIV, mar/abr, 1961 __________ A lavoura. Rio de Janeiro. Ano LXX, jan/fev, 1967 (1967a) __________ A lavoura. Rio de Janeiro. Ano LXX, Nov/dez, 1967 (1967b) SOCIEDADE RURAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Estatuto. 1934 __________ Zebu. Revista agro-pecuária. Uberaba, Minas Gerais. Ano I, Nº 1, ago 1939 __________ Zebu. Revista agro-pecuária. Uberaba, Minas Gerais. Ano XV, Nº 138, ago 1956. (1956a) __________ Zebu. Revista agro-pecuária. Uberaba, Minas Gerais. Ano XVI, Nº 139, set 1956. (1956b) __________ Zebu. Revista agro-pecuária. Uberaba, Minas Gerais. Ano XVII, Nº 159, jun 1958. (1958a) __________ Zebu. Revista agro-pecuária. Uberaba, Minas Gerais. Ano XVII, Nº 160, jul 1958. (1958b) __________ Zebu. Revista agro-pecuária. Uberaba, Minas Gerais. Ano XVIII, Nº 171, jul 1959 __________ Zebu. Revista agro-pecuária. Uberaba, Minas Gerais. Ano XIX, Nº 182, jun 1960 __________ Zebu. Revista agro-pecuária. Uberaba, Minas Gerais. Ano XX, Nº 194, jun/jul 1961. (1961a) __________ Zebu. Revista agro-pecuária. Uberaba, Minas Gerais. Ano XX, Nº 196, set 1961. (1961b) __________ Zebu. Revista agro-pecuária. Uberaba, Minas Gerais. Ano XXI, Nº 200, abr 1962 __________ Zebu. Revista agro-pecuária. Uberaba, Minas Gerais. Ano XXII, Nº 206, jan/fev 1963. (1963a) __________ Zebu. Revista agro-pecuária. Uberaba, Minas Gerais. Ano XXII, Nº 208, abr 1963. (1963b) 289 __________. Zebu. Revista agro-pecuária. Uberaba, Minas Gerais. Ano XXII, Nº 209, mai 1963. (1963c) __________ Zebu. Revista agro-pecuária. Uberaba, Minas Gerais. Ano XXII, Nº 214, dez 1963 (1963d) __________ Zebu. Revista agro-pecuária. Uberaba, Minas Gerais. Ano XXIII, Nº 221, set 1964. (1964a) __________ Zebu. Revista agro-pecuária. Uberaba, Minas Gerais. Ano XXIII, Nº 223, dez 1964. (1964b) __________ Zebu. Revista agro-pecuária. Uberaba, Minas Gerais. Ano XXIII, Nº 225, mar/abr 1965 __________ Zebu. Revista agro-pecuária. Uberaba, Minas Gerais. Ano XXVI, Nº 251, out 1967 UNITED STATES GOVERNMENT PRITTING OFFICE. Point Four: Background and Program (International Technical Cooperation Act of 1949). Prepared forthe use of the Committee on Foreign'Affairs of the House of Representatives by the Legislative Reference Service, Library of Congress, largely from materials supplied by the Department of State. UNITED STATES GOVEIWMENT PRINTING OFFICE: Washington 1949 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ). Arquivos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (AUFRRJ) __________ Pastas A-F, G a J, L a U, de 1973 (Medicina Veterinária) __________ Pastas C-E, E-I, I-J, J-K, O-R, R-V. 1974 (Agronomia) __________ A a C, D a J, J a M, N a R, A a T, de 1974 (Medicina Veterinária) __________ Pastas ―formandos A‖, ―formandos A-D‖, ―D-E‖, ―E-F‖, ―F-J‖, ―J‖, ―J a JU‖ de 1975 (Agronomia) __________ A a C, C a J, J a M, M a P, R a V, de 1975 (Medicina Veterinária) __________ A, A a E, E a I, I a J, L a M, M a P, R a V, de 1976 (Medicina Veterinária) __________ A a Ang, Ant a Aug, B a D, G a H, I a Jor, Jos a Jur, Mari a O, L a Marc, P a Rit, She a Ver de 1977 (Medicina Veterinária) __________ Pastas 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22 e 23 de 1978 (Agronomia) __________ Caixas 53, A-D, 54, E-J, 55, J-M, 56, M-V, de 1978 (Medicina Veterinária) __________ Pastas 16, 17, 18, 19, 20 e 21 de 1979 (Agronomia) 290 __________ Caixas 54, A-D, 55, D-F, 56, H-J, 57, 58 e ―sem número‖, de 1979 (Medicina Veterinária) __________ caixas 10, 11, 12 e 13 de 1982 (Agronomia) __________ Caixas A a B, C a D, E a G, J, J a L, L a M, O a P, R, S a W, de 1982 (Medicina Veterinária) __________ caixas 09, 10, 11, 12 e 13 de 1983 (Agronomia) __________ Caixas 32, 33, 34 de 1983 (Medicina Veterinária) __________ caixas 07, 08 e 09 de 1984 (Agronomia) __________ Caixas 30, A-F, 31, G-M e 32, M-Z, de 1984 (Medicina Veterinária) __________ caixas 07, 08, 09 e 10 de 1985 (Agronomia) __________ Caixas 33, 34, 35 de 1985 (Medicina Veterinária) __________ caixas 07, 08, 09 e 10 de 1986 (Agronomia) __________ Caixas 32, A-E, 33, F-K, 34, L-Z, de 1986 (Medicina Veterinária) __________ caixas 07, 08, 09 e 10 de 1987 (Agronomia) __________ Caixas 39, 39, 40, 41 de 1987 (Medicina Veterinária) __________ caixas 10, 11, 12 e 13 de 1988 (Agronomia) __________ Caixas 39, 40, 41 e 42 de 1988 (Medicina Veterinária) __________ caixas 08 e 09 de 1989 (Agronomia) __________ Arquivos da Procuradoria Geral da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (APGUFRRJ) __________ Atas da Reunião Ordinária do Conselho Universitário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. __________ Ata da Reunião Ordinária do Conselho Universitário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. de 19 de setembro de 1968 __________ Ata da Reunião Ordinária do Conselho Universitário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, de 11 de fevereiro 1969 __________ Ata da 1ª reunião ordinária do Conselho Universitário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, realizada em 15 de fevereiro de 1978 291 __________ Parecer da Procuradoria-Geral da UFRRJ, nº 1/1977 (1977a) __________ Apelação de Mandado de Segurança, Processo nº 8540/1977 (1977b) __________ Apelação de Mandado de Segurança, Processo nº 8454/1977 (1977c) __________ Apelação de Mandado de Segurança, Processo nº 1401/1978 (1978a) __________ Apelação de Mandado de Segurança, Processo nº 2118/1978 (1978b) __________ Apelação de Mandado de Segurança, Processo nº 947/1978 (1978c) ENTREVISTAS ANDRADA, José Bonifácio Lafayette de. Rio de Janeiro. FGV/CPDOC: História oral: depoimento, 1978 (1982) CAMPOS, Roberto. Rio de Janeiro. Entrevistador: Wallace Lucas Magalhães. Entrevista realizada em 02 de outubro de 2014 (2014) CARVALHO, Ultimo de. Rio de Janeiro. FGV/CPDOC: História oral: depoimento, 1976 (1976) FIGUEIREDO, Alberto Werneck. Entrevistador: Wallace Lucas Magalhães. Entrevista realizada em 5 dezembro de 2019. Entrevista por e-mail. (2019) GONÇALVES. Olindo. Instituto de Veterinária da UFRRJ. Seropédica, RJ. Entrevistador: Wallace Lucas Magalhães. Entrevista realizada em 11 de junho de 2019 (2019) HISSA. H. R.. Entrevistador: Wallace Lucas Magalhães. Entrevista realizada em 27 dezembro de 2019. Entrevista por e-mail. (2019) MAGALHÃES, Luis Mauro Sampaio. Sede da ADUR. Seropédica. Entrevistador: Wallace Lucas Magalhães. Entrevista realizada em 09 de julho de 2019 (2019) MIRANDA. R. M. Instituto de Agronomia. Entrevistador: Wallace Lucas Magalhães. Entrevista realizada em 22 out 2014 OGAWA, Beth. Entrevistador: Wallace Lucas Magalhães. Entrevista realizada em 4 ago de 2014. Entrevista por e-mail. (2014) SOUZA, P. C. A. Instituto de Veterinária da UFRRJ. Seropédica, RJ. Entrevistador: Wallace Lucas Magalhães. Entrevista realizada em 27 de julho de 2019 (2019) 292 VEIGA, José Antônio Souza. Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Seropédica. Entrevistador: Wallace Lucas Magalhães. Entrevista realizada em 2 fevereiro de 2015. (2015) BIBLIOGRAFIA CITADA ADAS, Michael. Modernization theory and the American revival of the scientific and technological standards of social achievement and human worth. In: ENGERMAN, David C., GILMAN, Nils, HAEFELE, Mark H. & LATHAM, Michael (ed.). Staging growth. Modernization, development, and the Global Cold War. Amherst: University of Massachusetts Press, 2003 AMMANN, Safira Bezerra. Ideologia do desenvolvimento de comunidade no Brasil. 10ª Ed. São Paulo: Cortez, 2003 ARAPIRACA, José Oliveira. A USAID e a educação brasileira: um estudo a partir de uma abordagem crítica da teoria do capital humano. Dissertação (Mestrado em Educação). Rio de Janeiro: Instituto de Estudos Avançados em Educação / Fundação Getúlio Vargas. 1979 BARREIRO, I. M. F. Educação rural capitalista: a contradição entre a educação modernizadora e a educação da classe popular na Campanha Nacional de Educação Rural. Universidade Estadual de Campinas: Faculdade de Educação, 1989 __________. Política de educação no campo: para além da alfabetização (1952-1963) [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010 BARROS, José D‘Assunção. História e Memória – uma relação na confluência entre tempo e espaço. Mouseion, vol.3, n.5, jan-jul/2009. Pg. 35-67 BEISIEGEL, Celso de Rui. Uma pedagogia da participação popular. In: FÁVERO, Osmar. Uma pedagogia da participação popular: análise da prática educativa do MEB – Movimento de Educação de Base (1961/1966). Campinas, SP: Autores Associados, 2006 BENCHIMOL. J. L. Fundação Rockefeller. In: BENCHIMOL. J. L (coord). Febre amarela: a doença e a vacina, uma história inacabada [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2001 BOITO JR, Armando. Governos Lula: a nova ―burguesia nacional‖ no poder. In: Reforma e crise política no Brasil: os conflitos de classe nos governos do PT. Campinas, SP: Editora da Unicamp/UNESP, 2018 BOURDIEU, Pierre. Sociologia. (organizado por Renato Ortiz). São Paulo: Ática, 1983 __________ Questões de Sociologia. Lisboa: Fim de século, 2003 __________ Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Ed. da UNESP, 2004 __________ A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007. (2007a) 293 __________. O poder simbólico. 10ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. (2007b) __________ . O diploma e o cargo: relações entre o sistema de produção e o sistema de reprodução. In: NOGUEIRA, M. A. e CATANI, A. (orgs.) Escritos de Educação. 9ª ed., Petrópolis, RJ : Vozes, 2007. Pg 127-144 (2007c) __________ . Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, M. A. e CATANI, A. (orgs.) Escritos de Educação. 9ª ed., Petrópolis, RJ : Vozes, 2007. Pg. 71-79 (2007d) __________ . Reprodução cultural e reprodução social. In: A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007. p. 295-336 (2007e) __________ . Razões práticas: sobre a teoria da ação. 9ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2008. (2008a) __________ A economia das trocas lingüísticas: o que falar quer dizer. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. (2008b) __________ Os excluídos do interior in: BOURDIEU, Pierre. A miséria do mundo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. (2008c) __________ . A distinção: crítica social do julgamento. 2 ed. Porto Alegre, RS: Zouk, 2011. BOURDIEU, P.; BOLTANSKI, L; SAINT-MARTIN, M. As estratégias de reconversão: as classes sociais e o sistema de ensino. In: DURAND, J.C. (Org) Educação e hegemonia de classe: as funções ideológicas da escola. Tradução Maria Alice Machado de Gouveia. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. p.106-177 BRUNO, Regina. O Estatuto da Terra: entre a conciliação e o confronto. Estudos Sociedade e Agricultura, 5, novembro 1995: 5-31 __________ Senhores da terra, senhores da guerra. A nova face política das elites agroindustriais no Brasil. Rio de Janeiro: Forense-Universitária; UFRRJ, 1997. __________ . Bancada ruralista, conservadorismo e representação de interesses no Brasil contemporâneo. In: MALUF, Renato S e FLEXOR, Georges. Questões agrárias, agrícolas e rurais Conjunturas e políticas públicas. 1. Ed. Rio de Janeiro: E-Papers, 2017. p.155-168 BURBACH, Roger e FLYNN, Patricia. Agroindústria nas Américas. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. BUZANELLO, Edemar. A burguesia agrária: elementos teóricos e interpretação operativa. Textos de Economia: Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 41-52. 1993 CABRAL, Bruna Marques. “Do clero e para todo o clero”: Revista Eclesiástica Brasileira e a Reforma Agrária (1950-1964). Seropédica, RJ. 96p. Dissertação (Mestrado em História, Relações de Poder, Trabalho e Práticas Culturais). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015 294 CAMPOS. P. H. P. A indústria da construção pesada do Rio de Janeiro no século XX: protagonismo, tensões políticas e decadência. Espaço e Economia [Online], 12 | 2018 CAPDEVILLE, Guy. O Ensino Superior Agrícola no Brasil. Viçosa-MG: Imprensa Universitária (UFV), 1990 __________ O Ensino Superior Agrícola no Brasil. R. bras. Est. pedag., Brasília, v.72, n.172, p.229-261, set./dez. 1991 CAPORAL, F. R. A Extensão Rural e os limites: prática dos extensionistas do serviço público. 1991. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 1991 CASTRO SANTOS, L. A. Bandeirantes e pioneiros da ciência no Brasil. In: MARINHO, M. G. S. M. C. Norte-americanos no Brasil: uma história da Fundação Rockefeller na Universidade de São Paulo (1934-1952). Campinas, SP: Autores associados, 2001 CEPAL. Desenvolvimento econômico e educação: perspectivas. In PEREIRA, Luiz (org). Desenvolvimento, trabalho e educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1967 CODATO, Adriano, PERISSINOTTO, Renato. Marxismo como ciência social. Curitiba: Editora UFPR, 2011 COLBY, Gerard e DENNETT, Charlotte. Seja feita a vossa vontade. A conquista da Amazônia: Nelson Rockefeller e o evangelismo na idade do petróleo. Rio de Janeiro: Record, 1998 COSTA, Luiz Flávio de Carvalho. Introdução. In: Estudos Sociedade e Agricultura. CPDA/UFRRJ, n.3, 1994, p.7-11 CUNHA. A universidade crítica: o ensino superior na República populista. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1982 __________ A universidade reformanda: o golpe de 1964 e a modernização do ensino superior. 2ª ed. São Paulo: UNESP, 2007 DA ROS, César Augusto. O movimento ―vistoria zero‖ e a resistência do patronato rural às políticas de assentamentos no Rio Grande do Sul. In: Sociologias, Porto Alegre, ano 11, nº 22, jul./dez. 2009, p. 232-278 DELGADO, Guilherme Costa. Capital financeiro e agricultura no desenvolvimento recente da agricultura brasileira. Tese (doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas: Campinas, SP, 1984 DELGADO, Lucília de Almeida Neves. Partidos Políticos e frentes parlamentares: projetos, desafios e conflitos na democracia. IN: FERREIRA, Jorge e DELGADO, Lucília de Almeida Neves (org.) O Brasil republicano. O tempo da experiência democrática: da democratização 295 de 1945 ao golpe civil-militar de 1964. Livro 3. 5ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013. Pp 127-154 DINCÃO E MELLO, Maria Conceição. O “Bóia-fria”: acumulação e miséria. 3ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1976 DREIFUSS, René Armand. 1964: A conquista do Estado, ação política, poder e golpe de classe. Vozes: Petrópolis, 1981 DURAND, J. C. G. Educação e hegemonia de classe: as funções ideológicas da escola. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979 ESCOBAR, Arturo. La invención del Tercer Mundo: Construcción y deconstrucción del desarrollo. Caracas, Venezuela. Serie colonialidad/modernidad/descolonialidad, 2007 FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. Autonomia e poder na universidade: impasses e desafios. In: Perspectiva, Florianópolis, v. 22, n. 01, p. 197-226, jan./jun. 2004 FÁVERO, Osmar. Uma pedagogia da participação popular: análise da prática educativa do MEB – Movimento de Educação de Base (1961/1966). Campinas, SP: Autores Associados, 2006 FERREIRA, Marieta de Moraes. História, tempo presente e história oral. Topoi: Rio de Janeiro, dezembro 2002, pp. 314-332 FILHO, José Molina. Educação rural. Série Estudos. Nº 10. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, USP, 1971 FONSECA, Maria Teresa Lousa da. A extensão rural no Brasil: um projeto educativo para o capital. Edições Loyola: São Paulo, 1985 FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. 8º Ed. Editora Cortez: São Paulo, 2006. FURTADO, Celso. Obstáculos políticos ao crescimento econômico do Brasil (III). In: Correio da manhã. Rio de Janeiro, 24 fev 1965. __________ Análise do modelo brasileiro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972. __________ Desenvolvimento e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 2009 GERMANO, José Willington. Estado militar e educação no Brasil (1964 – 1985). 4ª Ed. São Paulo: Cortez, 2005 GOERTZEL, Ted. MEC-USAID: Ideologia de Desenvolvimento Americano Aplicado à Educação Superior Brasileira. In: Revista Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, V. III, n. 14, pp. 123-137, jul. 1967 296 GONÇALVES, José Sidnei. Mudar para manter: pseudomorfose da agricultura brasileira. CSPA/SAA: São Paulo, 1999. GONÇALVES NETO, W. Estado e agricultura no Brasil: política agrícola e modernização econômica brasileira 1960-1980. 5ª edição. São Paulo: Hucitec, 1997. GRAZIANO DA SILVA .J. A modernização dolorosa: estrutura agrária, fronteira agrícola e trabalhadores rurais no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 1982 __________ O que é questão agrária. São Paulo: Brasiliense, 1983. GUIMARÃES, Alberto Passos. Quatro Séculos de Latifúndio. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra, 1968 HEINZ, Flávio M. Elites rurais: representação profissional e política no Brasil, 1930-1960. Anuário IEHS 16 (2001). p.91-107 HENRY, Nelson. B (Coord). Educação comunitária: princípios e práticas colhidos na experiência ao redor do mundo. Centro de publicações técnicas da Aliança. Comissão Norte-Americana de Cooperação Econômica e Técnica do Brasil, USAID: Rio de Janeiro, 1966 HOUTZAGER, Peter P. Os últimos cidadãos: conflito e modernização no Brasil rural (1964-1995). São Paulo: Globo, 2004. IANNI, Octavio. Ditadura e agricultura. O desenvolvimento do capitalismo na Amazônia: 1964-1978. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 1979 __________ A ditadura do grande capital. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 1981. JARAMILLO, Mauricio Herrera e BOLAÑO, Cesar. Modos de vida, conocimiento y capitalismo en perspectiva histórico-estructural: para una crítica de la comunicación para el desarrollo en América Latina. In: Revista da sociedade brasileira de economia política. Nº 52 / Janeiro 2019 - Abril 2019. Pg. 98-122 KADT, Emanuel de. Católicos radicais no Brasil. Brasília: UNESCO, MEC, 2007 KORNDÖRFER, Ana Paula. An international problem of serious proportions: a cooperação entre a Fundação Rockefeller e o governo do estado do Rio Grande do Sul no combate à ancilostomíase e seus desdobramentos, 1919-1929. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2013 LEWIS, W. A. A teoria do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1960 LIGUORI, Guido; VOZA, Pasquale (Orgs.). Dicionário gramsciano (1926-1937). 1. Ed. São Paulo: Boitempo, 2017 MAGALHÃES, W. L. A “Lei do Boi” como estratégia da burguesia rural: o caso da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1968-1985). 2015. [177 f.]. Dissertação 297 (PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] __________ Reforma agrária se faz com os homens, não com a terra: a ―Lei do Boi‖ e a qualificação da força de trabalho. In: Veredas da História, [online], v.8, n.1, 2015, p. 102-120 __________ A ―Lei do Boi‖ e a relação entre educação e propriedade: o caso da Universidade Federal Rural do Rio De Janeiro. In: Tempos Históricos. Volume 212º Semestre de 2017. p. 434-464. 2017 __________ A “Lei do Boi” como estratégia da burguesia rural (1968-1985). Seropédica, RJ: Ed. Da UFRRJ, 2018 __________ A dimensão geopolítica das práticas culturais para a América Latina: a ação do Coordinator of Inter-American Affairs. In: Revista de Geopolítica, v. 10, nº 2, p. 61-72, jul./dez. de 2019 MANTEGA, Guido. A economia política brasileira. Rio de Janeiro: Vozes, 1984. MARINHO, M. G. S. M. C. A presença norte-americana na educação superior brasileira: uma abordagem histórica da articulação entre a Fundação Rockefeller r estruturas acadêmicas de São Paulo. Theses, São Paulo, ano 1, v. 3, p. 54-77, 2º semestre, 2005 MARTINE, George. Os efeitos sociais da modernização agrícola. São Paulo: Editora Caetés, 1987 MARTINS, José de Souza. A militarização da questão agrária no Brasil. Terra e poder: o problema da terra na crise política. Petrópolis: Vozes, 1984 __________ . Prefácio. In: BRUNO, Regina. Senhores da terra, senhores da guerra. A nova face política das elites agroindustriais no Brasil. Rio de Janeiro: Forense-Universitária; UFRRJ, 1997 __________ . O cativeiro da terra. 9ª ed. São Paulo: Contexto, 2010 MATOS, Júlia Silveira, SENNA, Adriana Kivanski de. História oral como fonte: problemas e métodos. Historiae, Rio Grande, 2 (1): 95-108, 2011 MEDEIROS, L. S. História dos movimentos sociais no campo. Rio de Janeiro: FASE, 1989 MENDONÇA, Sônia Regina de. O ruralismo brasileiro (1888-1931). São Paulo: Hucitec, 1997 __________ Agronomia e poder no Brasil. Rio de Janeiro: Vício de leitura, 1998 __________ Mundo rural, intelectuais e organização da cultura no Brasil: o caso da Sociedade Nacional de Agricultura. Mundo Agrário, La Plata, Argentina, v. 1, n. 1-2, 2000 298 __________. Estado e educação rural no Brasil: alguns escritos. Niterói, Rio de Janeiro: Vício de leitura/FAPERJ, 2007 __________. Estado, educação rural e influência norte-americana no Brasil (1930-1961). Niterói. Editora da UFF, 2010. (2010a) __________ . A questão agrária no Brasil. A classe dominante agrária – natureza e comportamento 1964-1990. São Paulo: Expressão Popular, 2010 (2010b) __________ O patronato rural no Brasil recente (1964-1993). Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2010 (2010c) MOLINA, Rodrigo Sarruge. Primeiras escolas agrícolas no Brasil: limites e falências (1877 a 1936). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.46, jun 2012. p. 309-324. (2012) MOREIRA, Roberto José e PICCIN, Marcos Botton. Habitus e agricultores-assentados: um estudo de caso no assentamento Ceres, RS. In: Estudos Sociedade e Agricultura. Rio de Janeiro, vol. 17, n. 2, 2009: 379-421 MOREIRA, Vânia Maria Losada. Os anos JK: industrialização e modelo oligárquico de desenvolvimento rural. In: FERREIRA, Jorge e DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (Orgs.). O Brasil republicano. O tempo da experiência democrática. Da democratização de 1945 ao golpe civil-militar de 1964. Livro 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003 MOTTA, Rodrigo Patto Sá. As universidades e o regime militar: cultura política brasileira e modernização autoritária. Rio de Janeiro: Zahar, 2014 NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo: PUC, n. 10, p. 7-28, dez. 1993 NOVAES, Regina Reyes. De corpo e alma: catolicismo, classes sociais e conflitos no campo. Rio de Janeiro: Graphia Editorial, 1997 OLIVEIRA. Francisco de. Crítica à razão dualista: o ornitorrinco. 1ª Ed. 4ª reimp. São Paulo, SP, Boitempo: 2013 OLIVEIRA, Carlos Alberto Serpa de. A Comissão Nacional de Vestibular Unificado (CONVESU): origens e papel normativo. Educação e Seleção, São Paulo, n. 11, p. 13-19, jan./jun. 1985 OLIVER, Craciela de Souza. O papel das Escolas Superiores de Agricultura na institucionalização das ciências agrícolas no Brasil, 1930-1950: práticas acadêmicas, currículos e formação profissional. Campinas, SP. 2005. Tese (Doutorado em Ensino e História da Ciência da Terra) OTRANTO, Célia Regina. O ensino superior agronômico brasileiro no início do século XX e a importância da escola superior de agricultura e medicina veterinária. Revista Agronomia, v.33. nº 1, p.5-10. 2004 299 __________ A autonomia universitária: dádiva ou construção coletiva? O caso da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ: EDUR, 2009 PAIVA, Ruy Miller. O mecanismo de autocontrole no processo de expansão da melhoria técnica da agricultura. In: Revista brasileira de economia; 22(3): 5-38, set. 1968 __________ . Modernização e dualismo tecnológico na agricultura. Pesquisa e Planejamento Econômico, Rio de Janeiro, 1(2):171-234, dez. 1971 __________ . Modernização e dualismo tecnológico na agricultura: uma reformulação. IPEA: Rio de Janeiro. Jun 1975. Pags 117 a 161 __________ . A agricultura no desenvolvimento econômico: suas limitações como fator dinâmico. IPEA: Rio de Janeiro, 1979 PALMEIRA. Moacir. Modernização, Estado e questão agrária. Estudos Avançados. vol.3 no.7: São Paulo Set./Dez, 1989. Pgs. 87-108 PALMEIRA, M.; LEITE, S. Debates econômicos, processos sociais e lutas políticas: reflexões sobre a questão agrária. In: Debates CPDA, Rio de Janeiro, UFRRJ, n. 1 setembro, 1997 PAULA, Lucília Augusto Lino de. O movimento estudantil na UFRuralRJ: memórias e exemplaridade. Seropédica (RJ): Ed. Da UFRRJ, 2012 PRADO JÚNIOR, Caio. A questão agrária no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1979 __________ A revolução brasileira e a questão agrária no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2004 __________ . A questão agrária e a revolução brasileira – 1960 In: STEDILE, João Pedro (org.). A questão agrária no Brasil. O debate tradicional – 1500-1960. 2ª edição. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2011 PEREIRA, João Márcio Mendes. O Banco Mundial como ator político, intelectual e financeiro (1944-2008). Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2010 PEREIRA, Luiz. Desenvolvimento, trabalho e educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1967 PERISSINOTTO, Renato M. Classes dominantes e hegemonia na República Velha. Campinas, SP: Editora da UNICAMP. 1994 PERKINS, John. Geopolitics and the Green Revolution: Wheat, Genes, and the Cold War. New York: Oxford University Press, 1997 PICCIN, Marcos Botton. Os senhores da terra e da guerra no Rio Grande do Sul: um estudo sobre as estratégias de reprodução social do patronato rural estancieiro. Tese de doutorado. Campinas, Unicamp, 2012 300 POULANTZAS, Nicos. Poder político e classes sociais. São Paulo: Martins Fontes, 1977 QUEDA, Oriovaldo. A extensão rural no Brasil: da anunciação ao milagre da modernização agrícola. Piracicaba: ESALQ/USP, Tese de Livre Docência, 1987 QUEDA, Oriowaldo. SZMRECSÁNYI, Tamás. O Papel da Educação Escolar e da Assistência Técnica. In: Tamás Szmrecsányi; Oriowaldo Queda. (Org.). Vida Rural e Mudança Social. 3 ed. São Paulo: Cia Editora Nacional, 1979 RAMOS, Marília Patta. O “novo” e o “velho” Ruralismo no Rio Grande do Sul: um estudo sobre os integrantes da UDR. Santa Cruz do Sul: Editora da UNISC, 1995 RANGEL, Ignácio. Questão agrária, industrialização e crise urbana no Brasil. 2ª Ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004 RIOS, José Arthur. Educação dos grupos. São Paulo: EPU, 1987 RODRIGUES, Neidson. Estado, educação e desenvolvimento econômico. Cortez Editora: São Paulo, 1982 ROMANELLI, Otaíza O. História da Educação no Brasil (1930-1973). Petropólis: Vozes, 1986 ROSTOW. W. W. Etapas do desenvolvimento econômico (Um manifesto não comunista). 5ª Ed. Zahar editores: Rio de Janeiro, 1974 SANGLARD, Gisele Porto. Entre os salões e o laboratório: filantropia, mecenato e praticas científicas no Rio de Janeiro, 1920-1940. (Tese de doutorado). Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro: Fundação Osvaldo Cruz, 2005 SCHULTZ, T. W. O valor econômico da educação. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967 __________ O Capital Humano: investimentos em educação e pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar, 1973 SHAW, D. World Food Security: A History Since 1945. Nova Iorque: Palgrave Macmillan, 2007. SILVA, Claiton Marcio da. Agricultura e cooperação internacional: a atuação da American International Association for Economic and Social Development (AIA) e os programas de modernização no Brasil (1946- 1961). Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, Casa de Oswaldo Cruz, 2009. __________ . Nelson Rockefeller e a atuação da American International Association for Economic and Social Development: debates sobre missão e imperialismo no Brasil, 1946-1961. História, Ciências, Saúde –Manguinhos, Rio de Janeiro, v.20, n.4, out.-dez. 2013, p.1695-1711. 301 __________ De agricultor a farmer: Nelson Rockefeller e a modernização da agricultura no Brasil. Curitiba: Ed. UFPR, 2015 SILVA, José Gomes da. A reforma agrária no Brasil: frustração camponesa ou instrumento de desenvolvimento? Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1971 SILVEIRA. Ana Lúcia da Costa. A UFRRJ do tempo recente: relações entre a oferta de graduações e a sua vocação rural. Seropédica, RJ, 2011. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) CPDA/UFRRJ. TAPIA. J. R. B. Capitalismo e questão agrária: um estudo sobre as alternativas para a reforma agrária no Brasil: 1946-1964. Dissertação de mestrado (Ciência Política). Departamento de Ciências Sociais. UNICAMP, SP. 1986 TAVARES, José Nilo. Educação e imperialismo no Brasil. Educação & Sociedade, n. 7, p. 5-52, 1980 TAVARES DOS SANTOS, José Vicente. Apresentação: a construção social dos dominantes no campo. In: RAMOS, Marília Patta. O “novo” e o “velho” Ruralismo no Rio Grande do Sul: um estudo sobre os integrantes da UDR. Santa Cruz do Sul: Editora da UNISC, 1995 TOTA, A. P. O imperialismo sedutor. A americanização do Brasil na época da Segunda Guerra Mundial. São Paulo: Cia. das Letras, 2000 VASCONCELOS, Isamara Martins. A federalização do ensino superior no Brasil. Dissertação. Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. Brasília: UNB, 2007 VELÁZQUEZ, Mercedes A. Jiménez. La Fundación Rockefeller y la investigación agrícola en América Latina. Comercio Exterior, vol. 40, núm. 10, México, octubre de 1990, pp. 968-975 VELHO, Otávio Guilherme. Capitalismo autoritário e campesinato: um estudo comparativo a partir da fronteira em movimento. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2009 VIGEVANI, Tullo. Terceiro mundo: conceito e história. Editora Ática: São Paulo, 1990 WANDERLEY, Luiz Eduardo Waldemarin. Educar para transformar: educação popular, Igreja Católica e política no Movimento de Educação de Base. Petrópolis: Vozes, 1984 XAVIER, Maria Elizabete Sampaio Prado. Capitalismo e escola no Brasil: a constituição do liberalismo em ideologia educacional e as reformas do ensino (1931-1961). São Paulo: Papirus, 1990 PÁGINAS ELETRÔNICAS CONSULTADAS Biblioteca Digital do Planejamento. http://bibspi.planejamento.gov.br/xmlui/ 302 Biographical Directory of the United States Congress. Disponível em http://bioguide.congress.gov/biosearch/biosearch.asp. Câmara dos Deputados. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/ Office of the Historian. Disponível em: https://history.state.gov/. Rockefeller Archive Center. Disponível em: http://rockarch.org/ United States Senate. Disponível em: https://www.senate.gov United States Agency for International Development. Disponível em: https://www.usaid.gov/por
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/72460/2020%20-%20Wallace%20Lucas%20Magalh%c3%a3es.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6401
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2023-03-08T14:32:47Z No. of bitstreams: 1 2020 - Wallace Lucas Magalhães.pdf: 3347222 bytes, checksum: a32364499631ad6c7dd5443ebba5384e (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-08T14:32:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Wallace Lucas Magalhães.pdf: 3347222 bytes, checksum: a32364499631ad6c7dd5443ebba5384e (MD5) Previous issue date: 2020-04-07eng
Appears in Collections:Doutorado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Wallace Lucas Magalhães.pdf2020 - Wallace Lucas Magalhães3.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.